Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: A perereca do Leão e a 'carreira' em Célia

Publicado em 28/01/2016, às 06h00   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

A perereca do Leão
O vice-governador do estado, João Leão (PP), concedeu entrevista à Record Bahia nesta quarta-feira (26) e não quis dar prazo tanto para licitação da Ponte Salvador-Itaparica quanto para o início da obra, mas fez questão de ressaltar o quão delicado é a questão ambiental que envolve o projeto. Falou de salvar sapos, tartarugas, lagartos, mas a parte cômica ficou por conta do exemplo que deu da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) na Bahia: "A Fiol ficou parada não sei quanto tempo, até virou brincadeira, por causa de uma perereca albina, de coloração amarela. 147 pessoas foram contratadas para prospectar a perereca em toda região". Quem assistiu, se convenceu de que o também secretário de Planejamento da Bahia é um exímio contador de causos e piadas.
‘Carreira’ em Célia
No Palácio Thomé de Souza já é dado como certo que o nome a vice na chapa de ACM Neto será Luiz Carreira. Filiado ao PV, Carreira tem tido uma agenda cada vez mais intensa ao lado do prefeito e participado de praticamente todas as inaugurações. Além disso, é tido pela cúpula da gestão municipal como o postulante mais preparado para assumir o posto. Célia Sacramento, que ainda sonha em continuar como vice, vai tomar ‘uma carreira’. O martelo, no entanto, só deve ser batido em março.
Presente de grego
Resta saber se um dos presentes que o prefeito ACM Neto (DEM) recebeu em seu aniversário é de Grego ou não. Informações chegadas ao Bocão News dão conta de que o vereador Henrique Carballal (PV) levou o ex-vereador Alcindo Anunciação, aos braços do chefe do Palácio Thomé de Souza. Pelo que se sabe, Alcindo que saiu do ninho petista, deve ingressar no PV, e tentará, novamente, retornar à Câmara de Vereadores de Salvador.
Quem faz mais?
Começou mais um fight entre governo e prefeitura sobre Carnaval. Depois da "guerra sobre a segurança pública", começaram as guerras de coletivas. Depois do time de Rui anunciar a coletiva do governo nesta quinta-feira pela manhã, o time de Neto, um dia depois, divulgou coletiva uma hora antes do estado. Pelo andar da carruagem, a "guerrinha" se repetirá folia a dentro. A guerra dos holofotes apenas está começando.
Chateação universal 
Tia Eron retou! A deputada começou a caça ás bruxas contra o Big Brother Brasil (BBB) após o programa colocar na casa um boneco negro de black power como um limpador de louça. Como negra, a parlamentar, de imediato, colocou a boca no trombone e acusou a atitude da produção como racista. Matou dois coelhos de uma vez só: além de bater no BBB pela questão do racismo, bate na imagem do programa de TV que é concorrente da Record, emissora da sua igreja, a Universal. 
O vidente
“É melhor prevenir do que remediar”. Seguindo este provérbio, assim fez o [encrencado] prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado (PT). Prevendo que iria se dar mal após ação do Ministério Público que constatou diversas obras em atraso no município, gerando danos irreversíveis a Santo Amaro, Machado contratou um escritório de advocacia, no dia 14 de janeiro, no valor de R$ 180 mil, sem licitação. O prefeito ressaltou que os advogados precisavam ser especializados na “elaboração de pareceres jurídicos referentes a assuntos que envolvam matérias de Direito Constitucional, financeiro, tributário e administrativo” além da orientação à Procuradoria Jurídica. O escritório é situado em Salvador. Mais uma irregularidade da gestão do petista.
Garoto de aluguel
Muito antes de se aventurar na vida pública, um gestor baiano, ainda garotão, já fazia das suas. Passou a perna e deu um golpe em uma bela loira, com quem se envolveu na fase da vida em que era garoto de programa. Anos mais tarde, já imerso no mundo da política e depois de aprontar muitas "espertezas" para ganhar vantagens pessoais, populares relembram da história da loira e comemoraram a má sorte do ex-garoto de aluguel, que começou 2016 com o mesmo pé esquerdo que passou a perna na mulher com quem teve um relacionamento.
Na defesa dos rebaixados
Circula nas redes sociais um banner convidando para uma carreata de carros rebaixados a ser realizada no dia 20 de fevereiro no Hiper Bompreço do Iguatemi. O curioso é que o citado como parceiro da luta pela "legalização" do evento é o vereador Paulo Magalhães Júnior (PV). Na imagem publicada pelo grupo STR Club Brasil vem a frase: "O vereador Paulo Magalhães JR. estar (sic) conosco nesta caminhada". No mesmo contexto, outro que aparece apoiando a causa é o ex-diretor do Detran, Maurício Bacelar, que teria disponibilizado uma equipe do órgão para fazer uma campanha educativa de "conscientização de carros rebaixados". Resta saber se com a saída de Bacelar do Detran o apoio à causa seguirá firme e forte.
Na ponga do Kannario
Político adora pegar ponga na popularidade de artista, sobretudo dias antes do carnaval. Gastar a sola do sapato visitando as comunidades que o elegeram que é bom, não quer. Que o diga o deputado federal Felix Mendonca (PDT), que resolveu pongar no sucesso de Igor Kannario e fazer média com o povão. Aliás, a imagem acompanhada com o título da música de Kannario "depois de nós é nós mesmo" foi completamente descontextualizada.
Suiquinha pongando na vovó
O sucesso da propaganda do governo estadual do metrô com a personagem ‘vovó’, além de render provocações no meio político, também fez nascer um novo personagem de desenho animado. Pongando na ideia, o vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca virou “Suiquinha” para ajudar a alfinetar o prefeito ACM Neto. 
Afago oposicionista 
Em tempos de acirramento político partidário, o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) deu exemplo ao parabenizar o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, pelo anúncio da nova maternidade para gestantes de alto risco no município de Feira de Santana.
O parlamentar deixou o PTN depois que o partido saiu da oposição para aderir à base governista de Rui Costa, no entanto, compareceu ao evento na última quarta. “O secretário Fábio Vilas-Boas faz uma gestão diferenciada, mais humana. Sempre defendi a construção de uma maternidade pública e esta iniciativa anunciada hoje contempla, em parte, a nossa luta”.
Deputado municipal
Até o prefeito ACM Neto estranhou o deputado estadual Marco Prisco (PSDB) em evento do Executivo Municipal. Na semana, o tucano foi para um evento da prefeitura no bairro do Bonfim. Sumido das lentes das câmeras, acredita-se que o deputado quis mesmo foi aparecer um pouco e aproveitou a luz do gestor municipal. Em sua fala, Neto disse que Prisco parece mais um "deputado municipal" porque todo dia bate na porta do seu gabinete para solicitar obras. "talvez, esteja com saudade da Câmara, é mais fácil ser vereador de uma gestão que trabalha do que oposição de um governo como este que vemos", alfinetou o democrata. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp