Mundo

VÍDEO: Massacre na véspera de Natal deixa 140 mortos na Nigéria

Reprodução/X/@jonasdiandrade
Autoridades investigam ação que deixou comunidades de Bokkos e Barkin-Ladi devastadas na Nigéria  |   Bnews - Divulgação Reprodução/X/@jonasdiandrade

Publicado em 26/12/2023, às 18h42   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Na véspera de Natal (24), 140 pessoas foram brutalmente assassinadas com armas de fogo, facões e pedras, em 17 vilas do estado Plateau, na Nigéria. Relatos indicam que casas foram incendiadas. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Nesta terça-feira (26), o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, condenou os ataques em comunicado nas redes sociais. 

"Condeno veementemente os ataques hediondos e brutais nas áreas do governo local de Bokkos e Barkin-Ladi, no estado de Plateau, que tragicamente resultaram na perda de muitas vidas", afirmou o líder nigeriano. 

O governador de Plateau, Caleb Mutfwang, desabafou sobre o atentado: "Tivemos que celebrar o Natal com o coração pesado". 

Mutfwang, que considera os ataques coordenados e destaca o uso de equipamentos pesados, anunciou uma reunião com o presidente Tinubu para discutir a situação, ressaltando a ausência de informações sobre a motivação por trás da sequência de mortes e a falta de responsabilidade assumida por qualquer grupo político. 

Plateau é um dos vários Estados do interior com diversidade étnica e religiosa conhecidos como Cinturão Médio da Nigéria, onde o conflito intercomunitário ceifou centenas de vidas nos últimos anos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp