Mundo

Julgamento do caso Madeleine McCann é suspenso por causa de Bolsonaro; entenda

Reprodução/Redes sociais
Julgamento do principal suspeito pelo desaparecimento de Madeleine estava marcado para esta sexta (16)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais

Publicado em 16/02/2024, às 18h07   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

A primeira sessão de julgamento de Christian Bruncker, principal suspeito do desaparecimento de Madeleine McCann, marcada para esta sexta-feira (16), na Alemanha, foi adiada. A medida aconteceu após o advogado de defesa acusar uma das juradas de emitir opiniões na internet. Uma das publicações feita pela mulher se referia ao ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro.

Em 2019, a jurada utilizou o X (antigo Twitter), para insultar Bolsonaro e chegou a pedir a morte dele, escrevendo coisas como “Matem esse demônio” e “Esse cretino deve ser destruído”.

Antes do início do julgamento, a equipe de Bruncker criou uma confusão no tribunal, alegando que Britta Thielen-Donckel era parcial. Segundo a defesa do suspeito, a mulher não tinha condições para servir como jurada, uma vez que as suas opiniões não são compatíveis com a Lei Fundamental da Alemanha.

O tribunal então concordou que não podem ser  toleradas “declarações fora do sistema legal” ou “pedidos de homicídio” e decidiu que a sessão seria adiada. Segundo o jornal alemão Bild, a jurada será retirada do caso e terá de ser substituída.

A sessão será retomada na próxima sexta-feira, dia 23 de fevereiro. A expectativa é que ocorram 29 dias de julgamento na cidade de Braunschweig, com mais de 40 testemunhas convocadas. A previsão é que o veredito seja pronunciado apenas em 27 de junho.

Desaparecimento e prisão

Christian Bruncker foi apontado como principal supeito de Madeleine em 2020, após muitas reviravoltas, pistas e hipóteses falsas.

A menina desapareceu em 2007, pouco antes de completar quatro anos, na Praia da Luz, no Algarve, extremo-sul de Portugal. O caso é ganhou atenção mundial.

Apesar de não ter sido formalmente acusado do desaparecimento da criança, Christian foi apontado através da investigação, que o levou ao julgamento por crimes sexuais.

Ele cumpre uma pena de 7 anos de prisão na Alemanha por estuprar, em 2005, uma americana, então com 72 anos, na Praia da Luz, a mesma localidade onde a família de Madeleine McCann passava férias.

Em um dos casos que seriam julgados a partir de hoje, ele é suspeito de abusar sexualmente de uma alemã de dez anos em uma praia, em abril de 2007, meses antes do desaparecimento de Maddie. Outra acusação contra ele é por exibicionismo a uma menina portuguesa de 11 anos em um parque infantil.

Além disso, Bruckner também será julgado pelos estupros de uma septuagenária, amarrada e espancada em seu apartamento de veraneio; de uma menina de 14 anos, que ele amordaçou em um pilar de madeira na casa dela, e de uma irlandesa de 20 anos, cuja casa ele invadiu pela varanda.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp