Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Professor Astromar

Geraldo Modesto/TV Globo
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Geraldo Modesto/TV Globo

Publicado em 30/11/2023, às 05h30 - Atualizado às 05h30   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Professor astromar

...mistérios da meia noite… Quem não se lembra do estranho professor da novela Roque Santeiro? Sempre esquisitão, o rapaz assustava o telespectador brasileiro apenas ao aparecer na tela da TV. Pois bem, em Salvador, temos um advogado de formação com rosto assustador, feições grossas e sempre bem vestido. A figura “astromar” soteropolitana dentre algumas habilidades jurídicas, também atua no ramo do “lobby” exacerbado na capital baiana. Frequentador de um restaurante de carnes na Avenida Tancredo Neves, nosso personagem chega sempre acompanhado de alguma “otoridade”, seja do Legislativo, seja do Judiciário ou até mesmo de uma associação famosinha na “city”. O possante preto luxuoso é a sua marca, ele desfila em frente ao luxuoso “açougue” e o entrega ao manobrista de plantão. Sempre gesticulando, ele passa em algumas mesas e distribui gracejos a alguns clientes locais. Sua “monocelha” terrivelmente assustadora anda sempre alinhadinha, feita à mão em um shopping próximo. Acusado pelas autoridades do Judiciário baiano de algumas peripécias em um passado bem próximo, finge demência e acaba de adquirir um baita apartamento em uma Mansão na Vitória. Fontes da NSP afirmam que a turma da camionete preta dourada já anda monitorando o personagem há algum tempo e que seus próximos passos seriam na Papuda. Será que nosso “astromar” vai virar lobisomem e escapar pelos matagais de Praia do Forte? Cenas do próximo capítulo.

O dono da lancha

nsp


Um legislador baiano aproveitou a chegada do verão antecipado e comprou uma possante lancha para navegar na Baía de Todos-os-Santos. A barca chegou na Marina da Contorno com pompas de estrela do local. Equipada com uma “boite” a bordo, a venenosa do mar promete sacudir o verão na Penha e na Gamboa, com muitos amigos pelas aquelas bandas, o que não vai faltar é caroneiro e pongueiro de plantão para guiar o “homem do povo” pelos mares baianos. E haja emendaaaaaaa.

Estranho no ninho

nsp

É muito comum aliados prestigiarem os eventos realizados pelo governo do Estado e pela prefeitura. Nestas pautas, muitos aproveitam para “fazer conteúdo” para as suas redes sociais e engajar o eleitorado. O que causa estranheza é a presença de oposicionistas. Um exemplo foi a presença do deputado estadual Tiago Correia, ferrenho opositor da gestão petista na Alba, em um evento de Jerônimo Rodrigues. A presença do parlamentar na pauta causou estranheza de alguns presentes. Ao perceber que teve a sua presença notada, o parlamentar logo deu o zigue e deixou o evento.

Zero pronunciamento

A posição de senadores baianos sobre ser a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que limita decisões individuais de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), tem causado confusão e estresse entre os parlamentares. Boatos inclusive que o presidente de um partido muito importante tem fugido do assunto afirmando que não tem o que comentar. Agora resta a dúvida, será que é isso mesmo ou medo de ser cancelado?

Pelas portas do fundo

nsp

Apesar de serem pessoas públicas, muitos políticos têm mania de fugir da imprensa, como no caso de um deputado específico que já é conhecido por toda vez que aparece na ALBA fugir pelas portas do fundo para não falar com ninguém. Será que ele terá o mesmo comportamento quando precisar se reeleger? Aguardando as cenas dos próximos capítulos.

Sai para lá

Claudia Oliveira está realizando uma operação "sai para lá" após uma notícia ter circulado em sites do extremo sul da Bahia de que ela poderia ter o apoio de Jânio Natal (PL), atual prefeito de Porto Seguro, para concorrer à prefeitura em 2024. Assessores da parlamentar têm ligado para sites e, inclusive, entraram em contato com o BNEWS para dizer que o suposto apoio de Jânio é estratégia da oposição para enfraquecê-la. "Jânio está em terceiro nas pesquisas e quer colar o fracasso dele em Claudia", disse um assessor da parlamentar. Há algumas semanas, o presidente estadual do PL, João Roma, afirmou que Jânio disputaria a reeleição; o prefeito, inclusive, em 2022 fez campanha para reeleger Jair Bolsonaro. Esse seria mais um motivo querer distância do gestor.

De Porto à capital

nsp


Quem quer se aventurar em Salvador, após passagem pela gestão de Porto Seguro como secretária da Saúde e depois como candidata ao Senado em 2022, é a médica Raíssa Soares. A vice-presidente estadual do PL já não encontra tanto espaço em Porto Seguro - e nem clima - após o prefeito Jânio Natal tecer elogios a Jerônimo Rodrigues e, em recente passagem por Salvador, disse que toparia ser vice de Bruno Reis. Nesta semana, o presidente do PL anunciou apoio à reeleição de Bruno Reis. Será que Doutora Raíssa quer ser vice e também secretária de Saúde de Salvador? Durante a pandemia da Covid-19, quando era secretária de Saúde em Porto Seguro, ela defendeu o kit-Covid.

A disposição de Thiancle

nsp

Após perder as eleições para presidência da UPB, Thiancle Araújo não perde sequer uma inauguração de quebra-molas feita pelo governador Jerônimo Rodrigues. Ele está em todas, sempre pousando para fotos e disposto para a imprensa. A UPB não colou, mas eleições municipais é logo ali. Aliás, quem sabe um cargo melhor do que Prefeitura? Disposto ele está.

O presidente trolador


Sempre espirituosos, Adolfo Menezes resolveu trolar os deputados tanta da situação como da oposição, durante a sessão plenária da última terça-feira (28). No tradicional anúncio dos projetos em votação, Adolfo jogou uma “PEC da eleição em votação. Aprovada” e os deputados por alguns segundos ficaram sem ar. É claro, que o coro da maioria tem engrossado pelo nome dele, mas no fundo ninguém quer ser pego de surpresa. Afinal, com as eleições municipais, partidos gigantes podem diminuir e o cenário pode se reorganizar. A conferir!

A ‘fuga’ do novo ‘Correria’

O governador Jerônimo Rodrigues parece que decidiu assumir e fazer jus à alcunha de seu antecessor, Rui Costa, o qual ficou conhecido como Rui ‘Correria’. Mas, agora, não é exatamente no bom sentido. Após deixar a imprensa esperando em pé por mais de duas horas em um evento para sancionar a lei que institui o programa Bahia Sem Fome, Jero saiu correndo sem dar uma palavra e deixou os repórteres comendo poeira. Se tinha outro compromisso, porque não reduziu um pouco o discurso – que se estendeu mais do que o necessário – para falar com os jornalistas que se deslocaram para falar, principalmente, com a maior autoridade presente no local? Bora rever isso aí, ‘Correria’?

‘Pacotão’ do pivete do Calabar

O pivete do Calabar, ops... o prefeito Bruno Reis foi responsável por um alvoroço na Câmara Municipal de Salvador na tarde desta quarta-feira (29) após enviar um ‘pacotão’ de projetos ‘disfarçado’ em um único projeto e deixar a bancada de oposição revoltada. Batizado de ‘pacote de bondades’, as cinco matérias tratam de incentivos e acabaram sendo motivo de discordância na Casa. Alguns vereadores cobraram mais tempo para estudar as demandas e outros acusaram o gestor de tentar “maquiar” projetos polêmicos. É babado atrás de babado nessa Casa do Povo.

Estranha ausência

hgk

Para completar, o líder do governo, Kiki Bispo, não apareceu na sessão de quarta-feira. A ausência do vereador deixou o clima ainda mais intenso. Como que projetos do Executivo importantes assim são votados sem a presença dele? Pacificou? Fica aí o questionamento da NSP.

Nem sempre os bons vencem

Os deputados escolhidos por jornalistas como os destaques da Assembleia Legislativa da Bahia não são, necessariamente, os melhores. Na votação, o lobby dá de dez a zero em qualquer um dos 63 deputados. Neste ano, porém, a coisa ficou ridícula e escancarada. Teve deputado colocando assessor para implorar voto a jornalistas que cobrem o dia a dia da atividade legislativa. O lobby deu certo. Já os deputados com pudor e sem usar desse tipo de expediente, mesmo tendo bom desempenho, ficaram a ver navios.

Na corda bamba

nsp

Após cancelamento da apresentação do cantor internacional Rema no Réveillon 2024, em Salvador, a posição de Pedro Tourinho ficou bastante balançada na gestão da cultura municipal. Há quem diga que o jovem rapaz puxou muita "sardinha" para a família Gil e isso teria gerado muito ciúmes dentro do núcleo Brunista e alguns aliados teriam pedido sua cabeça.

E depois é Natal...

O governador Jerônimo já está em Dubai para participar da COP28 e, com isso, há uma pausa de pelo menos duas semanas sobre a definição de candidato a prefeito em Salvador. Jaques Wagner, em entrevista à Rádio Metrópole na terça-feira (28), adiantou que ele, Jerônimo e Rui Costa vão tratar de outros assuntos nos Emirados Árabes. Mas o senador deixou claro que, quando retornarem, precisam conversar e definir. Uma fonte socialista ouvida por esta coluna diz que o prazo pode ser estendido. "Depois de Dubai é Natal", brincou o político, entoando a frase como se fosse a Simone cantando "Então é Natal...". Então é quando? Depois do Carnaval?

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp