Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: empresa avança sinal e o peixe grande da Educação

Publicado em 05/11/2015, às 05h59   Editoria de Política (Twitter @BocaoPolitica)



Avançando o sinal

Uma empresa que atua no ramo da Educação estadual está avançando bastante o sinal. Fontes ligadas ao Bocão News afirmam que o governo já ligou o alerta em relação à contratada.

Bellintani, o peixe grande

Enquanto o secretário municipal da Casa Civil, Luiz Carrera, precisa abrir os olhos para enxergar melhor os vereadores de Salvador, se quiser concorrer na chapa do prefeito ACM Neto na condição de vice, o titular da Educação, Guilherme Bellintani, nada livremente entre os edis. Mesmo mergulhado em uma denúncia sobre a suposta venda de peixes da merenda escolar da rede de ensino da capital baiana em Goiás, o secretário-braço-direito do prefeito foi recebido de forma acalorada na Câmara Municipal de Salvador, nesta quarta-feira (4), quando se dispôs a desfazer o equívoco. A oposição sentiu na espinha a força de Bellintani, dada a presença maciça dos vereadores. “Tem quórum de sessão”, bradaram, enquanto assistiam o secretário jogar sua rede. Em meio ao escândalo dos cações, ficou evidente que Bellintani piaba não é.

Caso de polícia... literalmente

Os vereadores democratas Kátia Alves e Cláudio Tinoco se estranharam durante a reunião com a presença do secretário municipal de Educação, Guilherme Bellintani, nesta quarta-feira (4). Tinoco leu o nome dos edis que estavam inscritos para interpelar o gestor e não citou a democrata que, imediatamente, questionou de forma ríspida (ou como delegada, mesmo) a ausência na lista. Tinoco então respondeu: “Por que não falou antes, Kátia?”. Depois de dar um sorriso envergonhado, Tinoco brincou que não iria provocar para não dar “caso de polícia”.

San retou

O vereador Gilmar Santiago, nesta quarta-feira (4), após ser repreendido pelos colegas, pois não estava portando sua gravata dentro do plenário, conforme manda o Regimento Interno, retou: disse que vai ingressar com uma proposição que quebrasse o protocolo. Afirmou que Salvador é uma cidade de muito calor e paletó e gravata são muito quentes. O petista disse ainda que deve-se levar em consideração a característica local e até lembrou que os chefes de estado da África já utilizam batas. Imagina ACM Neto com uma mortalha ou bermuda e camiseta indo atender no Palácio Thomé de Souza?

‘SE Rui faz, ENTÃO não preciso fazer’

Uma das promessas do prefeito ACM Neto (DEM) durante a campanha em 2012 não sairá do papel. Após engatinhar para cumprir a que dizia respeito à construção do hospital municipal, a prefeitura admite que não terá a prometida maternidade. Quem diz isso é o secretário de Saúde de Salvador, José Antônio Rodrigues: "A maternidade tinha uma condicionante que era quanto à instalação ou não de uma maternidade no Subúrbio Ferroviário. E o Governo do Estado implantou a maternidade no Hospital João Batista Caribé". Faltou explicar à população durante a campanha em 2012 que existia essa tal condicionante.

Regimento “Obscuro” Interno

Não adiantou o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Marcelo Nilo, anunciar a criação de uma comissão que vai revisar o Regimento “Obscuro” Interno da Casa. O colegiado não deve sair do papel. Há resistência nas bancadas governista e oposicionista. O Bocão News apontou as inconsistências existentes no documento e um dia depois, oito nomes dos parlamentares governistas foram anunciados. Contudo, conforme apurou a reportagem, a bancada de oposição pode nem entregar a lista dos cinco deputados que lhe cabe. Isso porque, a revisão do regimento pode beneficiar, ainda mais, os governistas – com maioria esmagadora na Casa. As obscuridades seguirão à interpretação de cada um.

“Halloween” de Nilo

O que também não deve sair do papel é a comissão que vai propor a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios. Na verdade, o que o presidente da Alba quer mesmo é ‘tocar o terror’ contra o órgão, já que seus desejos não foram atendidos. No mês do Halloween, Marcelo Nilo foi à Corte de contas baiana antes da votação das finanças da prefeita de Valença, Jucélia do Nascimento, sua afilhada e cabo eleitoral, para pedir aos conselheiros que adiassem o julgamento das contas. Como não deu certo, e as finanças da gestora referentes ao ano de 2014 foram rejeitadas, Nilo quer amedrontar a Corte anunciando a comissão. No entanto, o ensejo não deve dar em nada. Conforme confidenciou um parlamentar, a atitude de Nilo beira o desespero. “Chega a ser ridículo quem apoia essa atitude dele”, disse o deputado.

Pegando leve

Cansado de ser o centro de denúncias e envolvimentos sombrios em irregularidades, Marcelo Nilo usou as redes sociais para, de alguma forma, expressar seu descontentamento. Em uma publicação no Instagram fez referência ao fim da censura no Brasil celebrado no último dia 3 de novembro. Porém, mandou um recadinho a quem quiser acatar: “diga o que quiser dizer, mas não precisa ofender”.

Milagre da bola

Dizem que futebol, política e religião não se discutem. No entanto, ninguém disse que os temas não poderiam se unir. A partir desse pressuposto, o pastor e deputado estadual Manassés (PSB) conseguiu realizar uma façanha. Expandiu sua área de atuação e anunciou a criação de um novo clube futebolístico em Salvador: o Pituaçu Esporte Clube. O time já tem até estádio, o Roberto Santos. Pelo visto, o religioso parlamentar, que ficou conhecido por vender canetinhas em ônibus e nas ruas com a intenção de recuperar usuários de drogas, conseguiu dar uma bela canetada e, milagrosamente, chegou em outros campos. O nome do legislador-sacerdote tem origem hebraica e significa “feito para esquecer”. Oxalá, ele não faça jus ao nome e lembre de explicar direitinho como conseguiu investir numa das áreas mais rentáveis que existe.

MIB

Na Assembleia Legislativa da Bahia até integrante do MIB - Homens de Preto tem! Nesta quarta-feira (4), o deputado Reinaldo Braga (PR) deu ar da graça nas Comissões de óculos escuros. Arrancou brincadeiras dos colegas parlamentares. Dizia minha avó: quem não tem colírio, usa óculos escuros.

Se beber, não discurse

Após ingerir vinho “como se fosse água”, o vice-governador João Leão (PP) deixou os participantes de um evento num resort, em Guarajuba, embriagados de rir, durante o feriadão de Finados. Ao discursar para representantes de um setor empresarial, o “Bonitão” gabou-se de contribuir, segundo ele, para o desenvolvimento da Bahia. No entanto, o que chamou a atenção foi o desenvolvimento do discurso. Leão, que acumula a secretaria de Planejamento, afirmou que morto ele não está: “só tenho 70 anos, mas com vitalidade de um jovem de 35, em todos os sentidos”. E emendou: “ninguém queira fazer o teste porque estou sozinho em um apartamento aqui”. Os burburinhos sobre a postura de “Lião” correram soltos.



Corte progressista

Integrante da base aliada do governo Dilma e liderado pelo vice-governador João Leão (PP) na Bahia, o deputado federal Ronaldo Carletto andou murmurando sua insatisfação com os ajustes promovidos pelo Palácio do Planalto na economia. Em favor do empresariado “que gera emprego”, o parlamentar sugeriu cortes no Fies, no Ciência Sem Fronteiras e no Bolsa Família, “onde têm muita coisa errada”. Hospedado no melhor estilo “all inclusive” num resort, em Guarajuba, durante o feriadão, o congressista se declarou voto vencido em relação à volta da CPMF e apregoou mais benefícios para o setor de transportes, do qual ele é empresário bastante conhecido em solo baiano.

Disputa indigesta

O caldeirão político de Cairu, Baixo Sul baiano, aqueceu – e está prestes a explodir – durante o Festival de Morro de São Paulo, no feriadão. O atual prefeito, Fernando Britto (PSD), rompeu de vez com o deputado estadual e seu padrinho político Hildécio Meireles (PMDB). Agora, o neo-social-democrata busca descolar sua imagem de Meireles e ficar bem na fita entre os munícipes. Para isso, reduziu o próprio salário por causa da crise e fez o maior marketing durante a festa do final de semana passado, inclusive oferecendo uma feijoada grátis no segundo dia da festa. Meireles, para não ficar com cara de torresmo, ofereceu a mesma iguaria no terceiro dia. Quem esteve por lá se empanturrou com a feijú, enquanto os políticos davam um tempero eleitoral.

Reinando na Ilha

E por falar em Meireles, o deputado estadual pretende mesmo voltar a reinar em sua principal base eleitoral, Cairu, Baixo Sul baiano, depois que a cria, o prefeito Fernando Brito, “cuspiu no prato que comeu”. O parlamentar vai lançar sua esposa, Cíntia Rosemberg Meireles, na disputa pela cadeira do Executivo local. Dizem as más línguas que a pré-candidatura terá gostinho de vingança, já que os Meireles estão acostumados a “mandar e desmandar” na região. Em tempo, Cairu é o único município-arquipélago da Bahia.

A dois passos da prefeitura

Este ano, o Festival de Morro teve algumas mudanças. A primeira foi a do próprio nome. Antes, era Festival da Primavera, já que é realizado durante a estação das flores. Agora, é Festival de Morro. A alteração não foi só por uma questão de apelo popular, mas a ideia aproveitar o potencial de cabo eleitoral que a festa tem, em um lugar paradisíaco. Como 2016 é ano de eleição, o prefeito Fernando Brito cogita antecipar os festejos para angariar votos. Talvez em julho! Até porque, a partir de agosto, a Justiça Eleitoral não permitirá que candidatos a prefeito realizem eventos do tipo.

Ainda não será dessa vez

A defesa do ex-deputado federal, Luiz Argôlo (ex-PP e ex-SD), teve mais um pedido negado pela Justiça. Depois do Supremo Tribunal Federal (STF) negar a revogação da prisão, os advogados do ex-parlamentar receberam mais um “não” nesta terça-feira (3). Desta vez, o ministro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou o pedido para que julgasse antecipadamente e monocraticamente a revogação de Argôlo, preso desde 10 de abril. Agora, a defesa aguarda a 5ª turma do STJ pôr em pauta o pedido.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp