Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Surfista prateado

Divulgação
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 30/03/2023, às 05h30 - Atualizado às 14h10   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Homem de gelo

Um famoso comerciante da área de saúde resolveu, após denúncias perante autoridades federais, fazer uma viagem sem passagem de volta para a região nórdica da Europa. O rapaz foi de mala e cuia, sem deixar rastro na capital baiana. O estrago que ele causou aos cofres públicos de Salvador e algumas cidades na RMS ultrapassam a casa dos milhões. Alguns concorrentes do destemido empresário vêm o chamando carinhosamente de o homem de gelo. A alcunha lhe cai tão bem não só pelo modus operandi de agir nos negócios, com extrema frieza, como personificando o seu intercâmbio nas montanhas de neve da Noruega e Dinamarca. A Sombra avisa que uma hora ele vai ter que voltar para a terra do Sol...

hhh

Surfista prateado
Acostumado a pegar altas ondas pelo mundo afora, um famoso lobista baiano, acostumado a atuar na área pública, especificamente no ramo de educação e informática, ganhou o carinhoso apelido de surfista prateado. O personagem da Marvel Comics, acostumado a manipular "energias ambientais do universo", é considerado indestrutível. Sua força pode aumentar a níveis incalculáveis. Trazendo para a realidade dos humanos, o já não tão jovem rapaz precisa recolher sua prancha. O prefeito Bruno Reis já o botou para correr duas vezes. Inclusive, a sua última vez , em um famoso restaurante japonês da cidade, recusou-lhe estender a mão. Cuidado surfista! A onda está vindo e pode quebrar em sua cabeça...

surfista


Kojak vai embora
Alô você, Kojak, figurinha fácil da pseudo sociedade baiana, acostumado a patrocinar regabofes para políticos, empresários e damas "botoxadas" da elite soteropolitana está colocando sua bela mansão à venda. Apesar da baixa procura, o Kojak baiano como de praxe já aceita receber em permuta dos famigerados transcons, terrenos na BR, e títulos podres de gestões passadas. A NSP, sempre atenta, avisa aos seus mais de 500 credores que Kojak pretende fugir para a terra do Tio Sam até o São João. A passagem, de Executiva da Tam, já está comprada e não adianta depois que ele cruzar a fronteira chorar pelo leite derramado.


Velho oeste, novo oeste
O cowboy John Wayne  deve estar se remexendo no túmulo. Isso porque o burburinho no meio jurídico baiano é que a Operação Faroeste estaria entrando em uma nova fase de investigação e velhos e novos personagens - daquela que investigou e levantou diversas falcatruas no oeste baiano, com envolvimento de figurões locais, desbaratando uma quadrilha de grileiros. O movimento de grandes escritórios de advocacia em Salvador e em Brasília têm aumentado e muito de janeiro para cá. Todos estão de olhos bem atentos nos próximos capítulos do maior escândalo já ocorrido em terras baianas. Como diria um famoso amigo da NSP: velho oeste, novo oeste.


O sonho de Trindade
O presidente da Conder e ex-vereador, José Trindade, considerado todo-poderoso do Governo Rui Costa e homem forte da gestão Jerônimo, vem alimentando o sonho de ser candidato a prefeito por uma ala isolada do PT. A questão é que o jovem gestor vai passar por uma prova de fogo dentro das inúmeras correntes de dentro do PT e dos partidos aliados da base do governador. O principal opositor de Trindade seria seu maior pesadelo: chama-se o vice-governador Geraldo Júnior.

Prefeito "sem sinal"
Em pleno século 21, o prefeito Dinha de Simões Filho, parece que vive no tempo das pedras. A brincadeira na cidade é apostar em quem consegue falar com o cacique de Simões Filho. Nem situação, nem oposição, nem mesmo seus fiéis secretarios conseguem falar com o seu digníssimo. Ele alega à turma que não usa celular, não lembra do número, e qualquer contato completo ele é via uma "moça " que o auxilia na interface  com a turma que deseja falar com ele. Acho bom o prefeito acordar, pois a sua gestão também está incomunicável.

celular


Quem é o pai da criança, Ratinho?
Quem não se lembra do icônico quadro do teste do DNA no programa do Ratinho? Pois é. Uma situação na Câmara de Salvador nesta semana chamou a atenção da NSP para saber quem é o pai da criança - Regulamentação dos App em Salvador. Átila do Congo [sempre ele] e Alexandre Aleluia quase se engalfinharam na sessão por causa de uma emenda para incluir os Uber Moto na lei municipal. No final, a lei não é de um nem de outro. É cada uma que só duas. Rapaaaaaaaaz.


Com as bênçãos do Velho Chico 
Com o vereador Henrique Carballal assumindo a Companhia Mineral da Bahia, como bem antecipou a equipe de política do BNews, um jovem aspirante a vereador, que estava agoniado por esta nomeação, vai enfim assumir o mandato na Câmara de Salvador: Randerson Leal, filho do São Francisco e do deputado Roberto Carlos. A NSP quer saber: o nobre edil vai debutar na CMS sob as bênçãos do Velho Chico? 

carballal


A ‘patota’ de Bruno Reis
Numa tentativa de mostrar força política dentro de Salvador, o prefeito Bruno Reis convocou todos os vereadores da base a comparecerem num evento da Prefeitura na Federação. Mas teve gente que tomou falta e o gestor está de olho na ‘patota’ infiel.

bruno


E agora, Bruno?
Leo Prates já está em campo para ser o vice de Bruno Reis, com vistas na eleição de 2028, quando deverá acontecer a sucessão do atual prefeito caso ele seja reeleito. E isso não é uma grande surpresa. O problema: Ana Paula Matos, que vem afirmando aos quatro ventos que não pretende concorrer a cargos eletivos a não ser que continue na vice.  

léo


Líder à la vontê
Geraldo Júnior fala tanto em sonho de ser prefeito, de governar ‘sua cidade’ que caiu em seu colo agora algo muito melhor: o governo da Bahia, com a viagem de Jerônimo à China. É, líder, vai que é tua, aproveita e faz teu nome, já que agora você estará à la vontê, ou não.

GJ


Fogo Amigo
Recentemente, o deputado Marcinho Oliveira (União Brasil) andou questionando o porquê de tantos acordos entre os líderes de Oposição e Governo na ALBA. Um observador político disse que deveria Marcinho perguntar ao deputado federal e seu padrinho político, Elmar Nascimento, o motivo de tantos acordos com o governo federal, que negocia emendas, cargos na Codevasf e cargos nos ministérios das Comunicações e Minas e Energia. A resposta a Marcinho pode estar dentro da própria casa.


Com fome?
Na última sexta-feira (24), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, apresentou com muita pompa e orgulho o programa "Bahia Sem Fome", voltado para a erradicação da fome no estado. A ironia é que o evento teve uma duração tão longa, com diversos discursos e entregas que, ao final, muita gente saiu de barriga vazia.


Nos tribunais
Tem um fotógrafo de um ex-candidato ao Governo da Bahia, em 2022, que decidiu processar por conta própria, "meio mundo" de site por conta de direitos autorais. Até aí, nada demais, não fosse a falha da assessoria de comunicação do postulante que, ao enviar as fotos para a imprensa, não dava o referido crédito, postando apenas como "divulgação". Incompetência ou jogo combinado?


Amigos para "siempre" 1
Os líderes governista e da oposição na ALBA, Rosemberg Pinto (PT) e Alan Sanches protagonizaram um momento "amigos para siempre" durante a esvaziada sessão da ALBA que comemorou os 474 anos de Salvador, nesta quarta-feira (29). Ao solicitar o fim da sessão, por falta de quórum, Alan Sanches recebeu a concordância por parte do petista. Na sequência, o membro do União Brasil foi até Rosemberg e deu-lhe um abraço.


Amigos para "siempre" 2
A cena foi registrada pela TV ALBA e percebida, em plenário, pelo deputado Samuel Júnior (Republicanos), que presidia a sessão: "Essa é uma foto histórica. O bom do parlamento é essa harmonia", disse Samuel. Depois se perguntam porque não se tem oposição na ALBA...


Freio de mão puxado
Nesta semana, o jornal O Globo divulgou que o governo Lula tinha pelo menos 146 cargos para distribuir a aliados dentro do chamado segundo escalão, com alguns deles envolvendo negociações com partidos de oposição como PP e Republicanos. Porém, a demora e a complexidade da operação têm irritado petistas. Um parlamentar baiano da sigla, por exemplo, queixou-se ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, do atraso das nomeações. Isso estaria acontecendo, conforme a publicação, pela demora do pente-fino feito pela Casa Civil, de Rui Costa. Procurado para falar sobre o assunto, ele negou qualquer "represamento".


Fiquem "pianinhos"
As discussões entre os deputados Diego Castro e Hilton Coelho dentro do plenário e nas salas da comissões da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) têm incomodado o presidente do legislativo baiano, Adolfo Menezes . Em sessão na terça-feira (28), o chefe da ALBA foi visto, em tom mais incisivo, falando com os dois parlamentares que, ao que parece, vão "segurar a onda" nas críticas ideológicas a partir de agora.


O chupetinha da Bahia
Nikolas Ferreira tem causado nacionalmente pelos seus posicionamentos explosivos e debochados, rendendo-lhe o apelido de chupetinha. Seria Diego Castro o "chupetinha" baiano?

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp