Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: vem aí a "operação arapuca" nas eleições deste ano

Publicado em 23/06/2016, às 06h29   Editoria de Política



Quem vai ter a coragem de meter a mão em arapuca?
Se quem está achando que o xis da questão da eleição deste ano é a escolha daquele ou daquela que será o candidato está redondamente enganado. A correria, agora, é outra. Com essa história de mudança eleitoral e do financiamento, a pergunta que não quer calar é quem vai meter a mão na arapuca de sair angariando recursos para as chapas majoritárias. Uma tese muitos políticos já dizem que é certa: quem tiver o "operador da vez", pode ficar tranquilo que está eleito. A regra não vale só para Salvador, mas para os principais redutos eleitorais... 
Arapuca II
Em solo soteropolitano, sobre a arapuca dos operadores, já circula o comentário que já existem dois na ativa em busca da salvação de alguns políticos. Esses operadores andam por aí de camisa Ricardo Almeida e mocassim sem meia. Façam suas apostas...
Sinal Vermelho
Se dentro de alguns dias a Policia Federal bater na Assembleia Legislativa, não diga que o Bocão News não avisou. A Operação Lava Jato está mais próxima do que nunca da Bahia e tem deputado que está com o alerta vermelho girando ao extremo. Nem o São João deverá curtir direito pensando no que pode acontecer após o recesso dos santos festeiros. 
Neto retou...
Em recente evento no fim de linha do bairro de Pernambués, durante sua fala, o prefeito ACM Neto (DEM) não poupou esporro em sua equipe de trabalho. Transalvador, secretaria de Manutenção e Limpurb foram o alvo da vez. Em um vídeo enviado por um leitor do Bocão News, Neto desmancha a "comemoração" e afirmou que no local não iria celebrar nada. "É dia de chamar a equipe para corrigir", afirmou. Neto, retado, tascou esporro em problemas do local que detectou logo quando desceu do carro. "Eu estive aqui há algum tempo atrás pedindo uma solução e acompanhando pela Transalvador, secretaria de Manutenção e de todos os órgãos envolvidos nessa obra e quando cheguei imaginei que estivesse resolvido e não está, pois nós temos aquele antigo módulo policial ainda ali, sem razão de tá ali e a solução do lixo não está boa...", diz o prefeito no trecho do vídeo enviado. O democrata reclamou ainda da situação do trajeto dos ônibus. É... quando o neto de vovô ACM fica enfezado, realmente, sai debaixo.
Tucanos com a fatura
Neto confirmou na última semana que será candidato à reeleição. Tem batido mais de 62% em todas as pesquisas de consumo interno e externo. Ainda assim, o PMDB engrossou o pescoço e exigiu a vice. O PSDB se mantém quieto, mas não aceita nada menos que a presidência da Câmara na próxima legislatura e uma vaga na disputa para Senado em 2018. Ainda restam outros partidos para ser harmonizados.
Enrolador Geral da República
De besta Wagner não tem nada. Tanto que foi governador da Bahia por dois mandatos e se cacifou para ser um possível presidenciável. Ao invés de entrar no jogo de Cunha, o ex-chefe do Palácio de Ondina agia para enrolar o presidente afastado da Câmara Federal. O fato, segundo fontes, tem fundamento. Contudo, por fazer parte da escola Lula de fazer política, a outra versão, aquela de que ele agia para negociar a salvação do peemedebista não é descartável, pois Lula sempre foi aquele de passar a mão na cabeça e acalmar aliados. Só que dessa vez, a lição de casa não deu certo com Dilma. 
Pressão por Alice
Está crescente nos bastidores da política soteropolitana uma pressão de aliados petistas para que o partido venha a ceder e apoiar o nome da deputada federal Alice Portugal (PCdoB). A corrente começou após o PSD oficializar a junção para o pleito deste ano. Setores acreditam que a coligação dos partidos da base de Rui poderia ajudar, principalmente, na campanha do rádio e da TV com a engorda das inserções e horário eleitoral.
Alice ou Olívia? Eis a questão...
A ventilação de que setores do PT e boa parte do Palácio de Ondina apoiava o nome de Olívia Santana para ser o nome do PCdoB para concorrer à prefeitura de Salvador não foi em vão. Foi uma certeza! Há informações de que em uma pesquisa de consumo interno, foi demonstrada maior inserção de Olívia do que de Alice. Porém, a candidatura de Alice é tida como uma tábua de salvação do seu mandato em 2018.
No fim, todo político dança...
O que uma eleição não faz na vida de um político: todo mundo dança. Nesse período junino que o diga. O que tem de vereador e até “prefeiturável” dando um de pé de valsa pelos festejos a fora não está no gibi. Vide Geraldo Júnior, que dessa vez resolveu trocar de camisa, e o prefeito ACM Neto (DEM). Quando não dança, aparece nas redes sociais com chapéu de palha para dizer que entrou no clima junino, como o vereador Kiki Bispo. 
Deu pra ruim...
Já está ficando enfadonho expor a insatisfação dos deputados estaduais aliados ao governo Rui Costa com a atenção dada pelo secretário estadual de Relações Institucionais, Josias Gomes, a eles. Ora, o governo tem “concedido” quase nada para alimentar as bases dos parlamentares e quando dá com uma mão tira com a outra. Em miúdos, quando entrega a obra coloca na conta do Executivo e deixa os deputados de mãos abanando.
Confiança desconfiando
Falta de palavra em política tem um preço e este está sendo avaliado de forma equivocada em meio a uma crise econômica braba. As emendas impositivas são tratadas como chacota, bem como a aplicação de qualquer sanção ao governo pelo não cumprimento de mais uma lei inaplicável. Ou seja, o governo diz que vai fazer, não faz, e em tempos de escassez os parlamentares têm ficado ao lado de Rui, mas isso não quer dizer que se manterão fiéis. Quem avisa, diz um dos insatisfeitos, amigo é.
Nova briga I
Porreta é a briga entre o prefeito de Morro do Chapéu, Cleová Barreto (PSD), e o deputado federal José Carlos Araújo (PR). Os dois foram aliados por décadas e agora, como num passe de mágica, um diz que o outro não presta. O ponto fora da curva ai é a atenção. A população do município não anda prestando atenção nos movimentos. O interesse deixou de ser convergente quando Araújo tentou emplacar, ou melhor, empurrar a filha Juliana para a chapa.
Nova briga II
A disputa ainda não virou caso de polícia, mas o que circula é que a segurança dos dois teve incremento no efetivo. Tal qual o “velho oeste” é o tempo na Chapada Diamantina
Cacete armado
Dilma Rousseff esteve em Salvador na última semana e para uma presidente afastada a exigência da segurança foi algo temeroso. Uma confusão armada na Assembleia Legislativa para liberação de credencial e se aproximar da petista foi tarefa difícil. Duas lições: a primeira é que os assessores de Dilma deveriam ser menos rigorosos neste momento em que ela precisa de calor humano e a segunda é que a segurança na Assembleia Legislativa é frágil demais e a desorganização não tem limites.
Pastor Luciano escorregadio
Sabe aquele político que virou deputado e você nem soube? Pois é, esse é o caso do deputado federal Pastor Luciano (PMB) que assumiu o posto com a saída de Irmão Lázaro no Congresso. O pastor, diferente dos demais políticos e até dos seus próprios colegas pastores que adoram um holofote, prefere ficar longe. O repórter do Bocão News tentou conversar com o político em uma cobertura na prefeitura de Salvador, o político que estava num papo animado com outros aliados, pediu educadamente que seria “daqui a pouco” e no fim das contas “capou o gato” e foi embora.
Terminar o que mal começou
Mal começou e tem vereador de Salvador que não vê a hora da eleição terminar. A campanha, mesmo mais curta, está tirando o sono de muitos edis. Esses que não vêem a hora de terminar acham que estão com a eleição garantida. Abram os olhos! Comenta-se que o índice de renovação das cadeiras da CMS poderá ser alto. Gente do alto clero do Palácio Thomé de Souza deve ficar como suplente a partir de 2017.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp