Mundo

Rússia faz alerta aos EUA e afirma que ‘3ª Guerra Mundial não afetaria apenas a Europa’

Reprodução/YouTube/The Telegraph
Ministro das Relações Exteriores da Rússia afirmou, nesta terça-feira (27), que os Estados Unidos “brincam com fogo”  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube/The Telegraph

Publicado em 28/08/2024, às 23h40   Redação



O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou, nesta terça-feira (27), que os Estados Unidos “brincam com fogo” quando consideram permitir que a Ucrânia ataque o território da Rússia mais intensamente com armamento ocidental.  

📰 Quer estar sempre por dentro? Siga o CANAL DO BNEWS NO WHATSAPP e não perca nenhuma novidade! Clique agora e fique atualizado!

Ainda segundo Lavrov, uma eventual Terceira Guerra Mundial não ficaria restrita apenas à Europa. No dia 6 de agosto, a Ucrânia realizou uma invasão em território russo, na região de Kursk, onde fez vários ataques, assumindo o controle de quase 30 distritos da área. Vladimir Putin prometeu retaliar à altura e cumpriu a promessa com fortes ataques a Kiev e outras cidades ucranianas nos últimos dias. 

De acordo com Lavrov, ao permitir que a Ucrânia receba e utilize armas de origem norte-americana, alemã, francesa e de outros países ligados à OTAN, o ocidente estaria “procurando problema”. 

O chanceler do governo de Putin também declarou que “os norte-americanos acreditam que uma Terceira Guerra Mundial, que Deus nos livre, afetaria exclusivamente a Europa. Afirmamos novamente que eles estão brincando com fogo e que são como crianças pequenas mexendo com fósforos. É uma coisa muito perigosa”. 

Em várias ocasiões, a Rússia declarou que poderia fazer uso de armamento nuclear como resposta a um ataque nuclear em seu território ou para revidar ataques convencionais feitos com equipamento fornecido por membros da OTAN. Fora de suas fronteiras, a Ucrânia não tem autorização para utilizar armas de guerra fornecidas pela organização militar ocidental. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)