Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: tá faltando mais colírios no Palácio Luís Eduardo

Publicado em 16/02/2017, às 05h19   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Falta dos colírios

Podem falar o que quiser, como dizem as bocas benditas do cafezinho da Assembleia Legislativa, mas algo é tido como certeiro: não se vê mais belas moças como antigamente nas alas do Palácio Luís Eduardo Magalhães que circundam a presidência. Os colírios estão fazendo falta.

Por partes

Ah! E as mudanças que estão sendo implementadas pelo presidente Ângelo Coronel (PSD) é conhecida como Jack estripador: tudo em partes. Está buscando conhecer cada canto da AL-BA para poder atender às intervenções dos padrinhos políticos ou passar a faca do corte.

Revés na Saúde

Comenta-se aos quatro cantos da AL-BA que quem está indignadíssimo é o deputado José de Arimatéia (PRB). Ele estava previsto para assumir a vice-presidência da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa. Tomou um revés do seu próprio colega de bancada e ex-presidente do colegiado, Alan Sanches (DEM). O presidente eleito foi o deputado Alex da Piatã (PSD). Comenta-se pelos bastidores que Arimateia ainda reclama, mas alguns edis do colegiado gostaram muito, pois se deixasse ele dominava a pauta.

Olho no rito

Se habilidade do governo ou mera coincidência, ninguém pode cravar, mas o primeiro projeto enviado para Assembleia deve mesmo ser votado em regime de urgência. As lideranças dispensaram a formalidade. De fato, a matéria não suscita grandes problemas e o tema "fundo penitenciário" une os diferentes, contudo, não se pode deixar de ressaltar que o discurso dos deputados durante a última eleição para a presidência da Casa girou em torno de respeitar o rito parlamentar, o que inclui a tramitação dos projetos nas comissões temáticas, o que não vai ocorrer no primeiro momento. Isso demonstra que nem tudo será alterado.

Queda

O deputado Marcell Moraes (PV) perde duas batalhas num dia só. O Senado deu sinal verde pela regulamentação da Vaquejada e por aqui na Assembleia não teve jeito. Fábio Souto (DEM), mesmo sendo de um bloco diferente que o de Marcell, assumiu a comissão de Meio Ambiente. Para quem precisa de palanque, a segunda derrota foi pior. Deve levar como prêmio de consolação a vice-liderança.

Quem é rei, nunca perde a majestade

As más línguas das mais diversas searas da política baiana falam: Nilo só assumiu a presidência da Comissão de Orçamento da Casa para não deixar de ser chamado de presidente.

Oposição

Surpreendeu a atuação do vereador José Trindade (PSL) como líder da oposição na polêmica sessão desta quarta-feira (15), cujo projeto causador da discórdia foi o de ampliação do Reda na prefeitura de Salvador. Trindade deu dor de cabeça para Léo Prates (DEM) e o corpo de assessores legislativos que aparavam o democrata no momento de aperto.

Lacunas

Algo saiu de concreto do novo regimento interno da Casa: ele poderá ser uma pegadinha para o presidente. Muitas lacunas e muitas redações que vão de encontro com a Lei Orgânica do Município. Na hora do pega pra capá desta quarta-feira, Prates teve que engolir a seco uma votação em segundo turno do projeto do Reda. Tome obstrução da oposição!

Desapega

Quem deu o título da nota da coluna foi o próprio edil licenciado: o vereador Geraldo Junior, agora secretário de Esporte e Lazer da prefeitura, esteve no Plenário Cosme de Farias e foi ovacionado pelos colegas.

Líderes dos líderes

Duas figuras estiveram no papel de líderes dos líderes na Câmara de Salvador. O vereador Carlos Muniz (PTN) foi o grande mentor de Trindade e Joceval Rodrigues (PPS), pelo que se comenta, ajudou o seu sucessor, Carballal (PV). A sessão, que muitos achavam que às 17h estaria encerrada, foi para mais das 19h.

Ansiedade

Tinha vereador que estava muito ansioso pela votação da matéria. Alguns estavam roendo unhas. Pelo que se sabe, a sanção do prefeito ao projeto aprovado pela Câmara vai ajudar em cheio alguns aliados mais sedentos por acomodar aliados e lideranças que querem um emprego a todo custo e não tiram o juízo dos edis.  

Campanha do fogo amigo

O rapaz Léo mal começou sua atuação como presidente da Câmara de Salvador e alguns edis, assessores e conhecidos do Paço Municipal começaram a passar o papel com a campanha #voltaPauloCâmara. Para não dizer que é mentira, a equipe do Bocão News flagrou o momento em que um assessor mostrava para o outro e depois que um vereador mostrou para o outro.

Lanchinho furado

E por falar em Léo, o presidente, no fim da sessão, anunciou em alto e bom som um lanche para os cansados jornalistas que estavam em plenário e os vereadores que perduraram ao fim da sessão da tarde ao meio da noite. Todos em direção do Salão Nobre entre papos e entrevistas: porta fechada. Não tinha a comida. Ou foi o presidente se faz de solícito, mas é sovina para economizar dinheiro em período de crise ou foi erro de início, mas com lição aprendida para as próximas.

De terceira

Muito mais além de que ajudar Paulo Câmara, a proposição aprovada na CMS que abre precedente para edis assumirem cargos de até terceiro escalão também respingou no vereador licenciado Alberto Braga (PSC), hoje presidente da Cogel. Braga agora se vale de segurança jurídica de sua função. Até então, poderia ser questionado judicialmente e causar uma dor de cabeça danada.

Guela

Teve um momento na sessão desta quarta que o pedido de aparte pelos edis foi no grito. Marta Rodrigues (PT), Suíca (PT), Aldilce Souza (PCdoB) e os demais estavam colocando os bofes para fora. Motivo? Prates tesourou os microfones durante processos de votação de proposições. No fim muito deles estavam até roucos, inclusive.  

Quebra pau

Foi ferrenho o quebra pau entre a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) e Téo Senna (PHS). A comunista não deixou por baixo e foi pra cima do edil quando foi apontada como detentora de indicações de Reda no governo do estado. O clima esquentou, mas não passou de um bate boca. Confira sequência fotográfica do ocorrido:

Apelido

E acreditem se quiser: chegou para o conhecimento da redação que o deputado federal Elmar Nascimento (DEM) que antes tinha um apelido compartilhado com o colega Paulo Azi (DEM) de Cosme e Damião, agora tem um apelido de Bocão News. Sabe-se lá o motivo...

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp