Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: a fama da Família Soprano e o destino do Irmão Lázaro

Publicado em 03/03/2016, às 06h00   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)



Família Soprano
Está repercutindo negativamente em Brasília e na Bahia a ação de um grupo familiar, apelidado de Família Soprano, que diz ter muito prestígio no Tribunal Regional do Trabalho e no Tribunal Superior do Trabalho. A principal articulação do seio familiar é fazer lobby em importantes grupos, não só baianos como de outros estados.
“Ôh de quem é? Ôh de quem é?”
O que existe por trás da indicação do deputado federal Irmão Lazaro (PSC) para assumir uma secretaria na gestão do prefeito ACM Neto (DEM) está muito além do que ajudar o marido da vereadora Cátia Rodrigues (PHS), Pastor Luciano (DEM), se tornar deputado. O passe foi apadrinhado pelo prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (DEM), que quer se livrar do cantor evangélico na disputa pela prefeitura da cidade. Um passarinho verde contou ao Bocão News que o governador Rui Costa (PT) tem muito interesse em repetir, em Feira, a mesma estratégia de Salvador, que consiste em pulverizar candidaturas a prefeito e o social-cristão poderia fazer parte dessa estratagema. Resta saber qual o passo será dado pelo evangélico.  
Desacostumado
Pelo andar da carruagem, a dupla Cosme e Damião, apelidos dados a Elmar Nascimento (DEM) e Paulo Azi (DEM), em Brasília, pode não prosperar. Comenta-se nos bastidores que Azi sente saudades da Assembleia Legislativa e não se acostumou com o ritmo de Brasília. Muita da especulação da possibilidade dele assumir uma secretaria de ACM Neto (DEM) em Salvador passou por esse viés.
“Cortem as cabeças...”
Sabe a rainha Vermelha de Alice no País das Maravilhas? Pois sim, a personagem do livro de Lewis Carroll  é remetida, na prefeitura, à secretária de Ordem Pública, Rosemma Malluf. A rainha personagem tem um bordão clássico: “Cortem a cabeça”. Já para Rosemma, parece que a frase padrão é: “desce o rapa”. Comenta-se que pelo fato dela ter desistido da candidatura a vereadora, o trabalho da fiscalização da Semop aos ambulantes ficou muito, mas muito mais rigoroso, vide o noticiário nos últimos dias sobre o tema. Dois pesos e duas medidas? Quando pré-candidata pegou leve, agora longe, vamos apertar o cerco.
Sob as bênçãos...
Por falar em Igreja, o voto dos católicos e evangélicos estão sendo disputadíssimos. Tá certo que a Câmara é cheia de vereadores pastores ou de vinculação direta com igrejas como Cátia Rodrigues (PHS); Isnard Araújo (PR) e Joceval Rodrigues (PPS). Agora, Henrique Carballal (PV) está se “achegando” nos padres e o vereador Leo Prates (DEM), vice-líder do prefeito ACM Neto (DEM), muito próximo aos pastores, conforme fotos divulgadas nas redes. “Êta voto abençoado”.
Rei do Gado
Tal qual um Bruno Mezenga na abertura de O Rei do Gado, novela de sucesso da TV Globo, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, neo filiado no PSL, publicou uma foto nas redes sociais exaltando seu perfil pecuarista. Inclusive comenta-se nos corredores do Legislativo que Nilo é um dos maiores fazendeiros entre os deputados da Casa. “Nessas horas sou apenas um homem feliz com o seu cavalo!‪#‎VivaMeuSertão”, publicou.
Apostas
Por falar nele. A chegada do deputado Marcelo Nilo no PSL tem rendido piadinhas nas rodas políticas da Assembleia Legislativa. A mais recorrente é sobre os seus planos para 2018. Como o número de urna do PSL é 17 e Nilo pretende disputar uma vaga no Senado Federal, cargo que exige três números para identificação nas urnas, estão dizendo que o parlamentar irá apostar no famoso 171.
Cego em tiroteio
Mais perdido que cego em tiroteio está Euvaldo Jorge. Longe do PP, quando tratou de forma tranquila a sua desfiliação, o vereador do "Imbuí" não sabe se vai para o PSDB ou se vai para o PPS. Muito se especulou no partido de Joceval, mas, nos últimos dias, ele não chegou a sacramentar nada, inclusive nas conversas com seus colegas. O certo é o seguinte: ele tem que decidir logo, pois a janela partidária fecha dia 18.  Arthur Maia pode até ter confirmado, mas Euvaldo ainda não.
Conversando...
Outro que anda perdidinho sobre seu destino partidário é David Rios que tenta acertar sua passagem do Pros para o PPS. A incerteza é até compreensível, dado o histórico de troca-troca do pretendente, que já pertenceu ao PT e migrou para o PSD. Além do PPS, ele ainda conversa com o PMDB e o PSDB, buscando quem possa lhe oferecer melhor condição para as próximas eleições. Se não bater logo o martelo, corre o risco de ficar conversando e deixar a campanha passar.
Estranhezas
Causaram estranheza duas atitudes do vereador Paulo Magalhães Junior (PV). A primeira foi a enquadrada que ele deu na vereadoara Kátia Alves (DEM). A democrata, ao se referir ao vereador como “você”, recebeu de volta de forma curta e direta: “Vossa Excelência, por favor”. Soou grosseiro e muitos pares do edil se entreolharam na hora. A segunda estranheza foi vê-lo defender o ex-secretário estadual de Saúde, Jorge Solla (PT).
“Luciano! Luciano...”
Durante o evento que entregou o título de cidadão soteropolitano ao deputado federal e cabeça da tropa de choque de Eduardo Cunha (PMDB), Paulinho da Força (SD), o presidente do partido da Bahia, Luciano Araújo (SD), foi o mais aclamado pelos “apoiadores” que ficaram na frente do legislativo fazendo barulho. O nome de Luciano foi mais chamado do que o do próprio homenageado, Paulinho. É sabido que Araújo, que fez parte das principais articulações de Aroldo Cedraz nos tempos áureos de Congresso Nacional, opera pesado para se eleger, lá na frente, como deputado federal.
Estranho no ninho?
Foi observada com estranheza a ida do deputado federal Bebeto Galvão (PSB) no vento do Solidariedade. Uma sinalização de mudança de partido ou um estranho no ninho? Indagado pelo Bocão News, escorregou. Afirmou que foi prestigiar o colega da Força Sindical. Será mesmo?
Paulo Afonso na mira
Apesar de não falar nada sobre o assunto e não retornar as investidas do Bocão News para colher mais informações sobre o assunto, o deputado federal Mário Negromonte Jr (PP) está cotadíssimo como candidato a prefeito na cidade de Paulo Afonso. Apesar de correr do assunto, na Assembleia o assunto é tido como certo.
Luiz de Deus muda de lado I
O ex-deputado federal Luiz de Deus deixa o Democratas e vai para o PSD, partido da base do governador Rui Costa. Pré-candidato a prefeito de Paulo Afonso, cidade onde recebeu mais votos quando se candidatou a deputado estadual em 2012, ele se sente mais confortável no partido de Otto Alencar que “dialoga” melhor com os “ex-carlistas”. O PSD também faz parte de um grupo político da cidade ligado ao ex-demista. Luiz de Deus se filia amanhã, dia 4, em Paulo Afonso com a presença do senador Otto Alencar.
Luiz de Deus muda de lado II
Quando perdeu as eleições em 2012 para deputado estadual, Luiz de Deus bateu pé firme que iria se aposentar da política e não se candidataria a prefeito de Paulo Afonso, porém, como tudo muda no meio político, ele não resistiu ao convite do atual prefeito Anilton Bastos.
Bola cheia
O PMDB segue com a bola cheia na gestão do prefeito ACM Neto. Episódio que confirma a tese foi o que ocorreu no último final de semana, quando a prefeitura entregou títulos de posse de terra através do programa Casa Legal, em Itapuã, onde também iniciou obras do programa "Morar Melhor". O primeiro é tocado pela Secretaria de Infraestrutura, liderada pelo peemedebista Paulo Fontana. O segundo é coordenado pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, que tem à frente ninguém menos que o secretário Bruno Reis, deputado licenciado pelo PMDB e um dos nomes cotados para a vice de Neto em outubro deste ano. Luiz Carreira, secretário da Casa Civil, não figurou em nenhum dos eventos. Em contrapartida, o deputado Lúcio Vieira Lima, presidente do PMDB em Salvador e apoiador do nome de Reis, foi o reforço de peso da comitiva peemedebista que marcou e vem marcando território nos quatro cantos da cidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp