Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Quadrilha do mar

Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 02/11/2023, às 05h50   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Quadrilha do mar

Uma quadrilha do mar vem operando em alta pela terrinha. Começando pelo polvo, com muitos braços em várias pastas, já meteu carro de luxo e sua lanchinha na Marina. Tem o caranguejo, que gosta de andar de ré e, segundo a NSP soube, opera mais na saúde e terceirizadas. Tem também o siri, que trabalha sempre à sombra dos contratos menores, movimentando o baixo clero. Já o camarão, tão cobiçado, costuma fazer da educação sua praia privativa: vai de merenda a pequeninas obras pela city… No oceano soteropolitano, o temido Tubarão vem comendo todo mundo, com seu poderio bélico digno do Hamas. Bate nas 4 pontas do xadrez municipal, engolindo pequenos chicharros e fazendo da CMS um aquário individual, onde espana águas para todo lado. A quadrilha do mar, não gosta de carne vermelha porque sangra muito. Prefere ficar nos sashimis e atuns selados da Bahia Marina, com muito vinho e champanhe FRANCÊS.

Sem sinal

A prefeitura de Camaçari precisa dar explicações sobre a polêmica licitação de internet, que deixou a população local escandalizada. O contrato era de R$ 10 milhões com a ITS Brasil e passou para incríveis R$ 106 milhões com uma "empresa" chamada PR Net. Não bastasse isso, a reportagem do BNews registrou a sede onde funciona a tal "empresa". Como diria Vinicius de Moraes, "Era uma casa muito engraçada" localizada "Na Rua dos Bobos, número zero".

Randevu em Brasília

Uma turma bem animada foi vista entrando no BHotel, em Brasília, com umas meninas para lá de faceiras e agitadas após a posse de Ricardo Alban. O porteiro, meio mal-humorado, tratou de dar um "freio de arrumação" na turma - entre eles, um ex-político soteropolitano, três empresários de vento e um lobista de obras. As meninas, com vergonha, retornaram logo para o Uber BAG, daqueles bem grandes, tipo caminhonete, e partiram sem receber seu “agrado”. O rapaz ainda tentou esbravejar com o segurança, mas sua voz, de tão “rouca”, não fora ouvida. É amigo, sambou nessa...

O binóculo de Rui

As reuniões, conversas e negociações para a escolha definitiva do candidato esquerdista que irá disputar a Prefeitura de Salvador seguem a todo vapor. No entanto, nos bastidores da política já está mais do que claro que o jogo segue sendo conduzido por Jaques Wagner e Jerônimo. O atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, segue totalmente apagado. Sem participar das conversas, sem interferir nas decisões e com o foco totalmente voltado para Brasília, o ex-governador tem sido alvo de crítica, inclusive de alguns correligionários. Tem gente aguardando uma opinião mais firme do Correria, que sempre foi conhecido como o “cintura dura”.


Rui "Fugiria"

Deselegante é a única palavra que se pode usar para definir a postura do ministro Rui Costa com a reportagem do BNews, em Brasília, na posse de Ricardo Alban na CNI. É isso.


Conselho aos petistas

Conselho, se fosse coisa bom, era vendido e não dado, diz certo adágio popular. Mas vai aqui uma dica para os petistas que esperam, ainda em novembro, ver o nome de Robinson Almeida confirmado como pré-candidato a prefeito de Salvador não só pelo PT. Na inauguração da encosta do Alto do Cabrito, no domingo (29), parece que teve "companheiro" que esqueceu de mudar a indumentária usada no dia anterior, na plenária do partido, na Assembleia, e apareceu com praguinha e tudo, inclusive em foto oficial divulgada pela Secom. Robinson está agarrado em Jerônimo, mas os apoiadores podem desgarrar as "praguinhas" em eventos oficiais.


Cheio ou vazio?

O governador Jerônimo parece não ter percebido, na noite de quarta-feira (1º), que pouquíssimos deputados estaduais estiveram presentes  no lançamento do novo portal do Governo do Estado. A principal queixa é a demora para o pagamento de emendas - uma característica herdada de Rui? Bom, de toda sorte, o governador disse não ter percebido as ausências. Será que o atraso das emendas impossibilitou os parlamentares de encher o tanque dos veículos oficiais ou pegar um Uber?


Me ajude a te ajudar

E Tum, que foi arrumar briga logo com Manoel Vitório? Se ajude, amigo. O agro já quer a sua cabeça numa bandeja. Brigar com veteranos não é uma boa ideia...


Convite obrigatório

Nessas homenagens que estão sendo feitas na Câmara de Salvador aos ex-prefeitos, o presidente Carlos Muniz meteu a de ACM Neto para a última quarta-feira, véspera de feriadão, justamente para dificultar que tivesse quórum. A turma de Neto acionou, de última hora, os "pirus" para fazer lotar a sessão. E ai de quem não fosse...


O recado de Muniz

Inclusive, ao ver o Plenário lotado, Muniz aproveitou para mandar um recado ao atual prefeito da capital. "O ex-prefeito está com tanto prestígio... Quem está precisando disso aqui é o prefeito Bruno Reis.  Está parecendo dia de votação, quando o Executivo está precisando de 29 novos. Está prestigiada a sessão", debochou o edil.


É polícia agora?

Uma nova lei sancionada pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis, tem dado o que falar e gerou até manifestação por parte de um sindicato na Câmara Municipal de Salvador. A lei dispõe sobre a obrigatoriedade de os funcionários de postos de combustíveis informarem as autoridades policiais sobre condutores bêbados. Aí, ficam alguns questionamentos: frentista agora é policial? Por que essa obrigatoriedade para essa categoria? E porque não pensar em outras alternativas que não coloquem em risco esses profissionais? Eles terão algum tipo de proteção caso um denunciado decida revidar? Como o cumprimento dessa lei vai ser acompanhado? Pois é, caros leitores, lacunas e mais lacunas. Resta saber se a prefs vai revisar essa lei...

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp