Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder:  Patricinha do Vexame

Reprodução
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 02/06/2022, às 05h50   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Uma famosa socialite da nova safra de Salvador, em uma movimentada festa no final de semana, deu um tremendo vexame lá para às 3h da manhã. A moça, que já tinha dançado piseiro e muito forró até o chão, já descalça, andou no estacionamento dando esporro aos gritos com o pobre motorista por aplicativo. Ela o xingava e bradava pelo atraso do jovem condutor. Ao final, ela abriu a porta, entrou no fundo do carro e apagou. Os seguranças da festa precisaram ajudar a moça a colocar o cinto e fechar a porta do veículo. Que vexame, hein, mocinha, que vexame! 
Covidados
Covidados
Neste fim de semana, a capital baiana recebeu uma megafesta de aniversário de um jovem empresário do mercado financeiro local. O regabofe reuniu celebridades do meio político baiano e de outros estados e muitos artistas. O ponto alto da festa se deu após um fantástico buffet com muito chivas 18 anos e champagne para dar e vender. Há quem diga que o orçamento da festa passou de R$ milhão. Ao som de Xand Avião, a turma se esbaldou, mas a novidade veio no dia seguinte: vários participantes da festa amanheceram com tosse e sem paladar. Resultado: covid. Entre os contemplados, estavam o senador Jaques Wagner, do PT, e o deputado federal, Adolfo Viana, líder dos tucanos na Câmara Federal. A turma que não deixa barato e não perde a gozação, passou a chamar os participantes do evento covidados ao invés de convidados. O covid está no ar!
Mago das emendas
mago
Um veterano parlamentar baiano vem sendo apelidado por colegas e prefeitos do estado como o “mago das emendas”. Mas calma, não é que ele seja um mágico ou até mesmo discípulo de Harry Potter. O fato é que o desengonçado parlamentar tira de sua cartola emendas vultuosas para aplicar em municípios com bandas, palcos e muito, muito arrocha e piseiro. A turma do Ministério Público já está de olho nele.
Deputado bebum
  Deputado bebum
Em uma das festas que movimentou a sociedade baiana, na mesma que a patricinha deu vexame, um deputado chamou atenção pelo seu alto nível etílico. O rapaz dançava de baixo pra cima até o chão, subia e descia, incomodando alguns convidados do regabofe. Além disso, ele falava cuspindo e pegando nas pessoas. Muitos convidados reclamaram a NSP sobre o estado dele. Será que virou o João Canabrava? Menos, deputado, menos...
Presença inusitada
presença
Chamou atenção na posse do desembargador eleitoral Pedro Rogério Castro Godinho no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) a presença do ex-prefeito de Salvador ACM Neto sentada à mesa. As boas línguas queriam saber qual o papel dele ali, já que hoje encontra-se sem cargo eletivo para compor a mesa. Será que é somente amigo?
Festas de arromba na cidade
farra
Duas megafestas de dois grandes empresários movimentaram o final de semana passada. De um lado, Xand Avião, muito chivas e políticos dançando piseiro até o chão. Do outro, muitas personalidades da sociedade baiana ao som de Bell Marques, vinho espanhol e muito lobby para dar e vender. Salvador já pode entrar no rol das capitais mais badaladas do País. 
Tudo por um flash
flash
Um casal de políticos baianos chamou atenção em uma dessas festas. Isso porque, a todo momento em que passava uma autoridade ou personalidade, o casal puxava para perto de si pedindo fotos e selfies. Um importante cacique do governo baiano queixou-se a NSP, que ao passar para ir ao banheiro com sua esposa foi fisgado pelo casal hollywoodiano e não teve como fugir do flash. Horas depois, ele foi para nas redes sociais dos políticos. Vai gostar de flash assim longe.
Deputado comedor
Na semana passada, um fato chamou atenção da política baiana. Em um diálogo pra lá de republicano, o deputado Arthur Maia fala ao pé do ouvido do deputado Mário Negromonte Jr que ele estava “comendo” todo mundo do extremo sul, inclusive uma prefeita. O rapaz, assustado, de pronto negou. Mas, a cena foi parar o noticiário local e até nacional. Ficou a pergunta no ar: quem seria a prefeita do extremo sul que o deputado estaria “comendo”? Pegou mal, hein, deputado? Pegou mal.
Até tu, Robinho?
Informações chegadas a NSP dão conta que no município de Nova Viçosa, onde a atual prefeita é esposa do deputado estadual Robinho, ex-aliado do governador, que o Modus Operandi do parlamentar está assustando dezenas de comerciantes e empresários baseados ali. Tapas na mesa, gritos e um pressão desenfreada o tornaram persona non grata no longínquo município. As eleições estão chegando e alguns desses empresários prometem deixar a atividade na cidade caso continuem sendo “pressionados” e deliberadamente “açoitados” pelo parlamentar progressista. A NSP deixa uma pergunta do ar: Até tu, Robinho?
Colado
neto
Apesar de dizer que não dará palanque a Luciano Bivar nas eleições da Bahia, ACM Neto cumpre suas obrigações partidárias. O ex-prefeito de Salvador esteve no palco durante o lançamento oficial da pré-candidatura do pernambucano à presidência da República.
Aproxima?
Quem continua com o sonho de fazer uma aproximação com o União Brasil é o próprio presidente Jair Bolsonaro. Ele fez um aceno público ao partido de ACM Neto durante entrevista na terça-feira (31) e falou abertamente que, apesar da decisão do partido em lançar candidatura própria, "gostaria que ele [Bivar] viesse conosco" e ainda afirmou que o pernambucano tinha um sonho de concorrer à presidência da República como vice de Bolsonaro quando os dois eram colegas de legenda no extinto PSL. Será?
Chorando no pé do TRE
E o União Brasil, partido do ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo, ACM Neto, recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para não ter o nome de seu líder na Bahia associado ao presidente Jair Bolsonaro, que já declarou que gostaria que Luciano Bivar estivesse junto com ele nessa eleição em um aceno ao partido em Luís Eduardo Magalhães. Ora bolas, até poucos dias atrás, Neto dizia que não dava ousadia para o que os adversários diziam sobre o assunto e agora foi chorar no pé do caboclo, vulgo TRE. 
Cronometro contando
rui
Ainda em LEM, o governador Rui Costa subiu o tom contra seu desafeto nacional, o presidente Jair Bolsonaro. O governador chamou o Presidente de palhaço e desqualificado e disse que não vê a hora de se livrar de Bolsonaro.
De estoque de vento a pesquisa como rampa e elevador
Quem não se lembra daquele discurso da ex-presidente Dilma ao falar que o Brasil precisaria "estocar vento", ou aquele do "nem ganhar nem perder"? Pois é. Em Luís Eduardo Magalhães, o governador Rui Costa também se embaraçou ao tentar explicar o desempenho de seu pupilo, Jerônimo Rodrigues, nas pesquisas. Rui comparou o crescimento do ex-secretário a rampas e elevadores, se embananou todo e depois comparou a pesquisa a uma caixa de areia molhada. Será que Rui Dilmou no final do mandato?
Sangria no social
Entre as principais reivindicações dos manifestantes que fizeram, na semana passada, um protesto em frente à Secretaria de Promoção Social da Prefeitura de Salvador está um posicionamento da gestão diante dos inúmeros casos de assédio moral que pipocaram na pasta municipal. De acordo com servidores que protestaram, uma das diretoras já acumula nove acusações formais de trabalhadores. Fora os que não tiveram coragem de denunciar. Ainda segundo os servidores, as denúncias já teriam chegado ao prefeito Bruno Reis e da alta cúpula do Thomé de Souza, que avaliam como estancar a sangria em uma pasta estratégica da prefeitura num ano eleitoral.
Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags