Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Built to suit a quem?

Bnews
Bnews - Divulgação Bnews

Publicado em 02/05/2019, às 05h50   Editoria de Política do BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Built to suit a quem?

Dizem as más línguas que o prefeito ACM Neto quer transformar Salvador em Miami. Mas não será por ações de desenvolvimento. Ele quer fazer vigorar em solos soteropolitanos um modelo contratual de aluguel que rola solto por lá, mas que promete dar muita dor de cabeça por aqui.

O projeto enviado por Neto à Câmara consiste em permitir que a prefeitura possa firmar contratos de aluguel de imóveis sem licitação por até 30 anos. O nome da encrenca é Built to suit. Numa tradução rápida, quer dizer: “construído para servir”. No intramuros da Câmara, a pergunta que não quer calar é: ...para servir a quem?

E mais: quem já presta serviço à prefeitura poderá firmar novos contratos em aluguel de imóveis? O que se sabe é que tem muita arraia graúda orbitando a questão.

Tropa de elite


Sargento Pincel convocou e o grupamento todo apareceu. De fardamento preto e canelinhas de fora, os soldadinhos do Thomé de Souza colocaram a cara no sol para o “Corridão do Goe”, puxados pelo prefeito ACM Neto e pelo diretor da Guarda Municipal, Maurício Lima. Na base do ‘Missão dada é missão cumprida’, a tropa deixou os bofes de foras para fechar o percurso de quase 5 Km, no centro de treinamento do Grupo de Operações Especiais da Guarda Municipal, na Avenida Paralela, no último sábado. 

Pede pra sair 02!

O flagra diz tudo. O presidente da Limpurb, Marcus Passos, parece que não aguentou o tranco e ficou perto de ouvir “Pede pra sair 02!”. 

Na fé

Sim, só com muita oração e reza braba para Bruno Reis conseguir decolar na eleição deste ano. Pelo andar da carruagem, apesar de acumular a função de vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, o democrata ainda não decolou e precisa decolar o quanto antes se quiser ser, como deseja, o ungido de ACM Neto para a corrida sucessória do Palácio Thomé de Souza.

De enfeite

A nova presidente do PSDB em Salvador, Cristiane Correia, parecia meio perdida e fora de sintonia com o partido na convenção tucana realizada na semana passada. Ao que parece, será mesmo o pulso do novo presidente estadual Adolfo Viana (devidamente supervisionado pelo ex-presidente João Gualberto) que conduzirá a agremiação até a eleição de 2020. Cristiane, aliás, era secretária do gabinete de Gualberto.

Bola Fora

O vereador Luiz Carlos (PRB) comprou uma treta com os jornalistas que cobrem diariamente a Câmara Municipal de Salvador. O edil foi duramente criticado ao realizar uma sessão especial (e tardia) em homenagem ao Dia do Jornalista, no último dia 30 de abril. O problema é que ele não convidou justamente os repórteres setoristas do Paço Municipal. Preferiu fazer selfies com nomes mais "famosos" da TV na Bahia (que nem sequer acompanham a rotina do legislativo soteropolitano). Pegou mal. 

Aliás...

Nas raras ocasiões que alguma grande emissora da TV vai cobrir alguma sessão na Câmara Municipal de Salvador, quase sempre esses repórteres "estrelados" chegam perdidos por lá. E são justamente os repórteres setoristas (majoritariamente de sites, como o BNews) que ajudam esses profissionais a não passarem vergonha por não entenderem nada do Regimento ou não saberem nem o nome dos vereadores.

Em tempo: em contato com a redação, a assessoria do vereador chamou as duas notas de equivocadas, pois repórteres que cobrem o dia a dia da Câmara compuseram a mesa, conforme a foto. Contudo, o clima no grupo setorista continua o mesmo das notas acima. (atualizado 14h37)

Apatia

A oposição na AL-BA vive seu maior momento de apatia de que se tem notícia nos últimos anos. Acusam o golpe de ter diminuído bastante. Com menos de 21 deputados, não conseguem nem pedir uma CPI. Tem quem diga também que o estilo "cachorro louco" do líder Targino Machado é desagregador. Quando esse ativa a metralhadora giratória, nem os aliados são poupados. Fora que peitar Rui é difícil. O homem tem aprovação popular alta e o rolo compressor ligado.

Recesso branco

Somente segunda. Na terça os parlamentos baianos (Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de Salvador) funcionaram normalmente, de forma que o famoso recesso branco possa ser estabelecido. Após o feriado do Dia do Trabalhador, nesta quarta (1º), nos próximos dias só comparecem gatos pingados e olhe lá. A justificativa é que o trabalho em épocas mornas como essa se volta para as comunidades e interior do estado.

Maluco ativo

Em meio aos reclames contra o ministro da Educação, Abraham Weintraub, pelo corte de 30% no orçamento da Ufba, o deputado federal João Carlos Bacelar (Pode-BA), soltou essa: “Estou com saudade do ministro Vélez, pelo menos era um doido quieto. Agora colocaram um maluco ativo”. Só para contar, o ex-presidente Lula já havia explicitado que “o Brasil é governado por um bando de maluco”. Nenhuma novidade.

Rei morto, rei posto

É exatamente assim que o deputado federal Marcelo Nilo anda se sentindo: “Rei morto, rei posto”. E não tem escondido sua insatisfação com os caciques petistas Rui Costa e Jaques Wagner pelo tratamento recebido, bem como outros aliados de porte menor. Porém, as más línguas que o conhecem de perto, comentam que não vai ficar barato. Não está descartado, inclusive, que, em um futuro próximo, Nilo desembarque do barco, já que sequer é recebido pelo chefe do Executivo e que tem recebido são bons chás de cadeira. E ele mesmo tem propagado as mágoas para que não fiquem dúvidas, atestam.

Rusgas

E por falar em Jaques Wagner, continuam rondando as conversas de que o senador também integra a lista dos insatisfeitos com a condução da divisão de cargos feita pelo governador Rui Costa. Nem mesmo seus pedidos estariam sendo atendidos.

2020 em alta

Ainda que o prefeito ACM Neto utilize o discurso de que ainda não é o momento de se falar sobre o assunto, 2020 anda em alta para a cúpula da oposição. Já se comenta que o grupo teria como estratégia indicar um integrante do PSL como vice na chapa majoritária que será, possivelmente, encabeçada por Bruno Reis. Porém, não teria nome forte para tal. Em mais uma articulação, cogita-se filiar alguém com capilaridade na cidade e ligado a Bruno. Alan Sanches, conforme já admitiu essa possibilidade, estaria na dianteira.

2022 também

Em âmbito estadual, Rui Costa estaria indo ainda mais longe. A sua articulação estaria visando o fortalecimento do PP e do PSD, bem como dos seus caciques João Leão e Otto Alencar, com vistas na disputa estadual em 2022, momento em que estaria fora do páreo estadual, mas não do presidencial.  E a ofensiva já começou há tempos e tem como alvo o prefeito ACM Neto (DEM). O líder petista não tem descartado trazer para o seu time nenhum nome insatisfeito com a condução da liderança de Neto. Nessa onda já abocanhou dois nomes de peso, com representatividade nos principais colégios eleitorais do Estado: Carlos Geilson, representante de Feira de Santana e agora Augusto Castro de Itabuna.  A meta é derrubar Neto, cujo nome já ventila como pré-candidato ao Palácio de Ondina.

Pavimentando o futuro

Decidido a disputar a prefeitura de Vitória da Conquista, o tucano Marcell Moraes não tem perdido a oportunidade de criticar o atual prefeito, Herzem Gusmão (MDB). Nesta semana, ele disparou contra a suspensão da castração gratuita de cães e gatos na cidade. “Essa situação é vergonhosa e mostra a fragilidade administrativa do atual prefeito e sua equipe em Vitória da Conquista", declarou.

Espírito militante

Quando a pessoa quer ser candidata a prefeita, até o espírito militante da CUT a pessoa incorpora. Dona Célia Sacramento, por exemplo, que só aparece de dois em dois anos (quando tem eleição), estava desfilando ontem nas comemorações pelo Dia do Trabalhador na Barra.

Não pegou bem

O apelo nas redes sociais em busca de engajamento, leia-se eleitores, pelos políticos, após o presidente Jair Bolsonaro (PSL) propagar que essa foi sua única estratégia de marketing para se eleger presidente, tem sido grande. Porém, algumas postagens não passam despercebidas. A última que caiu na graça do povo foi o governador Rui Costa (PT), em plena demonstração de ser bom pai, postar vídeo penteando o cabelo de uma das suas filhas. Porém, sem prática alguma, o comentário era de que aquilo não se tratava de demonstração alguma de carinho, e sim de tortura para com a criança e que sua equipe de redes sociais deveria instruí-lo a não mais repetir ato semelhante. Sua filhinha, sem dúvida, agradece. 

Cova dos leões 
O ex-prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo, de besta não tem nada: travou a ação contra ele, após acolhimento do TJ, e deixou na cova dos leões o advogado Cleudson Santos Almeida e a enfermeira Denise Lima Mascarenhas. Conforme o BNews noticiou em novembro, Zé Ronaldo foi denunciado pelo MP-BA por supostamente burlar exigência de licitação em contrato realizado em abril de 2013 no valor de aproximadamente R$ 6,4 milhões entre o município e a Cooperativa de Serviços Profissionais Especializados em Saúde (Coopersade).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp