Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Wagner e sua Mão de Hamsá e o agouro da reeleição

Publicado em 04/08/2016, às 06h25   Editoria de Política (Twitter: @BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

Xô urucubaca

A equipe do Bocão News flagrou uma tatuagem do ex-governador da Bahia e ex-ministro Chefe do Gabinete da presidente afastada Dilma Rousseff (PT), Jaques Wagner (PT). O desenho é o de uma Mão de Hamsá, que significa "imune ao mau olhado". O desenho está no seu punho. É, meus amigos, nesses tempos nebulosos, bem que o petista tá precisando.

Mudança do Garcia da Alice

Um resumo para definir o que foi a convenção da deputada federal Alice Portugal (PCdoB) no último domingo (31): uma verdadeira Mudança do Garcia fora de época. O que tinha de bloco, batuque, grupos... Foi uma festa. Para quem acha que a eleição está “definida”, os opositores de Neto demonstraram muita animação no evento. Detalhe: e teve gente que reclamou que achou a convenção bem organizada. Isso mesmo, reclamou da organização! Vai entender...

Alicesim?

A palavra “sim” será uma das mais trabalhadas pelo marketing de Alice Portugal. O jingle de campanha, que foi veiculado na convenção deste domingo (31), canta que "para golpista eu digo não e para Alice eu digo sim". A letra ainda fala de problemas que a cidade vive.

Amém, Igreja?

Quer uma chapa mais religiosa do que Isidório (PDT) prefeito e Bassuma (PROS) vice? Seja como evangélico, seja como espírita, a chapa estará "abençoada". Resta saber se a "barca de Jesus" do pleito do soteropolitano vai chegar lá... Amém, Igreja?

"Uni duni tê"

O dilema enfrentado pelo prefeito ACM Neto para escolher o seu vice dentre os diversos ex-secretários foi parar nas redes sociais. Uma foto dele cercado pelos postulantes ao posto de vice rendeu uma montagem em que o modo de escolha acabou sendo a conhecida brincadeira "Uni duni tê". Há quem diga que, como Neto quer alguém que seja sua sombra, João Roma (PRB) é quem sai na frente, a começar pela sombra que está fazendo na foto.

O contraste dos locais

Hoje, Neto deve anunciar o vice em sua chapa, mas desde a semana passada o cenário desenhava uma “união” com Bruno Reis. Durante a convenção do Democratas de Camaçari, os, até então, postulantes a vice na chapa de ACM Neto tiveram comportamentos totalmente diferente. João Roma (PRB) fugiu dos holofotes, ficou atrás do palco, não quis dar entrevista e preservou a exposição. "Vim apenas cumprir uma agenda com o prefeito", disse, sem se prolongar ou querer entrar no assunto "vice". Já Bruno Reis colou com o prefeito, chegou em clima de campanha, distribuindo simpatia para tudo quanto é lado. Teve até um cacique do PMDB que largou as indiretas para Netinho. “Saberá dizer que o PMDB nunca lhe faltou [Neto] e por isso você não faltaria com o PMDB”, disparou Lúcio. Este por sinal, foi indagado pelo Bocão News ao sair do evento se foi uma indireta para o prefeito e disse sem papas na língua “não sou homem de indireta, sou direto”. Mais claro que isso...

Zé, o dançarino, ataca novamente

Depois da sua convenção sem o vice na foto do cenário do palanque democrata, o prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (DEM), resolveu aderir à quebradeira. Um registro feito por um internauta mostra o gestor ao lado do deputado estadual Carlos Geílson (PSDB) dançando no palanque de um candidato a vereador pelo PSL. Como político, é um exímio dançarino. Vale lembrar que os feitos do dançarino são sempre lembrados: em uma dos micaretas de Feira de Santana chegou a chamar atenção.

Agouro de reeleição

A bruxa do “agouro da reeleição” está à solta na Bahia. O que teve de prefeito de cidades do interior e RMS que decidiram não tentar reeleição... Numa rápida pesquisa você descobre que o prefeito de Jiquiriçá desistiu, de Wenceslau Guimarães, de Amargosa, em Mascote, Itarantim, Riachão do Jacuípe, Lauro de Freitas, Xique-Xique, Queimadas, Cachoeira e muito mais pela Bahia pularam fora. Dizem que todos querem se lambuzar com o mel do poder, mas, pelo visto, em tempos de crise, muitos estão correndo. “E lá vamos nós...”

A praça é do povo ou de Netinho?

Dizem que a Praça é do povo, mas, pelo visto, quem anda nas redondezas da prefeitura, na Praça Municipal, faz questão de dizer que a praça é de Netinho: ACM, o neto. O que seria algo aberto, inclusive com uma bela visão turística para a Baía de Todos os Santos, é algo privativo e muito pouco utilizado pela gestão municipal. A lateral da prefeitura, que faz parte da praça, é fechada para a população. Caso algum visitante da prefeitura passe para aquele lado, prontamente é repreendido por um policial que diz que é PROIBIDO ficar naquele local. Daqui uns dias, botam até catraca. De público o espaço não tem nada.

DaLuz no escuro

Entocado, quem estava espionando o evento do Democratas em Camaçari foi Da Luz. Dentro do carro, no escurinho, ele tava ali olhando a multidão sem ser visto, até ser flagrado pela equipe do Bocão News. Disse que estava esperando um amigo, amigo do DEM? Em Camaçari? Hum, estranho. Ai tem!

Embolação da posse

A embolação para Helder Almeida tomar posse no Incra ainda continua. Apesar de ser o detentor da função, anda não conseguiu sacramentar a sua ida. Os trâmites para a liberação continuam, tudo porque Helder é funcionário público federal, estava cedido ao governo do estado e que, por sua vez, estava nomeado com atribuições na Assembleia Legislativa da Bahia. Teve que volta às funções originais para, aí sim, tentar viabilizar, o mais rápido possível, a posse no órgão. Contudo, apesar de não ter a tinta na caneta, já procura se inteirar das atribuições e principais atividades do Incra.

Rosemma fechou o tempo

O tempo fechou em uma reunião da prefeitura há poucos dias. No encontro, deveriam estar todos os órgãos da administração municipal para discussão das Olimpíadas na cidade, mas em determinado momento deram pela falta do representante da Guarda Municipal. O rapaz que deveria estar na reunião mandou justificativa dizendo que sua ausência era um protesto por conta da não nomeação do  novo diretor-geral da Guarda. Dizem que a secretária de Ordem Pública, Rosemma Maluf, a quem a GM deve explicações, pirou na hora com a desculpa enviada pelo subordinado.

Porteira aberta

A aprovação do aumento dos salários dos ministros do STF pela CCJ do Senado vai abrir a porteira pelos lados de cá. Explico: os nobres deputados da augusta Assembleia Legislativa da Bahia e da Câmara de Salvador sempre usam o argumento do aumento do STF para aumentar os próprios salários. Em tempos de crise, é bom observar se a cara de pau vai se sobrepor à probidade administrativa.

Camisa Festeira como farda da vereança

Essa notícia desse acordo entre os vereadores Geraldo Jr (SD) e Paulo Câmara (PSDB) deixou os vereadores de cabelo em pé. Todos - todos mesmo - estão apavorados com a possibilidade de Geraldo mudar o regimento interno e obrigar os edis a usarem a camisa-farda dele como traje na Casa, a conhecida Camisa Festeira. Já imaginou o tamanho da breguice?

Nude municipal

E por falar em vereador, teve um - inclusive muito tímido - que passou maus bocados pelo Whats App. Na onda das nudes e das brincadeiras em grupo de amigos, compartilhou, sem querer, a foto de um orifício em um grupo do Subúrbio de Salvador que contém secretários e vereadores. Todos ficaram horrorizados. Pediu mil desculpas, mas daí o estrago já estava feito. Foi o comentário da semana nas rodas de conversas.

Refazendo as contas

Diante da possibilidade do PV fechar coligação com o Democratas, alguns vereadores do DEM já estão repensando a possibilidade de não saírem candidatos. Vai embolar as contas...

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp