Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Jogos desbaratados

Imagem Na Sombra do Poder: Jogos desbaratados
Os bastidores da política baiana   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/08/2018, às 00h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Desbaratados

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já foi provocado e informado da suposta atuação de um grupo suspeito no perímetro do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Pedidos de vista em processos que políticos deveriam ser inocentados são atos que estão na mira do conselho. Uma vez que o pedido de vista é feito, empresários e políticos entram em campo à procura dos gestores que estão encrencados, que se sentem ameaçados e acabam cedendo a pressões nada republicanas. Nos corredores dos ambientes jurídicos, a turma já foi batizada com o lema: "criando dificuldade para vender facilidade".

"O nome dela é Valdemar"

A Sombra do Poder vive no rastro daqueles que habitam, de fato, nas sombras do poder. Nesta semana, nos foi revelado que um antigo político é visto constantemente incomodando os meninos... Ops... As meninas, na Avenida Manoel Dias, na Pituba, sempre após às 23h. O importado do outrora cacique baiano foi flagrado por alguns vizinhos da rua onde fica a Perini. Por lá, o xerife fica cortejando a turma que trabalha informalmente na madrugada em troca de alguns "favores". Certa feita, um vizinho incomodado com o político e sua farra com as meninas ameaçou filmar e divulgar a vida do ilustre. O cidadão arrastou seu potente veículo e nunca mais retornou. A coluna está de olho e logo poderá ter acesso a fotos feitas pelo vizinho detetive.

Quentinha indigesta

Funcionários e pacientes do Hospital Geral Roberto Santos, na capital baiana, continuam reclamando da qualidade da quentinha servida no recinto. Ao que parece, a turma da cozinha industrial anda meio relaxada nos temperos colocados nas marmitas. Dizem as más línguas que o bicarbonato de sódio está rolando solto. Alô, Sesab! Aliás, pelo que se sabe, a Vigilância Sanitária e o secretário de Saúde da Bahia (Sesab), Fábio Vilas Boas, já estão devidamente informados.

Em nome do filho

No vale tudo pelo voto, vem do interior a icônica foto mostrando o que fazem os políticos para passar a imagem de "homem do povo". O caso em tela é o ex-deputado estadual Rogério Andrade (PSD), atual prefeito de Santo Antônio de Jesus, em cena na campanha do filho, Rogério Andrade Filho, candidato a deputado estadual.

Cabo eleitoral 

Temos um Lula na Bahia. Quer dizer... Temos um político preso dando pitacos sobre seus candidatos no pleito deste ano. É o que mostra a propaganda que esta coluna recebeu em que o ex-prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado (PT), aparece dizendo quem são seus candidatos. Em tempo, o petista está preso no Complexo Penitenciário da Mata Escura, no âmbito da operação Adsumus.

Ansiedade latente

Depois de uma birra para aceitar uma dobradinha com um colega de parlamento, um experiente político baiano que almeja uma cadeira no Senado não segurou a ansiedade para divulgar o seu jingle de campanha. Nos primeiros minutos da largada oficial das eleições, na última quinta-feira (16), o cabra não se aguentou: pegou o celular e disparou a musiquinha no WhatsApp afora em plena madruga. Será que nasceu de sete meses?

Palanque high tech

O vereador licenciado e secretário do Trabalho de Salvador, Geraldo Júnior (SD), inovou com seu palanque para discurso. Em Brotas, ao lado da vereadora Rogéria Santos (PRB), o titular da Semtel participou do ato da assinatura de serviço para início das obras do campo de futebol e discursou em cima de um palco que ficou batizado de palanque high tech.

Controlado Von?

Quem segue no Instagram, o vereador Paulo Câmara (PSDB), que está em campanha pelo interior na corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa, deve ter tido um nó cérebro tentando decifrar um enigma. Ao legendar sua foto na rede, o tucano quis mencionar o nome do controlador do município de Canarana, mas se saiu com um "controlado Von" que ninguém entendeu.

Sem tempero

Tem sido um parto assistir aos debates dos candidatos ao Governo do Estado. No embate promovido nesta quarta-feira (22), pela Rádio Sociedade, os postulantes basicamemte repetiram as falas proferidas no debate anterior, da TV Bandeirantes. Mesmo ausente, o governador Rui Costa (PT) foi o alvo preferencial das críticas, sobretudo por parte de Zé Ronaldo (DEM) e Marcos Mendes (PSOL). João Henrique (PRTB) seguiu enaltecendo Bolsonaro e agradecendo a Deus. 

Cadeira vazia

Apesar de ter prometido participar de todos os debates, Rui não cumpriu a promessa. No debate da Rádio Sociedade, sobrou a cadeira com o nome do petista. Na sabatina dos candidatos da Itapoan FM, no programa Se Liga Bocão, também não foi. Pelo visto, o candidato à reeleição priorizará a televisão em detrimento do rádio. Por que será?

Cria e criador

Por falar em sabatina da Itapoan FM, algo a ser notado: quando foi sabatinado em 2016, ACM Neto (DEM) possuía um aplicativo com suas propostas de governo, o que dinamizava quando respondia as perguntas dos jornalistas. Zé Ronaldo, por sua vez, não levou aplicativo, mas uma pastinha com suas propostas impressas.

Tempo, tempo

A pesquisa divulgada pela Record TV Itapoan mostrou um cenário embolado com o empate técnico entre Irmão Lázaro (PSC), Jutahy Júnior (PSDB) e Coronel (PSD), com ligeira vantagem ao social cristão. A base governista tem demonstrado tranquilidade e relembra que Otto Alencar (PSD), em 2014, nas primeiras pesquisas, estava bem atrás de Geddel Vieira Lima (MDB) e virou o jogo. Acontece que a eleição, naquele período, foi mais longa. E faltam pouco mais de 40 dias para o povo ir às urnas.

A batalha

O burburinho nas hostes governistas é de que o candidato ao Senado na chapa do governador Rui Costa (PT), Angelo Coronel (PSD), anda tiririca com os seus aliados. O motivo seria a falta de apoio de correntes do próprio PT de Rui e, é claro, dos socialistas que não engolem a exclusão da senadora Lídice da Mata (PSB) da chapa em favor do pessedista. Marcelo Nilo (PSB), por exemplo, estaria nesse rol. 

Segundo turno?

Se por um lado o resultado da pesquisa feita pelo instituto Real Big Data animou o grupo do governador Rui Costa (PT), por outro estimulou a trupe do candidato da oposição. O fato de mostrar José Ronaldo (DEM) com 18% significou, para alguns caciques, uma luz no fim do túnel para eventual segundo turno, uma vez que a parcela de indecisos representa 44%. A expectativa é que o democrata decole com a veiculação de propaganda no rádio e na TV. A conferir. 

Herança

Em busca de atrelar a imagem do pai à sua campanha e, consequentemente, aumentar a sua popularidade e credibilidade, o candidato ao Governo do Estado, João Henrique Carneiro (PRTB) acrescentou o sobrenome Durval ao seu nome de urna. O seu pai, João Durval Carneiro, teve uma gestão elogiada pelo progresso que proporcionou ao estado. O filho João Henrique, bem... essa é outra história.

Indícios

Leo Prates (DEM), com campanha na rua para deputado estadual, teve até agora o apoio declarado apenas de Kiki Bispo (PTB) entre os nomes que são cotados para suceder o democrata na presidência da Câmara de Salvador. Seria uma pista?

Quem salva? I

A partir de 3 de setembro, a Justiça Federal começará a ouvir testemunhas de defesa do ex-ministro Geddel Vieira Lima, preso depois que a Polícia Federal descobriu os R$ 51 milhões. Esta coluna soube que a defesa do emedebista listou 30 testemunhas para prestar depoimento a favor do ex-ministro. A lista é bem diversificada.

Quem salva? II

Enquanto os holofotes se voltam para o embate político, quem frequenta a orla de Pituaçu para a prática de atividades físicas ao ar livre enfrenta um pesadelo com o qual já convive há um tempo. Nas sombras da noite, no canteiro central nas imediações do Circo Picolino, narram vizinhos da área, homens param o carro e ficam se masturbando no local. Além dos atos libidinosos, há a queixa da insegurança.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp