Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: galha rosa na Câmara e todo mundo odeia Pelegrino

Imagem Na Sombra do Poder: galha rosa na Câmara e todo mundo odeia Pelegrino
Saiba de detalhes dos bastidores da política baiana   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 11/06/2015, às 07h00   Editoria de Política (@BocaoPolitica)



São João na berlinda
Dos cerca de 170 municípios baianos que foram selecionados pelo edital da Bahiatursa para receber recursos, pelo menos 70 estão na berlinda. Após um conturbado processo com pedido de suspensão pelo Ministério Público Estadual, a entidade ligada à secretaria de Turismo se encontra diante de novo impasse, pois os municípios estão com problema de certidão para fechar o convênio. Diante do imbróglio, o governador Rui Costa ligou para o secretário Nelson Pelegrino e deu o ultimato: “veja uma solução”.
Todo Mundo odeia o Pelegrino

Aliás, o secretário Nelson Pelegrino segue isolado na administração estadual. Internamente, as iniciativas do deputado federal petista licenciado sofrem resistências entre as mais variadas correntes da base governista. Inspirada na série americana 'Todo Mundo Odeia o Chris', a insatisfação é generalizada. Do funcionário do cafezinho ao governador Rui Costa, o titular do Turismo é visto como uma espécie de ‘pedra do sapato’. Nos bastidores da Governadoria comenta-se que na dança das cadeiras nas pastas estaduais Pelegrino pode ficar sem ter onde sentar.  
R$ 1 de big-big
Da série 'quero prova e R$1 de big-big' que o prefeito ACM Neto e Geddel Vieira Lima vão ficar no mesmo partido, o PMDB. Aonde que Neto vai querer ser liderado de Geddel e vice-versa? Aonde? E já se fala nos meios políticos sobre uma pesquisa em que Geddel aparece na frente na disputa pelo governo do Estado. Aonde que ele vai abrir mão de rivalizar com Rui Costa em 2018? Aonde? É bom lembrar que o peemedebista ainda não digeriu ter sido tirado do páreo por Neto no ano passado. Deixando que o já enfadado Paulo Souto disputasse o Palácio de Ondina. Derrota acachapante, diga-se de passagem.
Ninho Verde?

Após a fusão do DEM e PTB não vingar e a do PSB com PPS enfraquecer, o PMDB e o PSB aparecem como possibilidades. Nesse disputado cenário, um dirigente do Partido Verde (PV) na Bahia disse que envidará todos os esforços e colocará a legenda à disposição do prefeito. Será?
Bruno Reis, o azarão

Na corrida para ser o candidato a vice-prefeito na chapa de ACM Neto, o pemedebista Bruno Reis é considerado ‘azarão’ em qualquer cenário que o prefeito for se encaixar. Um dos favoritos nas bolsas de apostas é o secretário da Casa Civil, Luiz Carrera, que tem ganhado espaço nas últimas semanas. A escolha de Carrera seria a que agradaria gregos e troianos. 
"Malassombrado, Vado Malassombrado"

Bem no estilo "Bond, James Bond", o vereador Vado Malassombrado (DEM) corrigiu o vereador Orlando Palhinha (DEM), que assumiu a presidência da sessão de segunda-feira na Câmara de Salvador: pediu ao democrata e todos os colegas que fossem falar o seu nome, citassem "Vado Malassombrado", ao invés só Vado. A ideia vem do trio Malassombrado, cuja identidade política o parlamentar municipal faz questão de não se desvincular. Uma ação popular que visa entreter e divertir a população quando passa pela Cidade Baixa.
Síndrome de vereança

Parece que o verea... ops, o deputado Marcell Moraes (PV), "não largou o osso" da cadeira de vereador no parlamento municipal. Diferente dos seus demais colegas como Fabíola Mansur (PSB) e Alan Castro (PTN), por exemplo, que buscam vivenciar mais a Assembleia, Moraes se prende as articulações e negociações locais. O Bocão News constatou, através de algumas fontes, nos comentários de corredores da Câmara de Salvador, de que o verde ainda quer interferir nas decisões da Casa e, inclusive, se fazer presente em votações polêmicas do legislativo municipal.  
Uma vela para Deus e outra para o diabo

As declarações do líder da bancada da oposição na Câmara de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), sobre um vereador da Casa, que estaria acendendo “uma vela para Deus e outra para o diabo”, tentando ficar ‘bem na fita’ com os distintos projetos do prefeito ACM Neto e o do governador Rui Costa, seguem ecoando nos bastidores. Da portaria ao plenário, vereadores e servidores especulam o nome do ‘religioso’ edil.
Galha rosa

Além do misterioso e religioso vereador, também nos corredores da Câmara soteropolitana, circulam homéricas gozações a uma história apelidada de “Galha Rosa”. Um caso de infidelidade envolvendo a esposa de um importante servidor do Legislativo e outra mulher virou motivo de gargalhadas entre vereadores e funcionários da Câmara. Brincam que porque o esposo é bastante ‘liberal’ e não ficará surpreso quando souber do adultério homoafetivo.  
Bafafá de luxo
Um famoso advogado de Salvador teria tido um surto psicótico essa semana. De posse de uma afiada tesoura, ele teria ameaçado funcionários e vizinhos de um luxuoso prédio em um bairro nobre da cidade. O motivo teria sido uma briga familiar com sua digníssima, que o teria colocado para fora de casa debaixo de berros e empurrões. O problema foi que no retorno à mansão, ela teria dado ordem aos porteiros para ele não entrar. Com isso, instaurou-se um bafafá de luxo. Todo mundo tem seu dia de Gardenal... Deus é mais.
Ivete, a evangélica, trava Centro de Referência LGBT

Mais de um ano após assinar o decreto que cria o Centro de Referência LGBT em Salvador, as políticas públicas voltada à comunidade não saíram do papel. Sob o comando da secretaria de Reparação, o centro pode virar lenda. Isso porque ficou a cargo de uma evangélica tocá-lo pra frente, dizem fontes ligadas ao movimento. Ivete Sacramento não tem se mobilizado e teria, segundo políticos próximos ao Thomé de Souza, sentado em cima da proposta para que ela não vá adiante. Não custa lembrar que o prefeito ACM Neto é o xodó dos gays, que não merecem esse descaso com a causa.
Motim na Alba
Não é só o deputado estadual Alan Sanches (PSD) que tem demonstrado indignação com a condução do governo estadual na Assembleia Legislativa da Bahia. Parlamentares do PDT e PCdoB têm mostrado a insatisfação também, mas de outra forma. Durante as votações, os líderes do motim, Vitor Bonfim (PDT) e Fabrício Falcão (PCdoB), que, estrategicamente, saem do plenário e levam com eles os correligionários. Na apreciação de dois projetos do Executivo na ultima terça-feira (9), só apareceram nos últimos minutos do debate. Já estava certo de que um deles pediria verificação de quórum derrubando a sessão. O deputado estadual e ex-jogador Bobô (PCdoB), ex-Sudesb, nem deu as caras. Governistas derrubando governo. A situação "não tá fácil para ninguém".
Reunião secreta

O presidente da Alba, Marcelo Nilo, convocou os deputados da base para uma reunião justamente durante a votação dos projetos do Executivo nesta terça-feira (9). De acordo com fontes do Bocão News, o pedetista foi tratar da recriação do PL. Quer levar alguns deputados para a sua base. Nilo negou o objetivo da reunião. "Falamos apenas de projetos dos deputados. Nada a ver com política", disse. E o presidente afirmou ainda que não quer falar sobre o assunto, por enquanto. 
Rasgação de seda

Ultrapassa os limites do bom senso parlamentar a 'rasgação de seda' de alguns parlamentares que presidem as sessões na Assembleia Legislativa da Bahia. Muitos, que devem se candidatar às prefeituras municipais, aproveitam o momento para publicizar as candidaturas.  Antes de subirem ao púlpito são aclamados por quem preside a mesa. Na sessão desta quarta-feira (10), por exemplo, o deputado Sandro Régis ovacionou o pré-candidato em Itabuna. "Com vez o futuro prefeito de Itabuna, Augusto Castro, um dos mais bem votados da região", disse Régis.
Ritmo lento
Se a eleição da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) está a todo vapor, não se pode dizer o mesmo sobre o pleito da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab). Mas, o juiz Rosalvo Augusto Vieira, que concorreu na eleição de 2013 com a atual presidente da entidade, Marielza Brandão Franco, já antecipou que descarta  disputar o pleito deste ano.  “Já dei minha contribuição”, tem dito o juiz, reconhecendo que Marielza tem feito um “bom trabalho” na Amab.
Esquenta...
A expectativa é que a eleição na Amab comece a esquentar a partir do dia 11 de agosto. Neste período, acontece a Semana do Magistrado e inicia-se uma movimentação pelo comando da associação. A disputa pela presidência da entidade acontece em novembro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp