Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Rui e Wagner à procura do secretário dos sonhos

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 12/08/2021, às 05h50   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

A época dos menudos acabou. Agora os novos players da gestão Bruno Reis estão sendo chamados de New Kids On The Block. Alguns já estão comprando terrenos faraônicos em Praia do Forte e no Horto Florestal , logo logo lanchas serão adquiridas e farras em Trancoso e na Grécia, na famosa ilha de Mikonos. Esse é o estilo do New Kids On The Block! 

Jabuti pra Bruno

Se existe uma certeza nesses oito meses da administração de Bruno Reis é que ele pegou um jabuti chamado “ônibus coletivo”. O sistema, que historicamente tem desempenho abaixo do esperado pela população, ainda padece graças à contribuição de meia dúzia de empresários canibais que ofertam uma frota destroçada aos soteropolitanos. A questão é tratada no Palácio Thomé de Souza como um dos mais cruciais para a gestão. É abacaxi pra descascar até 2024…

Pipocou 
Caciques do DEM pipocaram e não votaram na eleição da PEC do voto impresso. Entre eles, Paulo Azi, Arthur Maia e Elmar Nascimento. Quem deu as caras foi o deputado Leur Lomanto.  Como perguntar não ofende, o que levou essa turma a se abster do voto e depois se esconderem para não dar entrevistas? A NSP quer saber. 

Xô Satanás
Falando em se abster, o nome do deputado pastor Abílio Santana também apareceu na lista dos que não votaram, mas o próprio se justificou alegando falha na hora da votação. Mostrou print de conversa e o voto manual protocolado no dia seguinte. Nos bastidores o deputado chegou a dizer que foi coisa do “capeta”. “No plenário do senhor não existe satanás, xô Satanás!

Mais vale um pássaro voando
Teve deputado que se diz do 'povo', ou melhor, do 'gueto', votando a favor da PEC do Voto Impresso mesmo com orientação contrária da bancada. Em sua defesa, apesar da enxurrada de críticas dos próprios seguidores nas redes sociais, disse que embasou a decisão em uma enquete popular. Alguém lembra ao parlamentar que o voto é impresso no papel, mas não é de seda. Em tempo, do jeito que anda o negócio, melhor mesmo um pássaro voando do que sentado na Câmara.

Secretário dos sonhos
Desde a saída de Fábio Vilas-Boas da Sesab , Rui Costa e Jaques Wagner estão à procura do “secretário dos sonhos”. Querem um perfil técnico, vindo da universidade, seja daqui ou de fora, e que tenha sido experimentado em gestões petistas. As exigências do pedido fazem lembrar a chegada de Jorge Solla ao governo Wagner em 2007. Até o nome do ex-ministro Arthur Chioro já foi cogitado. Figuras locais, todavia, não estão fora do radar, como Jadelson Andrade, diretor do Hospital da Bahia.

Rodoviária Fantasma
A rodoviária nova de Salvador até hoje não saiu do papel e tá virando um grande fantasma para o Governo do Estado. A Seinfra tem que responder e o consórcio que, em outrora levou como troféu, agora empurrou o pepino para Rui Costa  .. E aí, governador? 

OAB em chamas
Faltando três meses para a eleição na Ordem dos Advogados da Bahia, as chapas começam a pegar fogo e traições estão surgindo. Fontes da coluna afirmam que velhos caciques estão se articulando para tomar o poder da velha turma, mas alguns leões não vão deixar. O que não falta é café da manhã em hotéis fechados. 

BTG arregou??
O BTG, um dos maiores bancos privados do país, está arregando da aquisição de uma startup baiana. Fontes da NSP dão conta que um tremendo imbróglio jurídico vem por aí. Contando que gato escaldado tem medo de água fria, o BTG colocou a barba de molho e está largando a operação de mão. Ainda dará muito o que falar essa coisa de Startup na terra do dendê!

Respiro

Ex-todo-poderoso da Casa Civil do governo da Bahia, Bruno Dauster foi visto, no último final de semana, em um shopping de Salvador fazendo compras. Foi uma das raras aparições desde que ele deixou repentinamente o Executivo estadual após dias nebulosos, que ainda persistem. Mesmo assim, ele deixou o confinamento. Saiu para um respiro.

Pai de consideração?

O vereador de Salvador Maurício Trindade (MDB) esteve na casa do vice-governador João Leão (PP) no último domingo (11), em pleno Dia dos Pais. Após o encontro, compartilhado nas redes sociais pelo líder pepista, Trindade – que tenta "subir" para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em 2022 - afirmou que eles não conversaram sobre política. Qual teria sido a pauta da reunião? Uma resenha sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio? Ou seria o emedebista um filho de consideração do vice-governador? 

Caricato

A chama do populismo foi acesa e agora o ministro João Roma está num topa-tudo para cair nas graças do povo. A peripécia da vez foi em uma roda de capoeira na cidade de Coração de Maria, com um molejo, no mínimo, caricato. A cada dia, Roma mergulha mais no sonho bolsonarista de disputar o Palácio de Ondina. A turma que anda #pelaBahia diz que o pernambucano tem ginga de principiante e que, na hora H, vai levar um rabo de arraia nas urnas...isso se tiver vigor pra chegar até lá. 

Era pra ser...
Era pra ser uma demonstração de força, mas o desfile de tanques blindados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, esta semana, virou um espetáculo de chacota tendo Bolsonaro como protagonista. Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara e ferrenho opositor do capitão, batizou a caravana de “Parada da Disney”. O presidente do PCdoB na Bahia, Davidson Magalhães, foi no embalo da publicação e legendou: “Pateta junto com Papai Metralha...”

Mas acabou sendo...

Pelo rastro que deixou, a frota de caminhões militares foi comparada nas resenhas políticas ao carro fumacê que roda as comunidades no combate à dengue. 

Mais um surfe no boxe?

O prefeito de Conceição do Almeida, Ito de Bêga (PSD), imitou o governador Rui Costa (PT) e ao receber o boxeador Keno Marley, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, criado na cidade, prometeu a construção de uma Arena de Boxe no município. Diferentemente do que fez o chefe do Palácio de Ondina em 2016, após a medalha de ouro do baiano Robson Conceição, esperemos que o prefeito da base governista cumpra a promessa...

Dando uma força
Sobrou para Marcílio Bastos abanar o carvão molhado da buraqueira em Salvador depois que um ônibus afundou na Avenida ACM. O flagrante mostra o tamanho da bronca que ficou na conta do guerreiro da Seman.

Novela Alden

Apesar da punição branda de suspensão por 30 dias e consenso dos deputados em aprovar  a decisão, o processo contra o deputado Capitão Alden (PSL) ainda se arrasta na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Agora que a Mesa Diretora já autorizou o envio ao plenário, o presidente Adolfo Menezes (PSD) deve se reunir com os líderes até a próxima segunda (16) para marcar a data de análise.

Puxa saco, gosto de você

João Gualberto, prefeito de Mata de João, fez uma confissão inusitada durante uma entrevista ao apresentador José Eduardo. Admitiu que acaba desenvolvendo certo afeto pelos perus e papagaios de pirata que circundam suas andanças políticas. “Às vezes você até gosta do puxa saco…tem puxa saco que você gosta, de fato”. Depois dessa confissão pública, Gualberto que se prepare porque os aproveitadores vão bater asas para o ninho tucano de olho nas vantagens de 2022.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp