Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Gargamel e Cruel

Reprodução/Redes Sociais
Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 18/11/2021, às 04h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Em um reencontro pra lá de inusitado, num badalado espaço que reúne figuras do entretenimento, Gargamel não perdoou as trairagens do gato Cruel. Botou Cruel para correr, após um esporro e uma escorada, deu três tabefes no bichinho e o pôs para fora debaixo de gritos e palavrões. Pobre bichano, procurou a quem acolher e não achou um filho de Deus para te salvar. Restou-lhe enfiar o rabinho entre as catrocas perninhas e sair correndo para bem longe do malfeitor. 

Humilhação por convite

Muita gente diz que quando você perde o poder, acaba também o prestígio. O ex-secretário de Saúde da Bahia Fabio Vilas-Boas viveu isso na pele recentemente. Essa semana se auto convidou publicamente para uma festinha social através do Instagram de um jornalista. Antigamente as festas que te queriam, hoje vale até humilhação por um convite.

A volta dos que não foram

Alguns candidatos a deputado estadual e federal, que disputaram eleições em 2018 e não tiveram êxito nas urnas, simplesmente sumiram das redes sociais.  Após anos sem atualização de Feed, com um novo pleito em vista, já estamos recebendo notificações de publicação. Será por quê? A pergunta que não quer calar é por onde andaram durante esse tempo. O que faziam nesse período sabático? O povo quer saber.

Homem do tempo 

Salvador já registra o novembro mais chuvoso dos últimos 10 anos, e o acumulado de água é proporcional aos boletins informativos enviados pelo diretor da defesa civil, Sosthenes Macedo. Quem está na lista de transmissão do homem da chuva não para de receber mensagens. Durante as madrugadas, seus contatos, precisam silencia-lo para conseguir tirar um cochilo.

Olheiras

Quem parece que também tem tido trabalho com o sono é o secretário Kiki Bispo. A migração do bolsa família para o auxílio Brasil tem transformado os dias do titular da Sempre em caos. Mesmo dobrando o número de pessoas atendidas e criando sistemas de agendamento do Cadúnico, as filas de pessoas que buscam a inclusão e atualização de cadastro são intermináveis. E tome-lhe explicação à imprensa, as olheiras de preocupação não negam o cansaço.

O grupão de Aleluia

O comentário nos bastidores da Câmara Municipal de Salvador é que Alexandre Aleluia (DEM) já tinha reunido pelo menos 18 votos para a Presidência da Casa. Isso, claro, antes da troca de farpas pela imprensa com Geraldo Júnior (MDB). Inclusive, dizem que a forte reação do Líder contra o bolsonarista se deu justamente por isso, já que ele quer impor um candidato próprio à sucessão. Agora tenta-se construir um candidato de consenso.

Convertido

Cezar Leite, candidato derrotado do PRTB na eleição em Salvador do ano passado, está de malas prontas para o PSC. Mas a entrada na legenda não foi uma coisa tão simples. Para se concretizar, dizem as más líguas, o ex-vereador da capital teve que se converter ao evangelho. Dizem que já foi batizado e tudo.

Treta

Antes de ir para o PSC, Cezar tentou a filiação no PTB. Contudo, a rivalidade com Leandro de Jesus, atual membro do conselho do partido na Bahia, impediu o arranjo.

Insensibilidade

Cabe registro: a exoneração dos funcionários do gabinete do ex-deputado João Isidório, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (17), aconteceu com data retroativa à morte dele, no dia 11 de novembro.

Oposição exemplar

Ex-aliado de Rui Costa, o deputado Robinho vem se comportando como um exemplar deputado de oposição. “Rui Costa tá convidando suplente de vereador, ex-prefeito, só não convida quem já morreu, vai para um lugar e convida todo mundo, uma ligação atrás da outra. É tanto convite...antes não dava nem um bom dia. Me ligam e falam: ‘Robinho, faltou me colocar no colo’. É tanta promessa. Promessa tamanho G”, disparou na sessão desta quarta.

Pelas ideias, não pelo fígado

Rosemberg Pinto, por outro lado, rebateu como líder de governo que o é. “Aqui não é para a gente debater pelo fígado, e sim pelas ideias”. 

Passando a batata quente

Sempre que perguntado sobre a possibilidade, ainda real, de Bolsonaro desembarcar no PL, o vice-governador da Bahia João Leão insiste em passar a batata quente ao colo de ACM Neto: “ele vai para o União Brasil” – o superpartido fruto da fusão PSL-DEM.

O passe do jogo 

Dizem que se Fábio Mota conseguir tirar o Vitória da lama, ou seja, deixar o time na Série B em 2022, o passe dele será mais caro do que o de Guilherme Bellintani, presidente do Bahia. Ele será coordenador da campanha de ACM Neto ao governo da Bahia, e deve sair da prefeitura nos próximos dias.

Coelba na mira 1

A CPI da Coelba deve mesmo ser instalada na AL-BA. Apesar do presidente da Casa manter uma postura distante, por causa do cargo, o deputado Adolfo Menezes já assume que é a favor da instalação. A investigação uniu opositores e governistas. A Coelba está na mira.

Coelba na mira 2

As articulações sobre quem vai assumir a presidência da CPI e a relatoria já começaram. O deputado Tum (PSC) já pediu ao presidente da AL-BA e aos líderes das bancadas para ser indicado à relatoria. Tem dito que não faz questão da presidência.

Desespero petista 

O secretário Luiz Caetano, responsável pela articulação política do governo Rui Costa (PT), quase enlouqueceu de tanta gente que teve de ligar pra resolver o imbróglio envolvendo o chefe do Executivo estadual, Otto e Leão, depois da fala sobre “traíras”. Mas ele tem dito que só trabalha quando tem problema mesmo. 

Ricochete

Bolsonaristas tentaram surfar na onda de críticas à dupla de turistas que atacou uma baiana de acarajé em Salvador, associando-os à esquerda por, na avaliação dessas figuras, serem gays. Mas receberam um ricochete: pelo menos um dos homens é apoiador de Bolsonaro.

Complexidade

A Empresa Gráfica da Bahia (Egba) protestou por esta coluna ter alertado sobre a exigência cadastral que impôs ao acesse do Diário Oficial do Governo da Bahia em versão PDF. Diz que o cadastro não rastreia os dados e que a intenção “é conhecer os usuários” do Diário e melhorar o serviço. E que uma vez logado, é possível ver edições anteriores e fazer busca por palavra-chave. A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que também tem seu Diário produzido pela Egba, disponibiliza seus arquivos sem complexidade. Fica o exemplo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp