Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: A palavra final de Rui

Pixabay/ Divulgação/ Reprodução/ Redes sociais/ Montagem BNews
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Pixabay/ Divulgação/ Reprodução/ Redes sociais/ Montagem BNews

Publicado em 13/08/2020, às 05h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

O taradão volta a atacar 
Um famoso deputado baiano voltou a atacar no modus operandi de assediar mulheres que trabalham no ambiente político. O taradão tenta se valer da sua posição e chega a manter a sala trancada para intimidar as moças e ver o que consegue. Pelo menos três casos já chegaram aos ouvidos da NSP. As paredes têm ouvidos e os corredores veem coisas que podem fazer polícia e o MP trabalharem com energia. A conferir.

Vale tudo

No vale tudo pelo bolsonarismo, a deputada baiana Talita Oliveira embarcou na provocação de Carlos Bolsonaro e fez piada com a notícia de que João Doria, ex-aliado do presidente, havia testado positivo para a Covid-19. A “patriota” deu de ombros para o estrago que a doença já causou, com mais de 100 mil mortes no país, e desceu à vala comum das redes para politizar a pandemia e até a origem das vacinas. Parabéns aos envolvidos. Excelente postura (contém ironia).

Nem lá, nem low
Apesar da aparente tranquilidade, os bastidores da Assembleia Legislativa continuam agitados e as cartas continuam sendo jogadas por causa da disputa pela Presidência da Casa. Na bolsa de especulações sobre como o governador poderá contornar o embate entre Adolfo Menezes e Nelson Leal - que quer a reeleição a todo custo – cogitaram até o nome de Alex Lima, atual vice-presidente, como uma terceira via. Seria uma espécie de “nem lá, nem low”. Mas o próprio socialista já bradou que não vai entrar no bolo e que a vez é de Adolfo, conforme negociado em 2018.

Palavra final

O tom é muito parecido com o que o governador disse internamente a interlocutores, sinalizando a intenção de cumprir o esquema de rodízio: “Acordo é acordo”. Palavra final! 

Conspirações

Nelson e Adolfo mergulharam desde que Rui fez um encontro de pacificação semanas atrás, mas as conspirações voltaram com tudo nesta quarta-feira (12), quando o governador inaugurou obras ao lado do pessedista em Campo Formoso – cidade governada por Rose Menezes, irmã do parlamentar. 

Rei do Gado
Um deputado, acostumado a tocar boiadas pelo interior, ficou desconcertado com um par de chifres que encontrou pelo caminho. Tirado a garanhão, ele achou que estava solto demais e, quando menos esperava, levou um virote caprichado da mulher com o assessor. A conversa é que a testa do parlamentar ainda coça.

Triângulo amoroso     
O PDT selou o casamento com o DEM e estará no palanque de Bruno Reis em Salvador. Mas o matrimônio, que se deu nas cercanias nacionais dos partidos, ignorou a união estável que a legenda brizolista tem com o PT baiano. O novo amor falou mais forte e o PDT quer a façanha de carregar duas alianças na mão esquerda, desfrutando dos prazeres dos palácios de Ondina e Thomé de Souza ao mesmo tempo. Quem acompanha o início desse triângulo amoroso avisa que a coisa não vai longe. Em Salvador, Lupi conversou cara a cara com Neto, mas Rui recebeu apenas uma ligação breve. O pedetista disse que a agenda estava apertada, mas que volta para uma DR na Governadoria.

Vale a Pena Ver de Novo?

Sucesso de público, a telenovela O Clone, exibida pela TV Globo entre os anos de 2001 e 2002, já foi reapresentada na sessão Vale a Pena Ver de Novo, da emissora, anos atrás. Mas parece que o senador baiano Jaques Wagner (PT) quer uma nova reexibição da produção televisiva. Após cerca de dois meses, o parlamentar teve o seu aparelho celular clonado mais uma vez. O clone do clone. Em tempos de vazamento de informações, tomara que o cacique petista tenha apagado o histórico de conversas...

Vai ser WO!

E já tem gente dizendo por aí que, em 2022, vai dar WO na disputa pelo governo da Bahia. Calma que eu explico: W de Wagner e O de Otto. A dobradinha de 2010 pode se repetir na próxima sucessão. O trocadilho oportunista corre solto e faz governistas gargalharem.

Fatura vencida
Seguem a todo vapor as costuras internas entre PSB e PT para emplacar Fabíola Mansur como vice na chapa de Major Denice em Salvador. Dizem que, se a coisa vingar, Rui liquida a fatura que carrega com os socialistas desde a decisão de não incluir Lídice na majoritária em uma das vagas para o Senado em 2018.    

Olha a avareza, irmão!

Abílio Santana, pastor e deputado federal, foi às barras da Justiça clamar por gratuidade nos custos processuais em uma ação cível. Recebeu um sonoro NÃO. O juiz justificou que o parlamentar mora em um condomínio de luxo, além ser deputado federal – com um salário superior a R$ 30 mil. A NSP futucou e soube que, apesar da folgada renda mensal, a moradia do cristão não é essa coca-cola toda. Olha a avareza, irmão! 

Vai esquentar
A oposição em Mata de São João caiu com unhas e dentes sobre uma denúncia que pode complicar os planos de João Gualberto de voltar ao comando da cidade. A coisa vai esquentar nos próximos dias com revelações que devem fazer uma devassa em contratos e cifras de gestões passadas do tucano. Mas Gualberto já avisou que vai pro pau porque tudo não passa de “fato político” em ano de eleição. A temperatura vai subir na Mata!

Duas empadinhas e um suco de umbu

Entre todos os problemas que poderia encontrar numa viagem a Salvador, Herzem Gusmão, prefeito de Vitória da Conquista, ficou aporrinhado com “duas empadinhas e um suco de umbu”. O emedebista tornou pública sua queixa por não ter conseguido um assento sequer para fazer seu lanche durante a passagem por um shopping de Salvador. “Meu Deus, eu vou comer aonde? Na escada rolante?”. Estamos numa pandemia, mas cada um com suas prioridades...

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp