Mundo

Manifestantes vão às ruas da Hungria pedir demissão de primeiro-ministro amigo de Bolsonaro

AFP
Pedidos de demissão do primeiro-ministro ficaram mais fortes depois de denúncias de corrupção  |   Bnews - Divulgação AFP

Publicado em 26/03/2024, às 21h48   Melissa Lima


FacebookTwitterWhatsApp

“Renuncie, renuncie”, gritaram os milhares de manifestantes na Hungria, exigindo, nas ruas, a demissão imediata do primeiro-ministro, Viktor Orbán. Os protestos aconteceram depois que um ex-membro do governo húngaro acusou um assessor de Orbán de tentar interferir em um caso de corrupção. 

No Brasil, o nome do primeiro-ministro está em alta nos últimos dias. Orbán é amigo de Bolsonaro e veio à posse do ex-presidente em janeiro 2019. Quando Bolsonaro viajou a Budapeste, em 2022, chamou Orbán de “irmão”. 

O húngaro também é um dos grandes nomes da extrema-direita na Europa, sendo conhecido por suas visões majoritariamente conservadoras, nacionalistas e anti-imigração.

Nesta segunda-feira (25), o jornal The New York Times divulgou que Jair Bolsonaro se escondeu durante dois dias na Embaixada da Hungria, em Brasília, em fevereiro, depois de ter o passaporte apreendido pela Polícia Federal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp