Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: O rei do Canudinho

Arte/BNews
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Arte/BNews

Publicado em 16/11/2023, às 05h50   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

O rei do Canudinho

Um famoso legislador soteropolitano vem sendo chamado pela turma de O Rei do Canudinho. É senhores, o rapaz não aguenta ver um canudo que já vai de vez na aspiração sem limite. Regado a gin e whisky, foi flagrado fim de semana passado em uma festinha privada, se afundando todo no canudo maldito até umas horas... Há quem diga que a história já chegou em Medellín… El patronzinho.

Um trânsito muito louco

A cidade de salvador ultimamente vem sendo comparada a Bombaim na Índia. O trânsito caótico que assola a cidade vem tirando o sono do prefeito Bruno Reis. Desde os tempos do "capitão" Fabrizzio Müller que a coisa já não vinha muito bem. Contratos com semáforos vultuosos, galerinha arisca movimentando os processos lá dentro, etc, etc... Tudo isso desencadeou no caos perfeito e a cidade deu um nó (literalmente). Cabe ao superintendente atual Decinho, como é intimamente conhecido para alguns da Prefeitura, desatar ou jogar a toalha e passar o bastão para outro afortunado, pilotar o esquizofrênico e “rico” trânsito da capital.

nsp

Chimbinha e Joelma

Pois é, minha gente, não só o estado do norte do país tem o casal famoso do Calypso. Aqui também na cidade tem uma Joelma e um Chimbinha. A dupla bem ouriçada tem trânsito livre na Alba e em algumas secretarias do estado, desfilam e abrem gabinetes como se fossem titulares. A loirinha de farmácia transita muito bem na Educação e Conder. Já nosso Chimbinha tem uns contatinhos meticulosos na saúde e na Setur... Dizem as boas línguas do CAB que a turma é meio kamikaze, sem limites para peripécias nada republicanas. Outros afirmam que tudo sempre acaba em um bom e belo sushi com saquê nas marinas da vida. É Calipsooowwwwwww.

UFC Aquático

Dois membros de um clube classe A da cidade foram a vias de fato essa semana. A turma do deixa disso correu para ajudar e, no final, sobraram noias, varas de pescar, anzóis e iscas para todos os lados. A galera do mar comenta que a confusão foi parar na 14 delegacia. Triste fato.

NSP

Bola gato cerimonial

Uma cena dantesca foi presenciada por um cacique importante em um grande evento recentemente: uma das integrantes do cerimonial foi flagrada, digamos, "chupando picolé" de um rapaz no backstage do local. Relatos enviados à NSP dão conta de que o chefão ficou horrorizado, mas não demitiu a moça. As pessoas perderam mesmo a noção nos últimos tempos, não é mesmo? Que bafão...

Massarandupió no Fiesta

Por falar nisso, sabe a Conferência da Juventude? Segundo fontes, o Hotel Fiesta, até a última terça, já tinha feito 16 notificações contra alguns dos participantes. Entre as reclamações, a galera fumando nos corredores e alguns jovens sem roupa circulando pela área do hotel... Imagine o que aqueles garotões não estavam fazendo, né? Que coisa...

Mateus Pereira/GOVBA

Desafiando a matemática parte I

A coluna NSP tenta entender o imbróglio do transporte público em Salvador já faz tempo. Uma hora é um vereador pistola cobrando, depois é ameaça de greve e a saga continua. O TRT mediou mais um dissídio e evitou mais uma interrupção no serviço essencial para a capital baiana. Fontes desta nobre coluna disseram não entender o porquê de tanto conflito entre rodoviários, empresários e a justiça. Dinheiro certamente não é o problema, porque a margem de lucro de quem está à frente dos negócios não é pequena. Fica uma pergunta: por que não tem caixa para pagar o 13º salário, FGTS e afins? Qual o motivo para a gestão municipal injetar R$ 190 milhões no setor? Essa conta tá estranha, não é? Mas a matemática é uma ciência exata… Seguiremos de barba de molho nesse tema.*O Marasmo da Alba*O governador Jerônimo Rodrigues enfrentou críticas quando tirou o ponto facultativo dos servidores. Mas ao que tudo indica, o acordo não chegou no gabinete dos deputados. Estes seguem mais parados do que a agência bancária do local nas sextas a tarde. E com um feriado no meio da semana a situação se agrava ainda mais. As comissões não têm quórum, as sessões são 'the flashs' e os deputados? Esses dos redutos eleitorais no interior não saem. Assim fica difícil.

A cozinha política

Dizem que cozinhar é terapia. Com os debates políticos repetitivos e as articulações “paradas” os políticos de Salvador aproveitaram o final de semana para divulgarem seus dotes culinários. O cardápio foi variado e cada um usou e abusou da simpatia pra movimentar as redes sociais e conquistar a simpatia dos eleitores. De olho em Feira de Santana, Zé Ronaldo armou um fogão improvisado e colocou um mocofato para jogo. Quem também dividiu o olho entre a Prefeitura e a panela foi Robinson Almeida. Após ter sido colocado como o primeiro candidato do senador Jaques Wagner, o deputado Robinson Almeida parece respirar aliviado. Com orgulho ele exibiu uma carne de sol coberta de alho picado para ninguém botar defeito. Resta saber qual o tempero que não pode faltar na composição da chapa. Perguntar não ofende!

Nova modalidade?

Que os políticos não gostam de atender telefone ou falar pelo WhatsApp todos sabem. Mas agora utilizando a modinha dos anos 2000, o famoso 'SMS' para se comunicar é novidade. Boatos que um deles, depois de muita insistência, resolveu responder através deste artifício. Agora a pergunta que não quer calar, será que com as eleições chegando essa moda pega?

Nova decoração?

Quem circulou pelos corredores da ALBA nesta semana se deparou com as portas do gabinete do deputado Vitor Bonfim seladas. Seria uma reforma de fim de ano?

NSP

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp