Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: cerco se fecha para Obelix por causa da Operação Aleteia

Publicado em 19/11/2015, às 05h57   Editoria de Política do Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Mediunidade aflorada

O secretário de Infraestrutura de Salvador, Paulo Fontana (PMDB), revelou as faces do prefeito ACM Neto (DEM) com base no cotidiano do Palácio Thomé de Souza. Durante evento do programa Casa Legal no Alto das Pombas, Fontana largou: “Eu conheço o prefeito pelo seu espírito do dia. Se entro no gabinete dele e está, digamos, meio violento, baixou o espírito do avô [o ex-senador ACM]. Se está afável, é o espírito do Luís Eduardo Magalhães”.

O ódio de Argolo
Após ser condenado a quase 12 anos de prisão, o ex-deputado federal confidenciou a amigos e familiares o ódio e a mágoa de alguns ex-colegas de política que viraram as costas para ele no momento mais difícil. Segundo fontes ligadas ao Bocão News, Luiz Argolo promete reagir com doses cavalais de "nitroglicerina" pura de agora em diante. Há quem diga que vem chumbo grosso para alguns dos principais caciqueis baianos. É esperar para ver. 
Aleteia tirando o sono I
Os primeiros desdobramentos da Operação Aleteia sobre a liderança do empresário Rafael Prado Cardoso no comando de um esquema de sonegação de impostos e fraudes em licitações aqueceram os bastidores da política baiana. O delegado Marcelo Sanfront, um dos responsáveis pela força-tarefa, avisou: as investigações vão avançar para saber quando as falcatruas começaram. O recado tem tirado o sono de alguns dos renomados nomes da política baiana. 
Aleteia tirando o sono II
Entre os que estão sem dormir, alguns deputados e uma conhecida prefeita do interior da Bahia. A gestora estaria bastante preocupada com o avanço das investigações da Operação Aleteia e já teria confidenciado a pessoas próximas o iminente perigo de ser descoberta nas investigações. 
Cerco se fecha para Obelix 
Um dos figurões da política baiana que também está passando noites em claro em virtude da Operação Aleteia é comparado nos bastidores da política baiana ao personagem de desenho animado Obelix e, mesmo com alguns quilinhos a mais, é conhecido por ter o tênis como o seu esporte favorito. Preocupado com o cerco se fechando, o Obelix da política baiana já estaria se organizando para bater em retirada da Boa Terra em regime de urgência-urgentíssima. 
 Meninos Maluquinhos
Agora vai. Uma investigação que ocorre Desde 2007 pode, agora, oito anos depois, resultar nas primeiras consequências. Jovens da 'classe A" de Salvador desfilavam de porsches, ferraris, masseratis, e passavam réveillons regados a dom perignon e champagne Cristal. A ostentação era tanta que os carros eram levados através das chamadas "cegonhas" e os afortunados iam de jatos fretados. Muitas dessas farras aconteciam no Café de la Musique, em São Paulo, onde os jovens chegavam a gastar R$ 40 mil por noite, distribuindo champagne para todas as mesas. Tanto luxo chamou a atenção e os "meninos maluquinhos", como eram conhecidos nos restaurantes de luxo em Salvador, estão sendo cercados.

De galera

ACM Neto mandou e todo mundo cumpriu: o secretariado desceu! A Câmara de Salvador parecia solenidade de posse de início de ano. Nunca se viu tanto secretário, diretor e puxa saco juntos quando o quesito foi a apresentação do projeto do novo Plano Direito de Desenvolvimento Urbano (PDDU). A tática do prefeito foi para tentar abafar alguma possível ação da oposição. Teve gente que largou "visitas" no gabinete para participar do evento. Se não fosse, Neto ia retar.

Até Paupério desceu!

E quem estava sumido e também apareceu foi o ex-secretário de Gestão do prefeito ACM Neto, Alexandre Paupério. Ele não foi para a apresentação do PDDU, mas, logo depois, se integrou à galera de Neto na solenidade que concedeu o título de cidadão soteropolitano a João Roma, chefe de Gabinete do prefeito. Só que Paupério ficou tão reservado, tão escondido, que não chegou perto da imprensa e ficou bem longe dos holofotes.

A encantadora 'La Vue' I

A polêmica construção do Edifício La Vue, na Ladeira da Barra, continua causando polêmica na Câmara de Salvador. Construído pela Cosbat Empreendimentos, ‘La vue’, que significa “a vista” em francês, tem 30 andares e o apartamento mais simplório custa R$ 2.6 milhões. Em desabafo, o oposicionista Gilmar Santiago (PT)  questionou o comportamento de governistas, que estariam bastante ‘encantados’ com a vista do luxuoso prédio. O petista, ex-presidente da Comissão de Planejamento Urbano, foi derrotado internamente no colegiado na tentativa de realizar audiência pública para discutir o assunto. A comissão é formada majoritariamente por vereadores da situação, que têm como ‘intocável’ o ‘La Vue’ e fogem como o diabo da cruz de qualquer debate sobre o tema.

A encantadora 'La Vue' II

Estarrecida, a presidente do Amabarra, Regina Martinelli, também questionou a resistência dos vereadores da bancada governista em discutir a construção do Edifício La Vue.  A representante dos moradores se queixou da dificuldade de falar com os legisladores de Salvador sobre o caso.

- Quando, enfim, consegui marcar um dia para falar sobre o assunto na Tribuna Popular, após meu nome ser anunciado, todos os vereadores do governo saíram do plenário. Eu não entendo qual é o medo que eles têm de discutir e o que têm sobre esse assunto que não podem falar. Aliás, prefiro fingir que não entendo.

A encantadora 'La Vue' III

No auge da chateação, Gilmar Santiago, que para realizar o debate público teve que pedir ‘socorro’ à Comissão dos Direitos do Cidadão, também levantou suspeita sobre a postura do peemedebista Geddel Vieira Lima, que defendeu veementemente a construção do prédio.

- Estranho ele defender um prédio que vai causar sombra na praia e impactar o meio ambiente, né? Eu achei muito estranho, mas depois eu recebi a informação de que Geddel botou o dinheiro dele no fogo e comprou uma das unidades do La Vue.

Voos SD-PPS e DEM-SD

A saída do vereador Joceval Rodrigues da presidência do PPS na Bahia foi um preparativo do terreno para a aterrissagem do deputado federal Arthur Maia, que está de malas prontas para deixar o Solidariedade, onde estaria se sentindo magoado por ser o único legislador do partido e não ter nas mãos a direção do SD no estado. Para bater o martelo em sua ida para o PPS, uma das condições foi ter seu braço direito no comando, o diretor da Sucom Salvador, Maurício Cesar. O SD perde seu deputado federal, mas pode ganhar o primeiro parlamentar estadual. Conforme antecipado pelo Bocão News, as conversas do deputado Pablo Barrozo (DEM), pré-candidato a prefeito de Barreiras, com a legenda de Paulinho da Força ganharam corpo e o martelo pode ser batido em breve.

Decoro Parlamentar

Os deputados estaduais deixaram a paixão do futebol falar mais alto na última semana. A começar pelo fracasso do Bahia na Série B. Durante sessão na Assembleia Legislativa da Bahia, parlamentares subiram à tribuna da Casa para criticar a direção do Tricolor. Já nesta terça-feira (17), a votação do Plano Plurianual (PPA) foi derrubada por falta de quórum. Um deles cantou a pedra horas antes da votação. “Não vamos votar hoje. Tem o jogo do Brasil. O pessoal vai para a Fonte Nova”. De fato. Nem a bancada governista estava lá para “apoiar” o governador Rui Costa.

Modesto Gabrielli

Fontes do PT baiano não estão gostando nada de ver o nome de José Sérgio Gabrielli cada vez mais pronunciado por delatores da Operação Lava Jato. Temem pelo que está ainda por vir e lembram, inclusive, ter visto Gabrielli ainda ontem criticando a atividade dos delatores, no que pareceu a um deles um esforço para se defender atacando. Um petista que falou reservadamente com a coluna diz ter certeza de que Gabrielli é sério, inclusive por levar uma vida infinitamente mais modesta do que a maioria dos petistas que ascenderam a cargos importantes - executivos ou políticos - nas Eras Lula e Dilma. Mas, pela forma como a Lava Jato tem atuado, “prendendo antes e perguntando depois”, afirma também temer pelo destino de um dos fundadores do PT baiano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp