Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: o forró do Bonitão e o campo de barro de ACM Neto

Publicado em 10/03/2016, às 06h00   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

“O Sanfoneiro só tocava isso...”

E o Bonitão, João Leão (PP), governador em exercício, aproveitou a ida de Rui Correria para fazer negócios da China e foi esquentar a sanfona para o São João aqui na Bahia. O pepista, que é fiscal da obra do Metrô e posta todo santo dia uma foto do andamento da obra na Paralela, publicou uma fotografia com o deputado Aderbal Caldas (PP) - que só anda com ele para todo canto - tocando sanfona e triângulo. O problema era se alguém comentasse que Leão estava ensaiando para montar uma quadrilha. Xiiiiiiii. “O balão vai subindo, vem caindo a garoa...”.

Ministro Vapt Vupt

O julgamento do STF quanto à inconstitucionalidade da permanência do promotor baiano Wellington Silva no Ministério da Justiça virou motivo de piada em Brasília. Por lá, ele é chamado de “ministro vapt vupt”, dada a possibilidade de sua passagem relâmpago no comando da pasta, tendo já as malas prontas para regressar à boa terra. Brincadeiras à parte, Wellington terá 20 dias para decidir se deixará o MP no passado e se lançará de cabeça no plano federal. Será que troca o certo pelo duvidoso?

Exportação de jegue

Luiz Gonzaga, que tanto cantou o sertão nordestino, já dizia: "o jumento é nosso irmão, quer queira, quer não". A notícia de que o governador Rui Costa (PT) deu sobre os chineses que estão interessados em importar jumentos para abate já havia sido dada pela ministra Kátia Abreu no ano passado e não foi bem vista na época. Defensores dos animais já fizeram várias petições para proibir a exportação dos asininos à China. Na Câmara Federal, um projeto de lei visa também impedir a comercialização dos animais. Apesar da empolgação do chefe do Executivo baiano, o projeto de criação e abate de jumentos para exportação, como se observa, pode enfrentar resistências.

Macaco não olha o rabo

O vereador de Salvador, Trindade (PSL), aliado do governador Rui Costa (PT), decidiu abrir fogo contra o prefeito ACM Neto (DEM) e o acusou de usar a estrutura da prefeitura para tratativas partidárias. "É uma afronta à legislação a indevida apropriação da estrutura da sede da prefeitura, materiais de escritório e de consumo, tudo pago com o nosso dinheiro, para definir estratégias políticas partidárias em pleno horário de expediente”, disparou. No entanto, o edil esqueceu de olhar para o próprio umbigo, pelo menos o umbigo do seu grupo político. O governador da Bahia em exercício, João Leão (PP), não cansa de publicar fotos em sua página no Facebook com lideranças políticas do interior, incluindo até filiação de ex-deputado federal ao PP nas dependências da Governadoria.

Candidatíssima

Ainda nessa seara, outra que tem arrancado críticas pelos bastidores é a filha do deputado Benito Gama (PTB), lotada na prefeitura, é candidatíssima à Câmara de Salvador nessas eleições. O perfil do PTB Mulher no Facebook, por exemplo, faz questão de exaltar a pré-candidata mostrando reuniões políticas em espaços de trabalho, principalmente da Secretaria de Cultura. Tá um comentário que só, principalmente nos corredores da Câmara.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

“Mata Escura” e de barro

A prefeitura inaugurou o que chamou de “equipamento esportivo”, esta semana, em Mata Escura. O fato curioso é que o campo de futebol é de barro. Segundo o próprio Executivo, o investimento foi de R$ 317 mil. Ora, no Rio Vermelho, inaugurado também recentemente, tem campo de gramado sintético, inclusive os amantes do futebol ficam até a madrugada batendo o baba no espaço. Já em Mata Escura, de barro. Depois reclama quando a oposição diz que em sua gestão há privilégios aos bairros nobres.

Asprina pra dentro

O ingresso dos Brito no PSD era tido como certa há mais de um mês, porém a confirmação só aconteceu no meio dessa semana. Contudo, segundo informações à coluna, o senador Otto Alencar (PSD) teve muita dor de cabeça e teve que tomar muita aspirina para acomodá-los na legenda. Primeiro, pela importância dos dois quadros e, segundo, porque em cenários no interior da Bahia acontecerão muitos choques de prefeitos liderados por Otto e outros apoiados pelo Britos. A arrumação foi muito dificil, mas parece que agora está tudo arrumado.

Tudo que o PSD de Salvador precisava

Ainda falando sobre Edvaldo Brito, a ida dele ao PSD deu uma boa movimentada e vitaminada na legenda de Salvador. O partido, na capital do estado, depois da saída dos Sanches para o DEM, deu uma apagada geral. Agora, além de receber aporte de novos filiados, terá uma representação de peso e responsabilidade na Câmara de Salvador.

Quase engordou as fileiras

Parece que o deputado Marcelo Nilo (PSL) está ainda com sede de preenchimento do seu novo partido. Depois de tirar Manassés do PSB, a deputada Angela Souza (PSD) quase deixou o ninho do senador Otto pelo do imperador do Legislativo. A ideia de Nilo é uma só: pavimentar seu nome a majoritária através das articulações de prefeituras e deputados. Se já batia na mesa com pouca articulação, imagine agora... Ah! E por falar nele: a sua “reeeeeleição” à presidência da Casa está praticamente certa.

O barbeiro de Rui

Tem um secretário de Rui Costa que, nos bastidores, já muito, mas muito mal falado, agora ganhou o apelido de barbeiro. “O governo é um busão que está sendo conduzido por um barbeiro que não entende nada de articulação”, cravou uma fonte governista. Não tem deputado ou vereador que não tenha uma crítica ácida a esse secretário. E o Correria insiste em mantê-lo. Tá deixando muita gente retado.

Vai que cola

E a alta cúpula do Solidariedade que esteve em peso, na semana passada, em Salvador, para entregar o título de cidadão soteropolitano ao deputado Paulinho da Força (SD), foi sondar Neto para outros assuntos. Além da arrumação do partido no interior, eles querem uma cadeira na Assembleia Legislativa e até no Congresso Nacional. Gulosos! Alguns nomes já estão sendo sondados, mas as fontes não largaram quem são. Nada amarrado. Mas, no máximo, o que poderiam ouvir era um não.Vai que cola, né?

Bela companhia

Não se sabe porquê o governador Rui Costa (PT) levou o deputado Marcelo Nilo (PSL) a tiracolo à China. Das duas uma: não queria que ele assumisse interinamente o governo ou o chamou para ser tradutor de chinês. Serventia ninguém viu ainda. Uma coisa é certa: pela cara que Rui fez em algumas postagens no instagram, o clima não está tão bom assim. Nilo vai ter boas histórias para contar dessa viagem. Ah! Ainda nesse assunto, o melhor da semana também foi a assessoria de Rui dizer que os chineses estão "de olhos abertos" na Bahia. 

Cruzada na base de Neto

Diversos vereadores na Câmara de Salvador confirmaram descontentamento com dois figurões da prefeitura de Salvador: o Felipe de Fontana, conforme já havia sido antecipado pelo Bocão News nesta semana, e ainda a “rainha vermelha do Rapa de Salvador”, a secretária de Ordem Pública, Rosemma Maluf. Ela desistiu de candidatura, mas está apoiando um dos seus. Os edis estão numa reclamação...

Novas madeixas

Chamou atenção na Câmara de Vereadores, nesta semana, o novo visual do vereador Beca (PPS). Com cabelos pintados. Arrancou brincadeiras e elogios de colegas e assessores. Beca deve tá ficando de cabelo branco para viabilizar sua reeleição no PPS e por isso deve ter escondido as madeixas. Em tempo: por falar em PPS, quem foi visto circulando nos corredores da Câmara foi o deputado federal Arthur Maia que saiu do Solidariedade. Estão operando em alta para vitaminar o partido. Agora o PPS, além de Bellintani como secretário de Educação, conta como vereadores Joceval, Euvaldo e Beca.

Jurado de concurso de Miss

De vereador/deputado a jurado do Miss Bahia Intercontinental. O baixinho Marcell Moraes (PV) ajudou a escolher, entre tantas belas candidatas, a mais bonita para representar a Bahia em outros concursos nacionais. Circula a informação que Marcell tem um olhar clínico neste segmento, dado a seu gabinete na Assembleia Legislativa que, segundo se comenta, é lotado de mulher bonita. Só ficou desproporcional a foto do jurado com a escolhida.

Luz no fim do túnel

O clima durante a Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste na Alba ontem foi do tipo “tá tranquilo, tá favorável”. Os governistas sorridentes. Isso porque o governador Rui Costa assinou acordo com um grupo chinês que vai investir na construção e operação do Porto Sul e Fiol. Enfim, uma notícia, já que as comissões não tinha nenhum fato concreto do governo. Ontem foi o retorno das atividades e a presidente da Comissão, Ivana Bastos (PSD) chegou a dizer que “9 de março é um dia histórico pois todas as esperanças se renovam para a Bahia”. Agora é pagar para ver, afinal já houve tantas promessas dessa obra que fica difícil acreditar. Na ocasião a Comissão aprovou uma reunião com o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster , que não tem data marcada e uma caravana à Brasília para ter informações seguras sobre os investimentos.

House Of Cunha

Sucesso do Netflix, o seriado político House of Cards, cuja quarta temporada foi lançada na última sexta-feira, tá causando frisson entre jornalistas de política, pensadores e assessores de deputados e vereadores. Em toda roda de conversa, as artimanhas de Clair e Frank Underwood sempre viram resenha, principalmente quando começam a comparar os personagens com alguns quadros baianos, mas, unânime mesmo do “pau de cacete” é o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB). Para tanto, o seriado já foi apelidado assim: “House Of Cunha”. Qualquer semelhança é mera coincidência. Até o Washington Post já o chamou de Frank brasileiro. Ficou curioso? Assista e compare.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp