Mundo
Donald Trump voltou a provocar controvérsia com uma proposta envolvendo nomes geográficos dos Estados Unidos. O presidente publicou neste domingo (6), em sua rede social Truth Social, um mapa do Novo México no qual a palavra “Mexico” aparece riscada e substituída por “America”, fazendo com que o estado seja apresentado como “New America”, ou “Nova América”.
A imagem também foi compartilhada pela conta oficial da Casa Branca no X. Até o momento, porém, o governo americano não anunciou nenhum processo oficial para alterar o nome do estado.

A publicação provocou reação imediata de autoridades do Novo México. A governadora Michelle Lujan Grisham afirmou que o nome do estado não está em discussão e destacou que a denominação possui raízes anteriores à própria formação dos Estados Unidos.
O senador Martin Heinrich também rejeitou a ideia. Em uma publicação nas redes sociais, afirmou que continuará chamando de seus nomes tradicionais o Golfo do México, o Lago Ontário e o Novo México.
A deputada federal Melanie Stansbury, que representa parte do estado, também reagiu à sugestão e defendeu a identidade histórica da região. “Oh hell no”, escreveu, acrescentando que o nome carrega gerações de história, cultura e famílias.
A nova provocação ocorre depois de outras iniciativas do presidente para alterar denominações geográficas utilizadas oficialmente pelo governo dos Estados Unidos.
Em janeiro de 2025, Trump determinou que órgãos federais passassem a utilizar “Gulf of America” — Golfo da América — no lugar de “Gulf of Mexico”, o tradicional Golfo do México.
Mais recentemente, em agosto deste ano, o presidente também determinou a adoção de “Lake America”, ou Lago América, para o Lago Ontário. A medida foi relacionada às tensões comerciais entre Estados Unidos e Canadá.
A diferença é que essas alterações envolveram denominações de acidentes geográficos sob atuação do governo federal. A mudança do nome de um estado é uma questão diferente e não pode ser realizada simplesmente por uma ordem unilateral do presidente.
O nome Novo México começou a ser utilizado por exploradores espanhóis ainda no final do século XVI. A denominação permaneceu ao longo da formação territorial da região e foi mantida quando o território passou a fazer parte dos Estados Unidos.
O Novo México tornou-se oficialmente um estado americano em 1912, sendo atualmente o 47º estado admitido na União.
Uma eventual mudança de nome dependeria de um processo muito mais complexo do que uma publicação presidencial ou uma ordem executiva. Por isso, apesar da imagem compartilhada por Trump, o estado continua oficialmente sendo chamado de Novo México.
A governadora Michelle Lujan Grisham reforçou a posição em meio à repercussão da publicação. “O nome do Novo México não está em debate”, afirmou em uma manifestação nas redes sociais.
Classificação Indicativa: Livre
Tiago Di Araújo
Baita desconto
som poderoso
Smartwatch top
Imperdível
som poderoso