Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: o mudo, ausências e globofobia no Congresso do PT

Publicado em 14/06/2015, às 09h02   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

Entrou mudo e saiu calado

O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, chegou a Salvador na quinta-feira (11) para o 5º Congresso Nacional do PT. Durante o tempo que aqui passou, não deu nenhuma declaração à imprensa. Não falou com nacional nem com a local. Entrou mudo e saiu calado. Dias antes,  tinha sugerido a nomeação de um ministro para comandar a Secretaria de Relações Instituições, mas a presidente Dilma vetou e disse que estava satisfeita com coordenação política de Michel Temer.  

Ausência de Pinheiro

As ausências, nos primeiros dias, do senador Walter Pinheiro e Paulo Paim alimentaram os rumores do descontentamento e da possível troca de partidos que os petistas históricos poderão fazer. O rumo de ambos seria o PSB, que surfa na onda da entrada de Marta Suplicy e a tentativa de engrossar as suas fileiras.
Estrela Solitária

Quem te viu, quem te vê. A petista Ideli Salvatti, uma das principais ministras do governo Dilma Rousseff (PT), figurou no Congresso Nacional da sigla como uma estrela solitária. Até hoje não foi contemplada com cargos e não tem mais lugar de fala.
"A gente vai se ver na Globo"

Que os petistas sofrem uma "globofobia", isso é inquestionável, mas um fato inusitado chamou atenção: a banda de fanfarra, na abertura do Congresso, começou a tocar a música da Globeleza. "Na tela da tevê no meio desse povo a gente vai se ver na Globo". Uma gafe, visto que a todo instante militantes do partido ficavam provocando a comentarista de política da Globo News, Cristiana Lobo, que deu flashs ao vivo e acompanhou o evento.
Cruzada
E por falar em Globo, o PT mantém o discurso da cruzada contra "a grande mídia golpista". O tema é recorrente em todas as falas públicas dos principais líderes. A síndrome do PIG (Partido da Imprensa Golpista) fez, inclusive, o presidente Lula mencionar a crise dos grandes veículos de comunicação e relatar número de demissões de cada empresa de porte nacional.
Xoxo
Conhecendo o PT como muitos conhecem, o evento não teve a animação de antes, fato esperado por conta da crise de imagem que a sigla passa com os recentes escandalos de corrupção. A agremição agora tentar retomar as origens para correr atrás do prejuízo. Nas falas públicas, o único que arrancou a atenção de todos foi Lula. O restante, nada.
Logo no Paint

Profissionais de designer se perguntam quem fez a logo do 5º Congresso Nacional. A crítica foi tamanha que alguns, mais ácidos, chegaram a dizer que o sofisticado programa que confecionou a logo foi o famoso e aclamado "paint".
Tiete do Haddad

"Oh maluquete, de quem foi você é tiete?". Calma, não foi Ivete que estava no Congresso do PT, mas a tietagem de muitos foi em cima do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que arrancou suspirou e selfies das militantes. Todo mundo queria tirar a foto com o petista. Resta saber se essa tietagem tem ramificações em São Paulo em ninho paulista também.
Pegou ar

O presidente do PT, Rui Falcão, pegou ar com jornalistas da revista Veja. Ao ser abordado, informalmente, para responder uma pergunta da CPMF, Falcão se recusou a dar declaração. "O jornalismo que vocês fazem é esgoto. Com todo respeito a você".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp