Mundo

Presidente ucraniano sobrevive a três tentativas de assassinato

reprodução/ Twitter @defenceU
O líder ucraniano seria morto por mercenários do grupo Wagner  |   Bnews - Divulgação reprodução/ Twitter @defenceU

Publicado em 04/03/2022, às 10h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Já foram três as tentativas de assassinato ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em apenas uma semana, segundo informações do secretário de Segurança e Defesa Nacional, Oleksii Danilov.

De acordo com a apuração do Diário do Nordeste, o líder ucraniano seria morto por mercenários do grupo Wagner, apoiado pelo Kremlin, ou por forças especiais chechenas na semana passada.  “Posso dizer que recebemos informações do [Serviço Federal de Segurança da Rússia], que não quer participar desta guerra sangrenta”, disse Danilov a emissoras de TV locais.

O grupo Wagner possui 400 membros em Kiev onde se mantém infiltrado e possui uma “lista de assassinatos” com 24 nomes, segundo divulgado pelo jornal The Times. Além de Zelensky, deveriam ser executados o primeiro-ministro da Ucrânia, todo o gabinete, o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, e seu irmão Wladimir.

Leia mais:

Vídeo: Sobrevivente da 2ª Guerra é presa em protesto na Rússia contra ataques à Ucrânia

Ucrânia convida mães de soldados russos a resgatarem filhos capturados em Kiev

Rússia e Ucrânia vão abrir corredores humanitários para saída de civis

Entretanto, os ataques foram frustrados já que a ação foi descoberta por membros anti-guerra do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) que alertaram os funcionários da Ucrânia. Uma fonte próxima ao grupo Wagner afirmou ser “estranho” quão bem informada a equipe de segurança de Zelensky parecia estar.

Isso porque o governo se antecipou e determinou um toque de recolher de 36 horas em Kiev para que as tropas ucranianas fossem às ruas em busca dos invasores russos no último sábado (26). 

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp