Mundo

Mulher leva tiro durante exame de ressonância magnética

Michal Jarmoluk/Pixabay
Tiro disparado na sala de ressonância magnética atingiu a nádega da mulher  |   Bnews - Divulgação Michal Jarmoluk/Pixabay

Publicado em 08/12/2023, às 16h34   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O que era para ser um exame de rotina quase terminou em tragédia. Uma mulher de 57 anos levou um tiro na nádega, disparado por sua própria arma, após se aproximar de um equipamento de ressonância magnética. O caso aconteceu em junho deste ano, em Wisconsin, nos Estados Unidos, mas só se tornou público agora.

Antes de entrar na sala de exame, a mulher foi questionada se tinha algum objeto potencialmente perigoso, inclusive se estava portando uma arma. Ela respondeu não a todas as perguntas e seguiu.

Após ser baleada, ela foi examinada por um médico que viu buracos de entrada e saída que eram "muito pequenos e superficiais", de acordo com o relatório feito pelo especialista ao FDA (agência reguladora americana equivalente à Anvisa). A bala atingiu e penetrou apenas o tecido subcutâneo, camada mais profunda da pele composta principalmente de células de gordura.

Acredita-se que o gatilho da arma pode ter sido puxado devido ao ímã da máquina. A mulher foi transferida para um hospital e se recuperou bem.

Caso semelhante

Neste ano, o advogado Leandro Mathias, de 40 anos, morreu após sofrer um disparo da própria arma ao acompanhar a mãe em uma ressonância magnética, em São Paulo. O aparelho puxou a pistola assim que começou a funcionar.

O advogado foi atingido na barriga e, por pouco, não acerto também funcionários que estavam no exame.

Cuidados no exame

Uma das principais instruções que pacientes que vão passar por um exame de ressonância magnética recebem é deixar de fora qualquer objeto que possa ser atraído pelo ímã, como piercings, joia, celular etc.

As ressonâncias magnéticas usam ímãs fortes para obter imagens detalhadas dos tecidos, órgãos e sistema esquelético do corpo. Uma máquina de ressonância magnética usa o ímã para produzir um campo magnético e ondas de rádio para tirar fotos do funcionamento interno do organismo. Mesmo que o equipamento não esteja em uso, o seu ímã pode estar ativo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp