Mundo

Sede do deserto tirou a vida de 27 migrantes, sendo 4 crianças

Freepik
Os migrantes se perderam e morreram de sede  |   Bnews - Divulgação Freepik

Publicado em 14/12/2022, às 07h52   YB


FacebookTwitterWhatsApp

A sede matou 27 migrantes, sendo 4 crianças, no deserto do Chade, segundo informações da Organização Internacional para as Migrações (IOM). O caso foi informado nesta terça-feira (13). 

De acordo com a publicação do G1, as vítimas teriam saído em uma caminhonete há quase um ano e meio de Moussoro, uma cidade no centro-oeste do território chadiano. As informações dão conta de que os migrantes estavam eprdidos no meio do deserto quando o caminhão quebrou e acabaram morrendo de sede. 

“Estamos profundamente tristes com esta tragédia mais recente e estendemos nossas sinceras condolências às famílias dos migrantes”, disse Anne Kathrin Schaefer, chefe da missão da organização no Chade. “Precisamos de uma ação coletiva mais forte para evitar mais mortes.”

E esse não foi o único caso, há registros de pelo menos mais de 5.600 mortes ou desaparecimentos, desde 2014, de pessoas que tentaram cruzar o deserto do Saara, sendo que 149 dessas mortes foram registradas em 2022, no Chade. 

As autoridades acreditam, entretanto, que os números são ainda maiores, já que muitas fatalidades não são registradas.

Durante décadas, o Chade foi uma rota de trânsito para pessoas que tentavam chegar à Líbia e outros países do norte da África, de onde tentariam cruzar o Mar Mediterrâneo para chegar à Europa. Desde 2016, a pressão dos países da União Europeia para desencorajar a migração ilegal forçou as pessoas a seguir rotas perigosas, resultando em muitas mortes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp