Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Penélope Charmosa

Imagem Na Sombra do Poder: Penélope Charmosa
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 08/06/2023, às 05h50 - Atualizado às 15h35   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Uma funcionária do alto escalão da prefeitura de Salvador vem sendo apelidada de Penélope Charmosa. A moça, em pouco espaço de tempo, saiu de um cargo pífio para um posto de alto relevância na gestão Brunista. Pelo estilo de se vestir, gostos refinados e o estilo paty-barbie, a moça ganhou esse apelido nos corredores. Tem político graúdo de olho nela. E pelas informações que chegaram a NSP, ela está separada.

Entre facas e espadas

A briga entre Leo Prates (PDT) e Ana Paula Matos (PDT) pela vice de Bruno Reis (União), em 2024, está cada vez mais firme nos bastidores. Apesar de publicamente negar o desejo quando perguntado pela imprensa, "atrás das cortinas" o ex-secretário de Saúde já estaria em campanha para garantir o posto, pensando em 2028. No entanto, a atual vice-prefeita e atual ocupante da SMS não tem deixado barato e também já entrou em campo, chegando a afirmar, em entrevista recente, que ninguém vai empurrar ela da cadeira. Entre facas e espadas, só resta saber quem vai levar essa vice de Bruno. Pode ser tudo como pode ser nada. De olho nessa disputa estão outras legendas, como o Republicanos.

LÉO E ANA


Assessoras do Show Business

Duas famosas assessoras de parlamentares baianos vêm sendo acusadas por empresários do ramo artístico de negociarem shows de bandas com prefeitos. A denúncia já chegou nos corredores da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Logo, logo, o Ministério Público (MP-BA) vai entrar no assunto. Elas estão “apertando” prefeitos para colocarem suas bandas, ou seja, "indicando". Será que trocaram a profissão de assessoras parlamentares por assessoras de bandas? Toma vergonha!!!!

assessoras

O último que sair apague a luz

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), ficou ensandecido ao ver a vice dele em 2022, a empresária Ana Coelho, casada com o deputado estadual Tiago Correia (PSDB), posando para fotos ao lado do petista, durante o Arraiá do Galinho. Ao ver as imagens, o candidato derrotado ao Palácio de Ondina teria ficado louco de raiva, ainda mais em um momento no qual o PSDB vem estreitando as conversas com o PT para dar suporte ao governo Jerônimo. O último que sair, apague a luz.

jero

Cadê eles?

Com a agenda do presidente Lula (PT) na Bahia, na última terça-feira (6), além do lançamento do São João da Bahia, no mesmo dia, o que menos se viu foram os deputados estaduais trabalhando nesta semana que foi mais curta devido ao feriado de Corpus Christi. Sessões ocorreram na segunda e terça-feira. No primeiro dia, apenas três parlamentares estavam presentes em plenário, com o evento tendo pouco mais de dois minutos. No segundo, a situação foi ainda pior: com as ações do Governo do Estado e a presença de Lula em Luis Eduardo Magalhães, não tinha ninguém no plenário. Assim fica fácil "lutar pelo povo", né deputados?

alba

O prefeito poeta

O prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo, tem promovido alguns momentos, digamos, inusitados. O político, conhecido como "o prefeito poeta", tem encantado a todos com a paixão pela poesia. Em qualquer lugar que vá, no meio de qualquer discurso, ele declama um verso, deixando todos surpresos. Em todo evento que participa com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), é certo que um novo poema será declamado. O dom, inclusive, já até encantou a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Outro ministro que também se emocionou com o prefeito inspirado no "poeta dos escravos" foi o ministro Rui Costa, durante a passagem de Thiancle pelo Palácio do Planalto.

prefeito

Quebrar jejum

2024. Esse é um ano que promete ser agitado na capital baiana e que pode ser marcado por uma mudança importante no Palácio Thomé de Souza. Muitos são os nomes que estão querendo ocupar aquele espaço pelos próximos quatro anos e as motivações são variadas, mas uma delas tem ganhado força na voz da pré-candidata Olívia Santana. A deputada tem pautado bastante a possibilidade de uma mulher preta ser eleita para a Prefeitura de Salvador e "quebrar esse jejum" racial. Mas será que vai vingar ou teremos mais um pleito em que, no final, o bastão vai ser passado mantendo a mesma paleta de “cores de pele” ocupando aquele cargo? Fica aí o questionamento.

olívia

Olha a hora, Jero...

Antes pontual, o governador Jerônimo Rodrigues tem dado chá de cadeira na imprensa baiana durante as pautas do Governo do Estado. “Falta de respeito”, “De novo isso?” e “Não é possível!”, são frases que se tornaram rotineiras entre os jornalistas que precisam esperar pela chegada do petista aos seus compromissos. Seria essa uma herança do seu antecessor, “Rui Correria”, que, ao contrário do que diz o apelido, se movia a passos de tartaruga para chegar aos eventos e também deixava o povo esperando? Aí não pode, né? Olha a hora, Jero...

jero

O próximo

Os deputados federais, em regra, adoram Arthur Lira. Até os governistas. Só que o mandato dele como presidente da Câmara se encerra em fevereiro de 2025, sem possibilidade de reeleição. Ainda tem muita água para rolar, mas o que mais se fala nos bastidores da política é que o provável sucessor de Lira na presidência da Casa é o deputado federal baiano Elmar Nascimento, o rei do falecido orçamento secreto.


Homens de confiança!

A relação é excelente. Lira costuma ouvir Elmar antes de fazer algumas escolhas. O também baiano Arthur Maia, por exemplo, é ligado a Elmar e volta e meia é escolhido para conduzir pautas importantes da Casa. Foi o relator do Marco Temporal e é o presidente da CPI do 8 de janeiro. A relatoria da reforma administrativa desenhada pelo governo Bolsonaro também era ele. É basicamente o homem de confiança do homem de confiança do homem que manda.

lira


Balançou, mas não caiu!

Elmar também é quem manda na Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), mesmo não tendo, ele próprio, um cargo por lá. O deputado, porém, indica presidente, diretores e muito mais. Já era assim no governo Bolsonaro e continua na administração de Lula. Quase virou ministro lulista, mas acabou contraindicado por petistas baianos. Houve também quem quis tirar Elmar da Codevasf. Ele até chegou a balançar, mas mexeu seus pauzinhos e não caiu. O homem é forte.


Arrependido

Tão forte que até o ministro inicialmente apresentado como o braço direito de Lula está sofrendo processo de fritura. Rui teria atuado contra Elmar na Esplanada dos Ministérios e, por esse e outros motivos, agora está sofrendo forte pressão de Lira e seus aliados. Chegaram até a pedir a cabeça dele, em uma possível substituição por Haddad. Hoje, o ministro se arrepende de ter vetado Elmar no governo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp