Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: O golpista do Tinder

Reprodução/Redes sociais/Divulgação
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais/Divulgação

Publicado em 10/02/2022, às 05h55   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

A vida imita a arte e vice versa. Das telas do streaming para a capital baiana, um conhecido empresário da terrinha vem sendo apelidado de Golpista do Tinder. Isso mesmo! Só que no caso dele, as vítimas são escolhidas pelo Instagram, no famigerado direct. A mais recente, uma moça da sociedade minúscula da cidade, foi fisgada pelo galã de quinta em um famoso restaurante da Ladeira da Barra. Passados 30 dias com o picareta, a máscara começou a cair. Durante uma tradicional festa de réveillon, em Praia do Forte, o golpista foi abordado na frente dela por um grupo de três rapazes que cobrava uma quantia que ele havia tomado emprestado do pai de um deles. Bafafá armado no camarote: ele tratou logo de abafar o caso e prometer que pagaria logo no início do ano. A moça não desconfiou e engatou o love com o rapaz. Foi aí que ele deu o golpe nela e na familia pedindo 100 mil reais emprestado, com promessa de pagar no fim do mês com juros e tudo mais. Fato é que já estamos em meados de fevereiro e ele simplesmente não mais responde a moça. Sumiu feito ninja na fumaça e nem mais na ala gourmet de um shopping local, onde ele era habitué nas mesas com vinho e mariscos finos, não aparece mais. A moça procurou a NSP para explodir o caso, e a convencemos a aguardar a próxima coluna. O fato é: gato escaldado tem medo de água fria...fica a dica.

Empreiteiro fantasma

Uma famoso empreiteiro acostumado a ganhar todas as obras de Salvador anda meio sumido. O rapaz, depois de um puxão de orelha dos órgãos competentes, mergulhou literalmente. Vive pelo Litoral Norte do estado ou pelas belas águas da Baía de Todos os Santos, sempre mergulhando. O jovem ganhou o apelido da turma de “empreiteiro fantasma”.

A agitação antes da queda

O governador Rui Costa foi pego de surpresa com a carta de desligamento de Nestor Duarte. Há quem diga que o petista estava pensando se iria derrubar ou não o chefe da Seap do cargo. Mas a pressão estava violenta para envergar no sim. Jaques Wagner não tensionou, mas os emissários não paravam de movimentar os bastidores.

Rei morto

Com a história de rei morto, rei posto, o PSB, barriga de aluguel de Nestor para ter o posto avalizado por Nilo, já se mobiliza para realmente ter o posto.

Queda em fúria

Marcelo Nilo assistiu à queda de Nestor com fúria e sangue nos olhos. Suas primeiras palavras após a exoneração do aliado foram em um tom nunca visto até então: “Jaques Wagner e Rui Costa são uma fraude”.

Que baixaria

Marcelo Nilo marcou o noticiário político dessa semana não somente pelas negociações que está tocando para mudar de lado, mas pela troca de farpas com o deputado Alex Lima na segunda no programa BNews Agora, na Piatã FM. A troca de acusações descambou para ataques pessoais e de foro íntimo. Há tempos não se via tanta baixaria na política baiana. Que feio!

Gingado

Outra cena que ganhou destaque esta semana foi o treino de boxe do governador Rui Costa. A qualidade do gingado do correria é de impressionar, #sqn.

Disputa de azuis

O PP ainda alimenta esperança de Rui na chapa para Leão ser governador. Não largaram o osso sobre o assunto. A briga entre os azuis da esquerda baiana tá quente nos bastidores. Otto Alencar já trata como certa sua cadeira na chapa.

Ducha fria

Diante do calor do verão baiano, o governador Rui Costa (PT) resolveu dar um senhor banho de água gelada na até então secretária de Saúde em exercício, Tereza Paim. Segurando as pontas à frente da Sesab desde a tumultuada saída de Fábio Vilas-Boas, a médica neonatologista já sentia o gosto da efetivação, mas viu o chefe do Palácio de Ondina tirar o doce da boca da criança e passar a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro, à sua frente, na última sexta (4). Paim, agora, volta para a condição de subsecretária e a chefia da Secti, deixada por Pinheiro, deve entrar na mesa das negociações por apoio político.

Brunossauro

Ainda rende nas redes os memes e trocadilhos com o prefeito Bruno Reis em associação aos novos dinossauros que ele anunciara para o parque de Salvador. Mas agora o material virou munição nas mãos do PT nos protestos contra o aumento do IPTU. Bruno já está sendo chamado até de Brunossauro Rex! A turma não perdoa.

Verdes colados com Reis

A movimentação nacional de aproximação entre o PV e o PT provocou imediata reação dos verdes na Bahia. Em Salvador, integrantes da sigla se movimentam nos bastidores e montaram uma verdadeira força tarefa para garantir que o partido permaneça no grupo liderado por ACM Neto e Bruno Reis. Fontes do Palácio Thomé de Souza garantiram à Coluna Na Sombra do Poder que, com ou sem federação, o comando da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência irá mudar. O martelo já teria sido batido e quem assumirá a pasta será uma pessoa técnica, próxima ao prefeito, para que a Secis (considerada uma secretaria estratégica para a gestão) volte a ser destaque e tenha o protagonismo de outros tempos.

Deputados Vacina

A façanha de um vereador de Cruz das Almas levou três candidatos a deputado federal a serem chamados de “Vacinas de Covid”. A figura, conhecida por Renan de Romualdo, está fazendo acordos com Deus e o mundo pra viabilizar sua pré-candidatura a deputado estadual. Quando perguntado sobre qual dos três será o seu federal, ele responde com um largo sorriso que já tomou três doses: a CoronaFábio, a Elmarzenica e Carlettophizer! Mas diz que só vai se definir mesmo quando tomar a quarta dose. A aposta na é se ele vai repetir alguma das três que já tomou ou se aparecerá uma nova de outro laboratório!

Corneta dupla

O deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), torcedor do Vitória, lançou uma “corneta” dupla nas redes sociais. O parlamentar rubro-negro usou o Twitter para criticar o atacante Neto Baiano, que marcou época no time do Barradão e desembarcou no norte da Bahia, recentemente, para defender as cores da Juazeirense. “Neto Baiano ainda insiste em jogar futebol?”, lançou o tucano após o centroavante desperdiçar um pênalti em uma partida do Baianão. A corneta deve ter ferido o ego do colega de Geilson, deputado estadual Roberto Carlos (PDT), que preside o Cancão de Fogo e fez o maior alvoroço para anunciar a contratação de Neto Baiano na sua rede social pessoal.

Se reposicionando na selva

O deputado Abílio Santana foi visto em um tradicional hotel em Brasília com a cúpula do PSC. Estavam o presidente nacional e o presidente estadual da legenda, Heber Santana. As imagens que a NSP teve acesso do encontro, não divulgado oficialmente, abrem brecha para uma possível filiação do deputado bolsonarista ao PSC, e sua consequente saída do PL - que hoje é ninho bolsonarista. Apesar de apoiador do presidente, o “Leão da Bahia”, como ele se intitula, está se reposicionando na selva política porque tem compromissos locais a honrar com ACM Neto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp