Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Empresário bi

Reprodução/Redes sociais/Divulgação
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais/Divulgação

Publicado em 29/04/2021, às 05h50   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

O playboy e a plebeia

Um famoso playboy acostumado a fazer lobby para políticos locais, vezeiro do Shopping Salvador e da Marina Contorno trocou sua patricinha, moradora do Corredor da Vitória, por uma plebeia. A NSP explica: o jovem conheceu durante a pandemia uma vendedora de loja de departamento de um shopping da cidade e desfez o relacionamento. Políticos e empresários ligados a ele tentaram convencê-lo, mas a plebeia foi mais forte. 

Uma estranha no ninho

Parece que a primeira baixa na gestão do prefeito Bruno está mais perto do que nunca. Os secretários ligados ao gestor já torcem o nariz para a secretária da Fazenda Giovanna Victer. O que tudo indica é que a carioca não cumpre as regras colocadas na mesa dos demais secretários. A exemplo das redes sociais, como Instagram e Facebook, onde ela não abre mão de expor fotos, contrariando a determinação de Bruno de menos exposição possível. Ela já foi alertada pela tropa de choque do jovem gestor, mas bateu pé e disse que vai continuar como bem entender. É esperar pra ver! 

Menudos em pânico 

Um importante Menudo da antiga gestão de ACM Neto está sendo alijado do rol de amizades do ex-prefeito. Tudo indica que o rapaz tenha ultrapassado os limites e agido em causa própria em alguns assuntos pouco republicanos. Amigos do ex-gestor comentaram a esta coluna que o cidadão não é tão bem quisto do que em outrora. 

Empresário bi

Um dos empresários mais bem sucedidos do estado está sendo chamado de “empresário bi”. O moçoilo já encerrou sua segunda relação de uma maneira não muito comum. Da primeira vez sua ex-esposa recebeu várias fotos e vídeos comprometedoras do esposo com garotos de programa e travestis, em motéis de quinta categoria. Ela separou e foi um barraco abafado na high society .  Desta vez a sua atual esposa o pegou em flagrante na cama com um amigo. Dizem que a esposa, com seus dotes militares, bateu e bateu com força, gerando assim seu segundo divórcio. 

O leão miou

Outro bolsonarista que colocou o rabo entre as pernas foi o deputado federal Abílio Santana (PL), que se intitula ‘o leão da Bahia’. No afã de promover Bolsonaro, gravou um vídeo atribuindo ao governo federal uma obra que está sendo realizada pelo governo da Bahia. Depois de ter sido alertado da trapalhada, se viu obrigado a colocar a cara na tela para desfazer a fake news que disparou em grupos de WhatsApp. Desinformado, o leão miou.

Impasse interno?

Jaques Wagner (PT) voltou a dizer, em entrevista ao BNews Agora, na rádio Piatã FM, que quer uma renovação no partido em relação a eleições, apesar da legenda ter oficializado seu nome para concorrer ao governo do estado. Por que não negou, então? Impasse interno?

Na Surdina

Bruno Reis #sextou com S de surdina e encareceu a tarifa de ônibus de Salvador na calada da noite da última sexta-feira. O aumento de 20 centavos chegou após um ano inglório de pandemia que escancarou o péssimo serviço prestado pelas empresas. Bruno repete a cartilha de ACM Neto e deixa o empresariado jogar solto. Ele até que tentou e foi pra cima dos espanhóis, mas não conseguiu segurar o problema que já vem há mais de 15 anos. O prefeito teve que ceder. A cobrança abusiva de R$ 4,40 vem acompanhada do perigo diário de contaminação do novo coronavírus em ônibus lotados - numa espécie de “paredão” móvel. Não aglomere na praia, aglomere no buzu! 

Na ponga

Onde passa um boi passa uma boiada. O governo da Bahia aproveitou o embalo e encaixou reajustes nas tarifas do metrô e dos ônibus metropolitanos. O trabalhador que se exploda. 

A lá Anitta

Não faltaram críticas ao aumento da passagem, mas a vereadora Maria Mariguela usou e abusou da criatividade. Fez uma postagem em referência ao novo clip da cantora Anitta. A foto fala por si só. Quem também entrou na onda foi Pretas Por Salvador. As vereadoras não perderam a oportunidade do protesto.

Show de horrores

Quem é que vai colocar um freio no show de horrores que a Guarda Municipal está fazendo nas comunidades de Salvador? As cenas mais recentes são de agressões deliberadas, com tapa na cara e tudo mais, contra moradores da Polêmica. Interlocutores do Thomé de Souza advertem que os rapazes da farda azul podem gerar ainda mais dor de cabeça se não forem contidos por Bruno. O aviso tá dado.

Linhagem Prates preservada

Apesar do “rompimento” com o grupo de ACM Neto, João Roma mantém em seu gabinete da Câmara dos Deputados a irmã do secretário municipal de Saúde de Salvador e um dos Menudos do ex-prefeito, Leo Prates. Nomeada em fevereiro de 2019, Vanessa Prates resistiu até a mudança de titular do gabinete. Com a saída de Roma para o Ministério da Cidadania, Tia Eron assumiu o comando, mas a equipe do ministro ainda continua do jeito que estava.

O gabinete caiu

Após esta coluna revelar a existência de um gabinete do ódio dentro do Tribunal de Justiça da Bahia, muitos nomes que integravam esse submundo jurídico começaram a sofrer derrotas sucessivas em diversas eleições e movimentações estratégicas dentro da Corte. Em fevereiro a NSP revelou o modus operandi da turma e desde então a coisa desandou. A jogada, chefiada por um magistrado, funcionava assim: eles incitavam colegas a moverem denúncias no CNJ contra outros magistrados da Casa. Quando as denúncias eram formalizadas e o TJ-BA precisa proceder formalmente, um interlocutor do gabinete do ódio surgia oferecendo abrigo e proteção aos denunciados, para tê-los mão e cobrar a dívida logo mais adiante em eleições importantes da Corte. A casa caiu!

Na trave

Em visita a Bahia, o presidente Jair Bolsonaro levantou a camisa do Fluminense de Feira. Como a internet não perdoa, choveu mensagens do tipo “um time e um presidente que decepcionam a torcida”. 

BBB 21: Na pesquisa é um, na urna, outro 

O último paredão do BBB deu o que falar e foi parar até na resenha política. Reparem a foto. Qualquer semelhança é mera coincidência. As pesquisas diziam que Camila de Lucas iria sair e Arthur iria continuar na Casa. Na hora da apuração resultado foi outro e quem saiu foi Artur. Nas pesquisas é um, na urna, outro. Quem presenciou a eleição estadual de 2014 vai saber. Entendedores, entenderão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp