Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: A fuga de Neto

Marcos Corrêa/PR
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Marcos Corrêa/PR

Publicado em 27/10/2022, às 05h50   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

ACM Neto está tentando descolar a própria imagem com a Bolsonaro assim como o Diabo foge da cruz. O mandatário de Brasília, por sua vez, toda hora faz questão de relembrar o canal construído desde o segundo turno de 2018 com o baiano e que nunca se quebrou - apesar de, no discurso, o ex-prefeito fingir que não é bem assim. O grupo carlista na Bahia sempre esteve intimamente ligado, de diferentes formas, com o governo bolsonarista. Ninguém aqui nasceu ontem.

O rugido do Leão
E coube ao vice-governador João Leão o piti da quarta-feira. No Twitter, o pepista, que pelo visto não tem muito traquejo com a rede social, escreveu uma série de mensagens em resposta a uma publicação que trazia falas de Rui Costa com ironias à baixa votação dele para a Câmara dos Deputados. O surto, pelo visto, foi uma tentativa de demonstrar um rugido forte e altivo dias antes da eleição.

A toca do Leão
No desabafo, Leão ainda mandou essa: "Outra coisa, estou na vida pública há 35 anos e moro na mesma casa há 40 anos. Não comprei casa milionária neste período". O que ele quis dizer com isso?

O miado de Cacá
Com um futuro político nebuloso, o filhote do Leão está dando seus últimos miados. Cacá, um dos que mais saíram perdendo ao embarcar no frágil barco carlista, disparou uma nota ontem dizendo que haverá "virada histórica" na Bahia. Então tá.

Amigos irmãos
Jerônimo e ACM Neto passaram a última semana toda tentando colar um no outro a imagem dos aliados incômodos de cada um. Enquanto o herdeiro carlista tentou colar a imagem do petista em Geddel, o ex-secretário de Educação seguiu associando o adversário a Bolsonaro.

Herdeiro canguinha
ACM Neto virou motivo de piada no TikTok nesta semana com vídeos mostrando a quantidade de placas instaladas em bases concreto pela Bahia. Um usuário chamou o ex-prefeito de "canguinha" por não contratar cabos eleitorais para segurar suas bandeiras na rua.

O pesadelo de Bruno
Confirmada uma eventual derrota de ACM Neto no domingo, Bruno Reis vai ter que se preparar, porque já vão começar as especulações sobre a campanha para a prefeitura de Salvador em 2024. Ele vai abrir mão da cadeira para o chefe?


Aguaceiro
É bom o PT da Bahia se ligar, porque a previsão do tempo para o domingo é de chuvas no estado. A abstenção pode ser alta e a chance de dar zebra não é pequena.

previsão


O gingado de Roma
Depois de se prestar ao papel de animador de debates no primeiro turno, João Roma agora virou Tiktoker. Isso mesmo. O bolsonarista baiano passou a arriscar uns passinhos em Guanambi ao som do jingle do campanha do chefe. A quem diga que o pastor Silas Malafaia e o prefeito Nilo Coelho estranharam a performance do ex-ministro.


Desarticulação no CAB
Havia uma grande expectativa no ar para a realização, na terça-feira, de uma sessão na ALBA que votaria, entre outros projetos, dois de grande relevância: a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2023 e o PL relacionado às pensões militares. Porém, o encontro acabou sendo suspenso aos "45 do segundo tempo", por volta das 12h30, pouco menos de 3 horas antes da sessão. Teve deputado que, desavisado, chegou até depois das 15h, apressado, com medo de perder o lugar na fila de fala no plenário. Ele não sabia da decisão tomada.


E nem confiança
Enquanto isso, o presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes, estava a quilômetros de distância dali, em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, acompanhando a campanha de Jerônimo Rodrigues.


O acordo de Adolfo
Adolfo Menezes, aliás, tinha um acordo para passar o bastão na próxima legislatura para outro nome. Está descumprindo sem fazer cerimônia.


Queridinha da oposição
A deputada mais votada da ALBA não perdeu tempo já está caçando votos na oposição. Apesar de não admitirem publicamente, a base carlista no legislativo estadual tem grandes chances de caminhar com Ivaninha.


Desorganização de Moema 1
Durante a visita da ex-presidente Dilma a Lauro de Freitas, na última sexta-feira (21), chamou a atenção a desorganização com que o evento ocorreu. Era esperado que a petista conversasse com a imprensa pouco depois das 15h30.

Desorganização de Moema 2
Porém, na chegada, uma verdadeira confusão se formou, já que ela veio acompanhada de diversos nomes do partido no estado. A imprensa mal teve oportunidade de trocar "duas palavras" com ela, quando teve que partir para a carreata a favor de Jerônimo Rodrigues, candidato ao Governo da Bahia.


Desorganização de Moema 3
Aliás, outro fator que chamou a atenção foi o alerta dado pela prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, quando da chegada da ex-presidente. Aos avisos de que Dilma estaria passando mal, fez ainda mais para contribuir com o clima de desorganização que o encontro se tornou.

Desorganização de Moema 4
As más (e boas) línguas disseram que Lauro de Freitas só foi visitada por Dilma Rousseff após ter recebido um telefonema de Moema Gramacho. No município da RMS, a prefeita teria tomado um puxão de orelha dos caciques petistas por, na eleição no primeiro turno, Jerônimo Rodrigues  ter perdido para ACM Neto (União) por uma diferença de pouco mais de 7 mil votos.


O recado de Fabíola
Ao encontrar com a equipe do BNews, em Lauro de Freitas, a deputada estadual Fabíola Mansur mandou um recado dizendo que não estava "sumida" após a derrota nas urnas, em 2 de outubro. "Eu estou aqui", afirmou ela. Porém, deputada, é preciso também atender, às chamadas telefônicas ou, no mínimo, dar um retorno às mensagens enviadas pelas redes sociais.


Rock In Salvador 1
O evento em Salvador com o deputado federal eleito por Minas Gerais, Nikolas Ferreira, teve ares de campanha política a favor de Jair Bolsonaro, ainda que o encontro, com muitos jovens, tivesse características de culto religioso na Primeira Igreja Batista do Brasil. 


Rock In Salvador 2
Com muitos ataques ao ex-presidente Lula, o encontro, que teve a presença de muitos adolescentes, foi um festival de notícias (falsas) repetidas contra o petista e muitas palavras de ordem contra o ex-mandatário, enquanto "colocavam os joelhos" no chão pedindo pela pátria e, claro, por Jair Bolsonaro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp