Mundo

Vítimas italianas de crimes praticados por nazistas conseguem indenização após 80 anos

United Archives International/IMAGO
Crime aconteceu em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial  |   Bnews - Divulgação United Archives International/IMAGO
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 04/09/2023, às 07h56


FacebookTwitterWhatsApp

Após os nazistas iniciarem uma ocupação brutal na Itália, em outubro de 1943, as tropas alemãs enforcaram seis civis italianos numa encosta no sul do país como punição coletiva pela morte de um soldado, que procurava por comida.

80 anos depois, parentes desses homens mortos em Fornelli irão finalmente receber uma parte dos 12 milhões de euros concedidos por um tribunal italiano como compensação pelo trauma às famílias.

"Todos os anos nós lembramos do ocorrido. Isso não foi esquecido", disse Mauro Petrarca, bisneto de um dos italianos mortos, Domenico Lancellotta, católico romano de 52 anos, pai de cinco meninas e um menino.

Todos os membros da família que estavam vivos no momento dos assassinatos estão mortos, exceto um. Entretando, segundo a lei italiana, os danos que lhes são devidos podem ser repassados aos seus herdeiros.

Petrarca deverá receber cerca de 130.000 euros nos termos de uma decisão judicial de 2020. Será a Itália, e não a Alemanha, a pagar a indenização, depois de Roma ter perdido uma batalha no Tribunal Internacional de Justiça sobre se Berlim ainda poderia ser responsável por danos ligados aos crimes e atrocidades da Segunda Guerra Mundial.

De acordo com um estudo financiado pelo governo alemão e publicado em 2016, aproximadamente 22 mil italianos foram vítimas de crimes de guerra nazistas, incluindo 8 mil judeus deportados para campos de extermínio.

As mortes ocorreram um mês depois de a Itália ter assinado um armistício com as forças aliadas, encerrando a sua participação na Segunda Guerra Mundial e abandonando os nazistas, que iniciaram imediatamente a ocupação do país.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp