Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: A volta de Pelegrino e a revolta das putas contra Tinoco

Publicado em 18/02/2016, às 06h00   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)



Pelegrino, o retorno?
Está crescente, no núcleo do PT, a possibilidade de Nelson Pelegrino (PT) ser o candidato do PT a prefeito de Salvador. Apesar de negar, a medida pode acontecer caso o PTB, que está nas negociações com Rui Costa (PT), assuma a secretaria de Turismo e lime o PR da barganha. Com isso, Pelê retornaria a Câmara Federal. Como Rui havia dito que secretário dele não seria candidato, até outubro, Pelegrino não estaria mais vinculado. Alguns vereadores e lideranças começam a analisar o retorno de Pelê como válido, pois na situação em que o PT se encontra, sem nome, sem lenço e sem documento, o menos pior seria o eterno candidato, pois já tem um nome conhecido. Mas tudo ainda está no ventilador das especulações.
Pés no DEM I
Com a PEC que permite aos políticos mudanças de partido sem perda do mandato, as principais lideranças dos partidos na Alba já se articulam para angariar mais deputados. Ontem, ocorreu uma reunião com o prefeito ACM Neto e deputados aliados para articular a ida de Alan Sanches, que já havia anunciado sua saída do PSD e pode ir para o Democratas. A novidade na legenda demista pode vir com o deputado David Rios que sairá do PROS. Além dos dois citados, a informação dos bastidores é que os caciques da legenda articulam o ingresso de mais dois deputados.
Pés no DEM II
A resolução publicada em dezembro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na qual os partidos que não possuam diretório registrado estariam impedidos de lançar candidatos, fez com que o povo do interior se mexesse. O DEM, por exemplo, em Barreiras já providenciou mudar de comissão provisória para diretório e não ter problemas com o TSE. Dia 29 já está marcada uma reunião com as lideranças do partido para fortalecer a oposição na cidade.
Resistência pela liderança
Com o retorno do atual secretário municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza, Bruno Reis (PMDB), para a Assembleia Legislativa da Bahia, no próximo mês de abril, a liderança da oposição na Casa deveria mudar. Um acordo foi feito no início da legislatura para que o posto fosse dividido entre o DEM e PMDB. Com isso, Bruno Reis iria substituir Sandro Régis (DEM). Contudo, parece que não será desta forma simples. Um deputado oposicionista confidenciou que não é assim que a banda toca. Reis pode sofrer alguma resistência e terá que passar pelo crivo de toda a bancada oposicionista.
Quem não é visto, não é lembrado
Empenhado na sua corrida pela prefeitura de Salvador, o deputado estadual Sargento Isidório (Pros) tem feito de tudo para se colocar em evidência para a população. Nos eventos do governador Rui Costa (PT) na capital baiana, jovens ligados à Fundação Doutor Jesus, gerenciada pelo parlamentar, fazem ação de divulgação do trabalho da entidade distribuindo calendários recheado de propaganda da fundação. Para completar, o aspirante a candidato a prefeito faz campanha contra o uso de drogas em pontos da cidade, como o realizado nessa quarta (17) no Largo do Tanque. É a lógica do ditado: quem não é visto, não é lembrado.
Novo lar
O PEN deve receber um reforço de peso com a abertura da janela partidária. O deputado federal Erivelton Santana (PSC) vem sedimentando sua ida para o partido desde o ano passado e só espera a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição, ato previsto para essa quinta (18), que permite a mudança de legenda sem risco de perder o mandato. O atual presidente da sigla é assessor do deputado e deve passar o posto assim que o congressista oficializar a mudança.
Suas ideias correspondem aos fatos?
A deputada estadual Luiza Maia (PT) tem dito em todos os cantos que um parlamentar só deve ter no máximo dois mandatos de quatro anos. Avalia ela que político não deve construir uma carreira, mas apenas prestar serviço a sociedade. O problema é que quando questionada se deixará de disputar a Assembleia Legislativa em 2018, a petista sai pela tangente. Diz que os seus aliados querem que ela avalie o cenário antes de tomar qualquer decisão. Pontua ainda que o PT defende três mandatos. Afinal, deputada: suas ideias correspondem aos fatos ou não?
Revolta das putas
É... o vereador Claudio Tinoco (DEM) está despertando a ira das prostitutas e cafetões em Salvador ao assumir a cruzada contra prostíbulos, principalmente os que ficam na orla de Salvador. O democrata argumenta que é contra a exploração do turismo sexual e a exploração de menores e isso justifica a sua ação de pedir fiscalização nas “casas do prazer”. Acontece que o parlamentar municipal pode ser o principal antagonista da Revolta das Putas. Isso vai gerar pano pra manga. Já chegou a informação que até manifestação na Câmara poderá acontecer nos próximos dias.
Camisa festeira
Volta e meia a Coluna Na Sombra do Poder mostra parlamentares “lançando moda” e ostentando figurinos inusitados na cena política, a exemplo dos ternos de Marcell Moraes e Duda Sanches. Mas, desta vez, o destaque vai para o vereador Geraldo Júnior (SD), que economizou no guarda-roupa e adotou uma camisa oficial para acompanhar os eventos da prefeitura na semana do Carnaval. Com a peça manjada, Geraldinho foi clicado pelas lentes do Bocão News na inauguração da nova Orla do Rio Vermelho, na abertura da folia momesca e ainda na visita ao prefeito ACM Neto no camarote da prefeitura. Eita camisa festeira!
Leozinho paz e amor
A mudança de postura do vereador Leo Prates (DEM) tem chamado a atenção. Antes muito agressivo nos discursos, o vice-líder do prefeito ACM Neto (DEM) na Câmara, agora, segundo fontes dos corredores da CMS, adotará a postura “Leozinho paz e amor”. Um olho no padre e outro na missa: essa nova postura pode envolver algum tipo de estratégia para o futuro do democrata. Será?
Curiosidade
O que será que o vereador Carballal (PV) mostrou ao vereador Eliel (PV) que fez o verde apresentar esse semblante de surpresa? Boa coisa deve ter sido. Só resta agora a dúvida. Será que era algo contra um deputado estadual do mesmo partido que eles e que ambos não se dão bem? Só os dois para contarem ou até o vereador Moisés Rocha (PT), ali próximo, que deve ter visto também o que foi mostrado.
Petenista feliz
Quem estava feliz da vida e não escondia essa felicidade foi o deputado Alex Lima (PTN) ao ver a publicação da exoneração de Maurício Bacelar da chefia do Detran. Os petenistas não se batiam e a confusão interna foi generalizada. Bacelar ficou por muito tempo por causa de uma costura de Josias Gomes. No fim, pelo comentário dos corredores da Assembleia, Lima estava feliz da vida.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp