Mundo

VÍDEO: Índia se torna o 4° país do mundo a pousar na Lua e alcança feito histórico; entenda

Reprodução / CNN
Apenas os Estados Unidos, China e a antiga União Soviética haviam conseguido pousar na Lua  |   Bnews - Divulgação Reprodução / CNN

Publicado em 23/08/2023, às 15h00   Cadastrado por Mariana De Siervi


FacebookTwitterWhatsApp

A índia se tornou o 4° país do mundo a pousar na Lua nesta quarta-feira (23). Apenas três outros países conseguiram efetuar esse feito, sendo eles os Estados Unidos, a China e a antiga União Soviética. Essa conquista pode consolidar a Índia como uma superpotência mundial no espaço.

Outro detalhe inédito da conquista foi o fato da Chandrayaan-3 ter pousado no polo sul da superfície lunar. Essa região é considerada de interesse científico e estratégico para outras nações que viajam pelo espaço, já que a área contém depósitos de gelo de água.

O líquido congelado fica em  crateras sombrias e pode ser convertido em combustível para foguetes ou em água potável para futuras missões.

A Índia se consolidou dias depois de uma tentativa falha da Rússia de pousar na mesma região lunar.  A espaçonave russa, Luna 25 caiu na Lua em 19 de agosto, por causa de uma falha em seus motores. Essa teria sido a primeira tentativa de pouso na Lua do país em 47 anos. 

Chandrayaan-3 

A espaçonave Chandrayaan-3 foi lançada no dia 14 de julho, do  Satish Dhawan Space Center, em Sriharikota, no estado de Andhra Pradesh. 

De acordo com a agência espacial, ela é capaz de orientar seu posicionamento com imagens de suas câmeras juntamente com com um mapa lunar. 

Conforme se aproximava da Lua, a espaçonave conseguia capturar imagens  incluindo uma tirada no último domingo (20), compartilhada apenas hoje pelo país, oferecendo close-up do terreno cinza empoeirado da superfície lunar. 

PRIMEIRA TENTATIVA 

Essa não é a primeira tentativa da índia de pousar na Lua. Em 2019, eles tentaram com o Chandrayaan-2 que colidiu com a  superfície lunar por causa de problemas de software e dificuldades de frenagem na descida.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp