Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Jutahy precisou ver o Facebook para conhecer Silvio Pinheiro

Publicado em 14/04/2016, às 05h58   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)



Tucano não reconhece tucano?
Aos 45 do segundo tempo do prazo para mudança partidária, o secretário de Urbanismo de Salvador, Sílvio Pinheiro, trocou o Solidariedade pelo PSDB. Segundo informações de bastidores, quando o nome do secretário chegou na executiva tucana, o deputado federal Jutahy Magalhães Júnior não sabia quem era o pretenso novo integrante da sigla. Membro da cúpula estadual do PSDB, o parlamentar precisou recorrer à internet para encontrar detalhes e se informar sobre quem é Sílvio Pinheiro. O porto seguro para o tucano foi o Facebook, onde encontrou fotos e tentou associar a imagem à pessoa. Na prefeitura de Salvador, a afilhada política de Jutahy Júnior é a secretária de Ordem Pública, Rosemma Maluf, que sairia candidata a vereadora da capital, mas desistiu e ambos vão apoiar o ex-vereador Sérgio Nogueira para a Câmara Municipal.
Presidente beijoqueiro 

Aproveitem bem o #DiadoBeijo 💋

Um vídeo publicado por Paulo Câmara (@paulosergiocamara) em

Abr 13, 2016 às 10:50 PDT


Os seguidores mais conhecidos e próximos do presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Câmara (PSDB), caíram matando na postagem do edil sobre o dia do Beijo, comemorado na quarta-feira (13). A mensagem beijoqueira do tucano serviu de piada a todos do seu crivo mais próximos: de amigos a políticos. Por falar em Câmara, ele já está operando a torto e a direito de olho na presidência da Casa na próxima legislatura. Mas o que separa ele da recondução da cadeira é uma eleição. Alguns vereadores, que têm reais chances de reeleição, estão na mira do tucano. Porém, Câmara deverá topar com outra figura, cujo prefeito ACM Neto (DEM) pode dar suas bênçãos: vereador Leo Prates (DEM). Esperar para ver.  
Bem na fita
Não é só em levantamentos de consumo interno que o deputado sargento Isidório (PDT) está bem na fita. Até o governador da Bahia, em discurso recente, parabenizou a boa colocação do deputado. Rui interrompeu sua fala, nesta semana, na Governadoria, quando o parlamentar entrou. Este, logo caiu no sorriso. Após, em coletiva de imprensa, o governador se esquivou quando perguntado se Isidório seria o candidato do PT. “Do PT quem fala é o Partido dos Trabalhadores. O governador não pode se meter antecipadamente na definição das candidaturas”. Sem mais!
Assustado?
Os mais devotos do carlismo, digo, de ACM - o avô, não perdem a oportunidade de comparar Neto a ele. E nas comparações, que são muitas, o prefeito soberano não se salva das críticas. No sábado, a equipe do Bocão News, sempre atenta, prestou atenção em duas senhoras. Elas conversavam enquanto o chefe do Executivo chegava para uma ação oficial. Largaram o doce: “Ele só tem uma diferença do avô, só anda com essa cara de assustado”. O avô dele não era assim não”, disse uma delas, em comentário de pé de ouvido. O que será que deixa Netinho tão assustado?
Não vá que é barril!
De jeitinho bem baiano, os soteropolitanos tratam logo de mandar um recado ao prefeito ACM Neto: não cole com Temer e Cunha. Como diz o baianês, não vá que é barril. Deixando o tom de ficar em cima do muro, o prefeito não poupa palavras e se posiciona sempre que é questionado sobre o assunto. Essa semana ele defendeu o vazamento do áudio do vice-presidente Temer. Os internautas logo comentaram, “ACM Neto saia de baixo, não queira defender quem está errado, pra depois o bicho não pegar pro seu lado”, disse um deles. 
Quebra pau em Alagoinhas 
De olho nas eleições de outubro, os deputados Alan Castro e Marcelo Nilo, presidente do PSL na Bahia, estariam em atrito no município de Alagoinhas. Lá, Castro, que deixou o PTN para adentrar à legenda do presidente da Assembleia Legislativa, teria ficado com o diretório municipal e estaria disposto a filiar pessoas que pudessem lhe apoiar em 2018. No entanto, como o deputado Joseildo Ramos (PT) é pré-candidato a prefeito da cidade, Nilo teria dito para que o petista filiasse suas lideranças no PSL. Como ser dono de partido é questão de ego, os interesses de Nilo e Castro começaram a se bater.
Se convidou ou foi convidado? Eis a questão!
Falando em Nilo e no PSL... Um desencontro de declarações chamou a atenção no tocante à filiação do deputado Manassés no partido. Em entrevista à Metrópole, a senadora Lídice da Mata, presidente do PSB na Bahia, de onde saiu o parlamentar, afirmou que Manassés chegou até ela dizendo ter recebido um convite irrecusável. No entanto, Nilo, em uma entrevista à imprensa durante a última visita de Dilma à capital baiana, afirmou que a chegada de Manassés no partido, assim como a de Alan Castro, foi uma grata surpresa porque ambos que procuraram a agremiação. Se não foi Nilo, maior interessado em formar sua bancada na Alba, que convidou o ex-socialista, quem mais seria?
Jailce, a ficha limpa
Ademar, prefeito de Camaçari, vai mesmo mexer céus e terras para eleger sua sucessora no pleito deste ano, Jailce Andrade (PCdoB). Tanto é que na assinatura do convênio de empréstimo de R$ 65 milhões para seis municípios, na Governadoria, veio a Salvador junto com a pré-candidata e fez questão de fazer campanha. Na hora da foto, tratou logo de chamar Rui Costa para “tirar uma foto com a futura prefeita de Camaçari”. Haja provocação, hein Ademar? Caetano, do PT, não deve ter gostado nada disso. No tabuleiro político, Caetano, Elinaldo e Tude já respondem processos, logo Jailce entra como a única, em tese, ficha limpa. Ademar se desfilou do PT, está sem partido e já disse que não disputará reeleição. Vai com tudo para enfrentar Caetano e Elinaldo, com Jailce como candidata.
Palanque de quem?
Falando em disputa em Camaçari, Caetano, Elinaldo, José Tude, Ademar/Jailce... Todos estão no jogo político. Porém, tem uma informação quente de bastidores quando o assunto é a base do governo: em tese, o governador Rui Costa apoia Luiz Caetano, do mesmo partido, mas um passarinho contou que o próprio chefe do executivo deu carta branca para Ademar colocar Jailce no jogo, como sua candidata.  A pergunta que não quer calar é: entre os candidatos da sua base, vai subir no palanque de quem, senhor governador?
Correndo por fora
O PPS viu correr pelas mãos o nome mais forte do partido para concorrer a vice do prefeito ACM Neto (DEM) na chapa de reeleição com a saída de Guilherme Bellintani. Porém, para não ficar por baixo, setores do partido reafirmam, com convicção, de que o partido se mantém na disputa. A pergunta que fica é: com quem? Alguns ventilam o líder do prefeito na Câmara, vereador Joceval Rodrigues (PPS). Esse, por sua vez, segundo fontes do Bocão News, quando indagado do assunto, não responde que sim e nem que não. Estão tentando correr atrás do prejuízo que a saída de Bellintani deixou. 
Arapuca?
A deputada federal Tia Eron (PRB), cujo trânsito bem articulado em Brasília tem chamado atenção dos mais veteranos congressistas, pode assumir cadeira no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Fausto Pinato – que trocou PRB pelo PP – cascou fora. Resta saber se a tia, que é bem querida do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), vai querer botar a mão nessa arapuca. 
Mais atrapalhou que ajudou o governo
O deputado Bebeto (PSB), que anda na corda bamba em cima do muro, está com a faca no pescoço. Tende a seguir a orientação do partido e ir a favor do impeachment, mas sente a pressão da sua base e das principais lideranças baianas para seguir contra. Na Comissão do Impeachment, o socialista mais atrapalhou do que ajudou aos governistas. Ao sair do jogo para não votar o relatório do deputado Jovair Arantes (PTB), Bebeto abriu brecha para seu suplente assumir que votou a favor da abertura do processo.  
O coveiro de Brotas
Moradores de Brotas, principalmente das redondezas de Campinas, do Alto do Saldanha e adjacências, estão revoltadíssimos com o todo poderoso da Semop, protegido de Rosemma Maluf, Sérgio Nogueira, que será candidato a vereador nas eleições deste ano. De acordo com denúncia chegada ao Bocão News, Nogueira é conhecido como “o coveiro”. As pessoas têm dificuldade de enterrar seus entes e conhecidos no cemitério de Brotas. Dão de cara com o aviso: não tem cova. Mas quer ver ela surgir rapidinho? É só falar com Nogueira, o coveiro. Os moradores estão prestes a fazer manifestação de fechar rua. Abra o olho! 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp