Mundo

Promotoria de Paris recorre contra decisão que absolveu Airbus e Air France por queda do voo

Divulgação
Decisão afirmou não ser possível mostrar nenhuma 'relação de causalidade' de falhas das empresas com o acidente  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/04/2023, às 13h49   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público de Paris, na França, recorreu da decisão judicial que inocentou a fabricante europeia de aviões Airbus e a Air France de "homicídio involuntário" no caso do acidente com o voo AF447 Rio-Paris, em 2009, que resultou na morte de 228 pessoas. 

No último dia 17, a Justiça francesa absolveu as duas companhias por considerar que, embora tenham cometido "falhas", não foi possível demonstrar "nenhuma relação de causalidade" segura com o acidente. O anúncio do recurso foi feito, nesta quinta-feira (27), pelo Ministério Público. 

A decisão judicial causou revolta entre os parentes das vítimas, que lutavam havia 13 anos para que o caso fosse julgado. Quando os juízes leram a decisão, familiares presentes na sessão choraram e manifestaram revolta.

Após o julgamento, a Air France disse, em nota, se solidarizar com os parentes das vítimas. “A empresa sempre lembrará a memória das vítimas deste terrível acidente e expressa sua mais profunda compaixão a todos os seus entes queridos", disse o comunicado.

A Airbus também manifestou solidariedade, mas, em nota, chamou a decisão de "congruente".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp