Mundo

Médicos retiram 300 pedras do rim de mulher que não tomava água

Reprodução/Chi Mei Hospital
Todas as pedras foram localizadas no rim esquerdo da paciente  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Chi Mei Hospital

Publicado em 13/12/2023, às 19h52   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Uma jovem de apenas 20 anos foi submetida a uma cirurgia de emergência para retirar mais de 300 pedras em seu rim esquerdo. Segundo um comunicado do Hospital de Chi Mei, em Taiwan, onde ela foi atendida, a vítima sentia febre e dores no quadril. 

A jovem supostamente não gostava de beber água e trocava por chás e bebidas açucaradas. Por conta disso, os médicos acreditam que ela vivia em desidratação crônica, um dos principais fatores para a formação de pedras nos rins.

A maior delas tinha cerca de 2 cm de diâmetro. A jovem passou por uma nefrolitotripsia percutânea, procedimento considerado minimamente invasivo, em que as pedras são retiradas por um pequeno corte feito nas costas. A paciente recebeu alta poucos dias depois do procedimento.

Conforme dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), os cálculos renais atingem cerca de 10 milhões de brasileiros.

As famosas pedras nos rins são massas duras que se formam no trato urinário e podem provocar dor intensa, hemorragia, infecções e bloqueio do fluxo urinário. As pessoas mais propensas são as que comem muita proteína de fonte animal, têm parentes próximos que tiveram a condição ou que bebem pouca água.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp