Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: A menina dos olhos do Thomé

Divulgação/ Secom/ Ilustrativa/ Reprodução/ Redes sociais
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Secom/ Ilustrativa/ Reprodução/ Redes sociais

Publicado em 30/04/2020, às 05h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Onde está Wally?
Procura-se o vice-prefeito e pré-candidato Bruno Reis. A pandemia do novo coronavírus colocou pra escanteio a agenda badalada de entrevistas, eventos e inaugurações de uma das principais figuras políticas que estão no páreo para tentar o comando da prefeitura em 2021. Tudo isso foi abduzido. Não se sabe se é um movimento estratégico de sua equipe de marketing para preservá-lo ou se são descaminhos do momento. Em outras situações, como a tragédia do Barro Branco, Reis estava subindo e descendo morro, de bota e capa de chuva, no olho do furacão. 

A menina dos olhos do Thomé

Na contramão disso, cresce o nome da secretária de Promoção Social, Ana Paula Matos, que está na linha de frente das ações de amparo ao povão. A performance dela tem sido observada com bastante atenção já há algum tempo, mas agora a pandemia jogou holofotes sobre sua atuação, conseguindo colocar o vice Bruno Reis e até o secretário de Saúde, Leo Prates, em planos secundários. Não se espantem se ela surgir na bolsa de apostas para compor a vaga de vice. Pra muita gente, seria um golpe duro no PDT, que pavimenta composição com Neto tendo em vista o posto de vice na majoritária. 

Geraldo Mustela putorius, o furão

O burburinho da semana foi a "treta" entre Geraldo Júnior e ACM Neto. Tudo por causa de um furo de reportagem que o presidente da CMS soltou sobre a reabertura de parte do comércio. Como Neto ainda não havia batido o martelo sobre o assunto e a prerrogativa de fazer anúncios dessa natureza é dele, a Secom divulgou nota contrariando GJ. 

Inimigo comum
Bastou a negativa sair que a coisa azedou, mas, em tempo recorde, os dois trataram de reestabelecer a ordem das coisas e seguir o baile. Não dá pra ter um dificultador político no meio desse furacão chamado Covid-19. 

#tbt: quando a luz dos olhos meus

Na reconciliação só faltou ter de fundo os versos de Jobim pra fazer valer a máxima de que eles se entendem “pelo olhar”, como Neto um dia falou.

“Quando a luz dos olhos meus / E a luz dos olhos teus / Resolvem se encontrar....”

Incerteza que me faz chorar
Na live com o apresentador Zé Eduardo, nessa quarta-feira (29), o prefeito ACM Neto ficou com os olhos carregados ao falar sobre os estragos da pandemia e a incerteza quanto ao Carnaval do próximo ano.    

Mascarados
Aí veio essa pérola direto do Twitter: “Se tiver Carnaval em 2021, o único bloco que sairá será Os Mascarados”. O povo tá fazendo graça pra não pirar o juízo de vez nesses dias tão complicados.

Fala fácil, secretário!

O tweet do secretário de Saúde da Bahia, Fábio Villas-Boas, sobre a realização de testes rápidos da Covid-19 em farmácias deu um nó na cabeça de muita gente. Falou pra inglês entender. Por favor, fala fácil, secretário!

Meu amigo Mylon

Em outra ponta, veio do Twitter dele um breve momento de respiro e fofura: ele compartilhou uma série de fotos suas ao lado do melhor amigo do homem. Não entendemos muito de raças de cães, mas foi inevitável não lembrar do fiel escudeiro do personagem de Jim Carrey em O Máskara, o Maylon.

Transgressão

No afã de apadrinhar segmentos e regar a semente eleitoral dos votos que podem brotar mais adiante, o vereador Sidninho feriu todos os protocolos de segurança sanitária. Gravou vídeo sem máscara ao lado de um interlocutor, com direito até a aperto de mão.

JH sem máscara

Uma das figuras mais folclóricas da política baiana, JH foi flagrado rompendo a quarentena e sem máscara. Os investigadores de plantão alertaram que ele já chegou aos 60. Deveria estar em casa.  

Os filhos da Educação

Em ritmo de campanha eleitoral, André Soares – filho do ex-secretário de Educação de Salvador, Carlos Soares – tentou agitar as redes propondo que os vereadores reduzissem o valor dos salários para ajudar no combate à pandemia. A investida, recheada de oportunismo, não decolou e ainda gerou indagações nos bastidores do Legislativo sobre o manejo dos recursos públicos que passaram pelas mãos do seu genitor anos atrás.

Armando nessa eleição 
Uma velha figura conhecida da política baiana está querendo voltar ao cenário em outubro para uma cadeira no Legislativo municipal. O problema é que o rapaz acumulou alguns problemas meio “cabeludos” ao longo da sua vida pública. Há quem diga que, lá atrás, ficou muito lixo embaixo do tapete.

Tudo no seu tempo
Quem trabalha em redação já está acostumado com os deadlines não cumpridos das assessorias da polícia baiana. Mas parece que esse momento crítico do coronavírus tem afetado ainda mais o cumprimento dos prazos e o repasse de informações. A rotina tem sido pautada num verdadeiro jogo de empurra e de comunicação truncada. Se depender dessa turma para colocar a matéria no ar, o jornalista pode fazer um café e exercitar a paciência.

Dilma Boladona, o retorno

A internet não perdoa. Logo após o pedido de demissão do ex-ministro Sérgio Moro, alegando interferências na PF, tivemos uma tempestade de memes. Um deles foi com a ex-presidente Dilma Rousseff comemorando o fato de Moro ter dito que nos governos do PT a PF tinha autonomia!

Impactadah

Quem ficou "impactadah" foi a vereadora Aladilce com a coletiva de Bolsonaro logo após a saída de Moro. "Sextou vendo a direita desmoronar". 

Caras e bocas

Olívia Santana também fez graça com a desgraça alheia: “O governo está ruindo, mas a sensação é de que o novo ministro [da Saúde, Nelson Teich] vai desabar primeiro” .

Revanche

Ainda sobre a coletiva/live de Bolsonaro. Os discursos aleatórios do presidente chamaram atenção e viraram matéria-prima para uma revanche do famoso Powerpoint de Lula nos tempos de Moro na Lava Jato. 

Power Ranger preto, ninja

E não é que a prefeita Moema Gramacho anda fazendo escola no quesito fantasia? Pasmem, os alunos são da prefeitura de Salvador.

Tamanho J

Muita gente palpitou que esse fone gigante, cuja imagem circula nas redes, logo vai aparecer na rede municipal de Educação de Jequié pra fazer dupla com as mochilas EXG que engoliam os pequenos estudantes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp