Mundo

Parlamento da Finlândia aprova adesão à Otan

Divulgação // Otan
Países membros garantiram pressa para aprovação, mas Turquia quer barrar novas entradas. Biden irá se encontrar com os líderes da Finlândia e Suécia para discutir a candidatura  |   Bnews - Divulgação Divulgação // Otan

Publicado em 17/05/2022, às 10h22   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A petição para que Finlândia se candidate a fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) foi aprovada por maioria ampla, 188 parlamentares votaram a favor da medida, e apenas 8 contra, nesta terça-feira (17).

O pedido formal de adesão da Finlância põe fim a uma neutralidade histórica. Ele ocorre um dia após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ter descrito a iniciativa da Finlândia de abandonar sua neutralidade e se juntar à Otan como um "erro" em conversa telefônica com o presidente Niinisto. 

Além da Finlância, a Suécia também formalizou pedido. Um comunicado da Casa Branca disse que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, irá receber a primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, e o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, para falar sobre a candidatura dos dois países à Otan.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão! 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp