Mundo

Praia de Nazaré: conheça a ondas gigantes que mataram o surfista baiano Márcio Freire

Reprodução | TV Globo
O local recebe as ondulações gigantes geradas nas tempestades do oceano Atlântico, a centenas de quilômetros dali  |   Bnews - Divulgação Reprodução | TV Globo

Publicado em 06/01/2023, às 14h21   Redação



Situada no centro-oeste de Portugal, ao norte de Lisboa, a cidade de Nazaré voltou às manchetes na última quinta-feira (05), após a morte do surfista baiano Márcio Freire. O local recebe as ondulações gigantes geradas nas tempestades do oceano Atlântico, a centenas de quilômetros dali. O que faz com que essas ondas sejam muito maiores na região do que em outros lugares é a presença de um cânion submerso, o famoso Canhão da Nazaré.

Devido à profundidade, as ondulações que viajam sobre o Canhão da Nazaré não perdem velocidade e tem sua direção alterada. Já as ondulações que viajam sobre a plataforma continental perdem velocidade e não sofrem alteração de direção. Ambas se encontram em frente ao Farol da Nazaré, a 200 metros da praia. Essa junção faz com que o pico levante ainda mais.

Ou seja, muitos fatores naturais faz de Nazaré um pico muito especial para o surfe de ondas grandes. E é por isso que nessa época vários surfistas de todas as partes do mundo fazem do vilarejo suas casas e fiquem à espera das ondas massivas.

Além de suas ondas gigantes, desafio para os esportistas mais radicais e corajosos, Nazaré também esconde um destino agradável e tranquilo. Com informações do Potal Red Bull Experience.

Confira:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp