Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: O clique profético e o ‘cala a boca’ da Oposição

Juarez Matias / Arquivo / Bocão News
Fique por dentro de como foi a semana nos bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Juarez Matias / Arquivo / Bocão News

Publicado em 09/07/2015, às 07h00   Por Editoria de Política (@BocaoPolitica)



Os dissidentes/PL
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia e futuro presidente do novo Partido Liberal, deputado Marcelo Nilo, já contabiliza os dissidentes de partidos aliados que querem ingressar no PL, que ainda assim continuará na base governista. Segundo Nilo serão de oito a nove. Segundo levantamento do Bocão News são eles: os cinco pedetistas, Euclides Fernandes, Roberto Carlos, Vitor Bonfim, Paulo Câmera (secretário de Agricultura), além de Nilo; Alan Castro e Alex Lima do PTN; Alex da Piatã do PMDB e Nelson Leal do PSL.
Disputa no PTN
A relação estremecida entre os deputados dos PTN, Alex Lima e Alan Castro, com a direção do partido, ficou bem clara durante o cortejo de 2 de Julho na semana passada. Nenhum dos dois seguiu o ex-presidente da legenda e atual diretor-geral do Detran, Maurício Bacelar. Tiraram poucas fotos juntos, mas fizeram questão de publicar em suas redes sociais imagens sem a cúpula do PTN. De acordo com fontes ligadas ao Bocão News, o problema está na ‘porteira fechada’ do Detran. Os irmãos Bacelar não abrem a guarida para ninguém.
Caravana do Silvio Santos
Quem esteve na solenidade de assinatura de ordens de serviços para municípios baianos, na última segunda-feira, se sentiu no programa do Silvio Santos. Feliz por ter sido contemplada com recursos do governo federal, a prefeita de Dias D´Ávila, Jussara Márcia (PT), levou uma caravana para fazer um auê quando seu nome era anunciado. Até o governador Rui Costa e o prefeito de Salvador ACM Neto entraram na brincadeira. Anunciaram de forma sarcástica o nome da prefeita e lá se ouvia gritos e aplausos. “Háhá ee hihi!”, diria Silvio Santos.
As pazes de Zé Neto e Geilson
Após trocarem farpas durante sessão na Assembleia Legislativa da Bahia na semana passada, os deputados Zé Neto (PT) e Carlos Geílson (PTN) fizeram as pazes na última votação da Casa, antes do recesso parlamentar. Sobrou até para o site Bocão News. Geilson subiu à tribuna e disse que Zé Neto não passava de ‘figurante’. O petista retrucou e acusou seu arquirrival em Feira de Santana de ‘pau mandado de Zé Ronaldo’. Tudo registrado pelo site. Conversaram, cada um reconheceu os excessos e se abraçaram. “Foi coisa do Bocão News né Zé Neto?!”, riu Geilson.
O ‘cala a boca’ da Oposição
Os deputados opositores na Alba bradaram na última semana, mas engoliram o orgulho e se renderam ao governo do estado na votação da LDO na última terça-feira. Apesar de apresentarem quatro emendas e ter apenas uma acatada, a oposição fez acordo e votou o projeto. Deram ‘não’ ao governo por não terem acatado todas, mas tudo foi acordado em cima de outras emendas: as impositivas. O governador Rui Costa garantiu que enviará o cronograma para validar as emendas no mês de agosto. Calou a boca da oposição.
Neeeto, Neeeto, Neeeto...
No calor do 2 de Julho, ACM Neto postou um vídeo em sua página no Facebook exaltando sua popularidade nas ruas de Salvador durante as comemorações da independência do Brasil na Bahia. A megaprodução sem assinatura, mas orquestrada pela equipe de audiovisual da Agecom, ofuscou a importância da data cívica mais importante da Bahia, que este ano homenageou as três heroínas da independência. Não teve Maria Quitéria, nem Joana Angélica e nem Maria Felipa. Só deu Neeeto, Neeeto, Neeeto...
Zigue zague no 2 de Julho
O prefeito ACM Neto aproveitou mais uma vez o cortejo do 2 de Julho para testar sua popularidade diante dos soteropolitanos. No entanto, de acordo com a assessoria do alcaide, o tradicional trajeto ganhou dimensões extras para Neto desde a última participação na celebração popular. "Vocês aumentaram o percurso?", perguntou discretamente o ofegante e suado prefeito a um assessor sob o sol escaldante. Eis que ouviu do subordinado: "Ora, você está cumprimentando o povo de casa em casa, fazendo o maior zigue zague, e claro que a distância aumenta em zigue zague". E assim seguiu Neto em sua pista sinuosa.
Equívoco profético?
No evento em que o prefeito ACM Neto lançou a agência Salvador Negócios, duas gafes deixaram os aliados alvoroçados nas gargalhadas pensando no futuro político. Tanto o presidente da Fecomércio quanto o presidente da Fieb, se confundiram nos discursos: um transformou o democrata já em governador da Bahia – na verdade queria fazer uma referência ao avô do chefe do palácio Thomé de Souza - e o outro, Paulo Câmara (PSDB) como presidente da Assembleia. As falas foram logo corrigidas. Mas a pontinha de esperança foi vista no olhar dos apoiadores... Vai saber...
Amizade até debaixo de chuva
Foto: Max Haack
Quem diria! Há anos atrás ver o vereador Paulo Magalhães Júnior com o hoje prefeito de Salvador, ACM Neto, era algo inimaginável. Inimigos mortais, um não podia nem ouvir falar no nome do outro.  Um ano antes das eleições municipais, como num passe de mágica, tudo mudou. O amor reinou e, quem antes atravessava a rua para não passar por perto é amigo até debaixo de chuva na liberação da Ladeira do Cacau.
Clique profético
Foto: Juarez Matias
Uma foto do fotógrafo do Bocão News chamou atenção pelo clique profético: Quando Marcelo Nilo (PDT) terá sua foto pendurada na galeria do ex-presidente da Assembleia Legislativa? No fim do próximo ano ou daqui a dois anos? Se bem que para a Casa vai ser uma economia de fotografia e moldura, pois nos últimos nove anos não precisou ser acrescentado nenhum novo rosto na seção, que fica no saguão principal do legislativo baiano.
Contradição
Foram um tanto contraditórias as declarações de Kátia Bacelar, irmã do deputado Bacelar, no programa Se Liga Bocão dessa semana: ela, que é presidente do PR Mulher, falou que está pensando em ter envolvimento em política, mas é envolvida em partido. Como assim? 
Vice do contra
O vereador Edvaldo Brito, pré-candidato a prefeitura de Salvador pelo PTB, argumenta ter votado contra as contas do ex-prefeito João Henrique por uma questão de coerência. Ele classifica a gestão de JH como um verdadeiro "descalabro". Eu não participava da vida financeira da prefeitura", se defende.
Dias contados
Depois de declarações no 2 de Julho e o pedido a Carlos Amorim do Iphan para não autorizar a grade do São João no Pelourinho, o secretário Pelegrino entrou definitivamente na mira do governador Rui Costa. Essa semana a movimentação foi grande em torno do assunto entre alguns caciques do PT para saberem o que fazer com o titular da pasta do Turismo. Nos bastidores nem o secretário responsável pela articulação governista tem mais paciência para atender as ligações de Pelegrino. Fontes da Governadoria garantem que Rui confidenciou que pretende resolver o problema até o final do mês de julho.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp