Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: O Tavares de Praia do Forte

Reprodução
Os bastidores do poder  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 04/01/2024, às 05h30   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

O Tavares de Praia do Forte
Um famoso empresário da pseudo sociedade baiana mais uma vez deu vexame no réveillon de Praia do Forte. Após tomar todas na casa de um empreiteiro famoso, deu xilique ao tentar invadir o camarote da festa sem credencial. Como os produtores da festa já o conhecem de velhos carnavais e camarotes, trataram de baixar a poeira e acomodaram o "barriguinha" no front stage, longe dos caciques que ele queria bajular. Lembrando o brilhante personagem de Chico Anysio, Tavares abraçou-se a uma garrafa de Orloff e foi curtir a sofrência de Jorge e Mateus com sua amada.

Deputado Xiliquento
Sempre acostumado a esbravejar na ALBA, falando, cuspindo e pegando nas pessoas, o nobre deputado passou maus bocados na festa do Yacht Club. Após gritar com os atendentes do bar exigindo mais um "chorinho" na sua dose, passou a reclamar contra a diretoria atual e deu xilique com ares de Clovis Bornay na Sapucaí. Menos, deputado, menos caboclinho...

Pega Rex
Um vereador da capital baiana, acostumado a ser chamado de pitbull no plenário, parece que desta vez perdeu a mordida. Inconformado com seu “dono” ter sido preterido pelo seu grupo ao concorrer a uma vaga ao Thomé de Souza, começou a disparar (latir) pelos quatro cantos da casa do povo contra alguns caciques locais. Como cachorro que late muito e não morde ninguém, ficou ridicularizado entre seus pares e botou o rabinho entre as pernas para curtir um passeio tropical. Dessa vez, o Rex da Câmara Municipal de Salvador latiu fininho demais.

Olho no mandato
O ano virou, mas o PP tem registradas muitas imagens do deputado federal Neto Carletto não somente em eventos do Avante, mas também pedindo filiações à sigla, atualmente presidida por Ronaldo Carletto (ex-PP). O partido está na base de Jerônimo (a única exceção admitida é na capital, onde João e Cacá Leão apoiam Bruno Reis), mas os progressistas dizem que estar na mesma base não justifica infidelidade partidária. Essa seria a tese utilizada para, em caso extremo, porém considerado, requerer o mandato do parlamentar. Será que Neto Carletto será mais discreto a partir de agora? Outros também esperam lealdade: uma primeira-dama de importante cidade da RMS, que esperava 6 mil votos em Eunápolis na disputa pela Alba, não contou com o empenho do então candidato e obteve pouco mais que 550. Então, Carletto precisa andar na linha.

Frete seco
O frete seco do prefeito Bruno Reis endereçado à cantora Anitta ganhou seu espaço na imprensa de todo o Brasil, assim como o aviso de Ivete Sangalo para o comandante do Executivo soteropolitano: “Abre o olho, prefeito”.

Assim não dá!
O Festival da Virada foi um sucesso. Contudo, algumas coisas precisam ser revistas. Uma delas é o trio elétrico estacionado no meio da Arena Daniela Mercury. Quem estava ao fundo nem sequer podia ver o palco direito, conforme registro abaixo captado pela equipe do BNews.


Dança das cadeiras 1
A Câmara Municipal de Salvador se prepara para um 2024 bem corrido devido às eleições municipais. Diante disso, a Casa do Povo já deu início ao jogo das cadeiras, como é de praxe todo começo de ano. Porém, dessa vez, os holofotes estão mais voltados para lá. O vereador Sílvio Humberto vai assumir a liderança de oposição no lugar de Laina Crisóstomo. Agora, resta saber como vai ser a atuação do edil, que é uma figura mais calma e centrada, nessa nova função. Diferente do colega, Laina é dona de uma personalidade mais forte e, por isso (também), ganhou bastante destaque na Casa. Será que isso vai pesar nas decisões que serão tomadas por lá ao longo deste ano? Qual atuação será mais contundente? Vamos acompanhar para saber...

Dança das cadeiras 2
O ano mal começou e a Assembleia Legislativa da Bahia já se movimenta sobre possíveis trocas de cargos. Boatos de que possa existir um novo líder da oposição na Casa e até um líder do governo. Lembrando que recentemente existiu a conversa de deputados interessados em ocupar as vice-presidências da ALBA. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Prêmio de consolação
Preterido mais uma vez na corrida eleitoral pela Prefeitura de Salvador, essa escolha de Silvio Humberto agora soa mais como prêmio de consolação. Bem fez Moisés Rocha, que jogou tudo para o alto e agora assiste de camarote toda a confusão no grupo petista baiano.

Holofotes do Bonfim
A tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim está chegando e, com isso, os políticos baianos já se movimentam para mostrar seus pré-candidatos ao povo. O atual prefeito promete levar a patota toda da prefeitura e parece que o "herdeiro" também vai marcar território. Já o "líder" vai ter que se esforçar para colocar a militância de esquerda ao lado dele... Quinta-feira que vem promete!

Baixa prevista?
Tem vereador do PT soteropolitano tão irritado com o fato de não ter um nome do partido para disputar a Prefeitura de Salvador em 2024 que já avalia tentar a reeleição por uma sigla que seja mais competitiva. O mais complicado, considera o petista, é manter a perspectiva de eleição sem o número do partido na majoritária.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp