Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: a voz das putas na Câmara e o discurso antológico de Célia

Publicado em 25/02/2016, às 06h00   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)



Graças a Deus, valeu!
Que a vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, costuma dar declarações desconexas e sem nenhuma vinculação com a realidade, todo mundo sabe. Porém, em entrevista exclusiva à repórter Cintia Kelly, durante inauguração de escola na Nova Constituinte, Célia bateu todos os seus recordes pessoais, que eram julgados como ‘inalcançáveis’ por muitos. A repórter perguntou: - A senhora falou em seu discurso que ouviu coisa muito grave, que te deixou muito preocupada sobre a educação. Foi o quê?
A falta de qualquer sentido lógico na resposta da vice-prefeita foi assustadora:
- Aaaaahhh... a felicidade! Eu fico muito, eu acho muito grave a felicidade de ver que nós estamos procurando um projeto pedagógico, né? É muito grave isso porque vai revolucionar. Então eu tô emocionada! Tô emocionada!
Em vão, Cíntia Kelly ainda tentou resgatar Célia ao mundo real: - Não. Não foi isso que a senhora falou. A senhora disse que achou muito grave...
E Celinha interrompeu a repórter para arrematar com dignidade agradecendo ao criador:
- É isso! É essa gravidade! Eu tô preocupada porque inauguramos uma nova era. Um projeto pedagógico. Isso é muito bom. Graças a Deus, Valeu!
Se está duvidando, achando que se trata de exagero, ouça a íntegra da entrevista:
Revolta das Putas 2
O vereador Claudio Tinoco (DEM) está ganhando o título de Claudinho Dorotéia, em referência a uma personagem da obra de Jorge Amado. Dorotéia, de Gabriela, queria fechar o Bataclan a todo custo pela “moral e os bons costumes”. A cruzada continua.
“A voz das putas”
Pongando na polêmica do fechamento das casas de entretenimento adulto em Salvador, provocado pelo vereador Cláudio Tinoco (DEM), uma das donas de um desses estabelecimentos confidenciou ao Bocão News a intenção de se candidatar a uma cadeira na Câmara de Salvador. Ela alegou, em entrevista ao site, que pretende disseminar o que chama de ‘filosofia de vida’ e revelou que pretende ser “a voz das putas” no Legislativo soteropolitano.
Cotado
Na reforma administrativa que será realizada pelo prefeito ACM Neto (DEM) na estrutura da gestão de Salvador ganhou força o nome do deputado federal Paulo Azi (DEM) para assumir uma das secretarias. Tem integrante da base do gestor que já coloca como certo que o parlamentar seja o titular de uma das pastas municipais. No entanto, em contato com o Bocão News, Azi tratou de dizer que nunca foi procurado pelo prefeito para falar sobre o assunto.  
“Nos braços do povo”
A excentricidade é a principal marca do deputado estadual Sargento Isidório, pré-candidato a prefeito de Salvador pelo Pros. O parlamentar, que coleciona situações, no mínimo embaraçosas, não se cansa de polêmicas. Além de se autodenominar “ex-gay” e “ex-drogado”, no encontro com famílias sobre prevenção às drogas, na Fundação Doutor Jesus, divulgou uma foto nada familiar, completamente arreganhado, se dizendo “nos braços do povo”.  Mais uma vez, pegou mal!
Malabarismo do mosquito
E além de ostentar a passagem pelos “braços do povo”, Isidório mostra que parece interminável o repertório para se promover a candidato à prefeitura de Salvador. Sem dinheiro para bancar uma campanha ao nível de uma majoritária [pelo menos é o que ele diz], Isidório não poupa criatividade. Usando a lógica de “quem não é visto, não é lembrado”, o deputado tem acompanhado o governador Rui Costa em seus principais eventos, no estilo papagaio de pirata. Na quarta-feira (24), Isidório levou um boneco gigante do mosquito Aedes Aegypti para o encontro com movimentos sociais no combate às doenças. Ao final, o deputado e o governador “mataram” o mosquito.
Articulações avançadas
Isidório também já tem se articulado para viabilizar sua candidatura. Até a vaga de vice já está acertada. Kátia Bacelar (PR), irmã do deputado federal João Bacelar participa de reuniões semanais na Fundação Dr. Jesus – entidade que trata de dependentes químicos e que será o ponto de campanha do parlamentar. Na semana passada, Kátia e Isidório reuniram os possíveis candidatos do Pros para vereadores no Estado.
Zé Rocha de saída?
É forte a especulação nos bastidores da política de que o deputado federal Zé Rocha (PR) pode deixar a legenda. O futuro ex-republicano poderá engrossar articulações do prefeito ACM Neto (DEM) de turbinar algum partido ligado a ele. Pode ser o PDT, como muito se comenta. Mesmo com uma eventual saída de Rocha, o PR poderá ganhar José Carlos Araújo (PSD). O presidente do Conselho de Ética da Câmara Federal estaria de malas prontas para aportar como manda chuva da legenda.
Magoou
Ihhh... e quem não gostou nada das novas articulações do PDDU foi o vereador Geraldo Jr (SD). O membro do Solidariedade chegou até ser apresentado como titular da comissão de acompanhamento do projeto do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, porém, o escolhido foi Arnando Lessa (PT). Outro cargo sondado pelo vereador, a relatoria, ficou na mão de Leo Prates (DEM) que, apesar de negar preferência, gostou de ter sido o escolhido e poder articular em um importante projeto.
Fabíola retou
Quem não gostou nada da indicação do deputado estadual Alex da Piatã para a presidência da comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, foi a socialista Fabíola Mansur. A deputada lutava com unhas e dentes para ter o comando do colegiado desde que Alan Sanches era presidente. Desta vez, a parlamentar chegou a desafiar até o líder do governo, Zé Neto (PT). “Quero ver se ele tem coragem de dizer isso na minha cara”, bradou Fabíola quando soube que não seria a indicada. 
Saltur na mira 
A Saltur também será alvo da reforma administrativa que o prefeito ACM Neto (DEM) fará no próximo mês de março em seu secretariado. A Empresa Salvador Turismo é comandada atualmente por Isaac Edington, mas será colocada nas mãos do ex-gerente executivo das rádios Globo FM e Bahia FM, ex-diretor de entretenimento da Icontent e ex-diretor de afiliadas da Rede Bahia: Bernardo Araújo. O ex-executivo foi demitido da afiliada da Globo na onda de cortes que a emissora promoveu no final do ano passado.
Regimento “dor de cabeça”
Vá entender os vereadores de Salvador. Agora, eles próprios, que foram os formatadores e os aprovadores de todo o conteúdo, o novo regimento interno da Câmara. Acostumados com o texto anterior, toda sessão tem discussão sobre o caso. Quando novas determinações são colocadas e apresentadas é motivo de celeuma. Uma das que mais reclama é a nova líder da oposição, vereadora Aladilce Souza (PCdoB). Será que não leram tudo direitinho antes de aprovar e/ou discutir?
Wagner em Salvador
No olho do furacão de uma desafiadora crise política e econômica, o ministro Chefe da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, vive com a agenda atolada de compromissos. Mesmo assim, encontrou um tempinho para regressar à boa terra e almoçar com amigos nesta semana. Ops! Parece, mas não é! Um pernambucano de traços bem parecidos com os do petista está ganhando fama por onde passa e virou alvo de selfies. A resenha correu até Brasília, onde se comenta que Wagner pode usá-lo como dublê.
Olheiros fora no ninho
Alguns assessores de vereadores de Salvador foram vistos, nesta quarta-feira, na coletiva de imprensa do deputado estadual Marcelo Nilo que anunciou sua entrada no PSL. Será que os chefes desses edis estão de olho no PSL ou estavam só de olheiros? Teve um que só sossegou quando levou o abraço do seu chefe ao presidente do Legislativo.
Os gordinhos com mal estar
Nos corredores do Palácio Thomé de Souza correu a informação de que os irmãos gordinhos Lúcio e Geddel Vieira Lima não gostaram nada nada da declaração dada pelo secretário de Mobilidade Urbana, Fábio Mota, durante o programa Se Liga Bocão, na rádio Itapoan FM. O títular do primeiro escalão de ACM Neto (DEM) disse em alto e bom som que “não tem vontade” de ser vice-prefeito do democrata. O bicho pegou...
“Eu organizo o movimento, eu oriento o Carnaval”
De religioso Carballal só despontou agora. Depois de querer acabar com o arrastão na Quarta-feira de Cinzas e ficar bem na fita com os católicos, inclusive o novo verde está assistindo missas como ninguém, a articulação dele também é outra. Um passarinho verde da Câmara contou à coluna que o vereador está articulando com alguns colegas propostas de mudanças na lei orgânica para tirar o caráter deliberativo do Conselho do Carnaval, que hoje manda e desmanda na organização da festa. Resta saber se o plano vai funcionar.
Barulho ensurdecedor
Estudantes e professores da Uneb em Salvador fazem e prometem seguir fazendo barulho no ouvido do secretário de Educação (SEC), Osvaldo Barreto. Aliás, a classe discente reclama exatamente da fuga do professor diante das reivindicações. Nessa quarta-feira (24), o grupo se concentrou na frente do prédio que abriga a SEC e a Saeb querendo falar com Barreto, mas que apareceu foi uma manifestação no local na próxima terça (1º) para que o secretário os receba. A reclamação dos discentes é por melhores condições na infraestrutura dos cursos de saúde. Já os professores estão na lida exigindo a suspensão assistente do gabinete. Professores não digeriram o envio do mensageiro e prometem fazer nova do corte de adicional de insalubridade que o governo vem promovendo desde o ano passado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp