Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Quem tem medo do doctor Clean?

Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 12/12/2024, às 06h00 - Atualizado às 06h10   Editoria de Política



Quem tem medo do Clean?
Empresários e políticos conhecidos da cidade estão sem dormir. A NSP explica: Dr Clean, como está sendo chamado um dos presos na operação da Polícia Federal esta semana, tem fama de língua solta e de não aguentar um beliscão. A turma recolheu Instagram, e mergulhou completamente do WhatsApp. Confraternizacões foram canceladas hoje e amanhã em restaurantes da cidade, tudo isso por conta do que está por vir por aí. Uma delação do Clean seria um tsunami de álcool gel para tudo que é lado e uma limpeza absoluta nas traquinagens de uma meninada que anda barbarizando na cidade e municípios vizinhos. O Dr Clean não vai perdoar.

Um vizinho em apuros
Em um famoso e luxuoso espigão da cidade, um conhecido personagem das colunas sociais tupiniquins foi visto trancado no banheiro da academia até as 8h. Ao descer para praticar sua ginástica matinal, deu de cara com quatro agentes federais no elevador. O playboy, na mesma hora, prendeu a respiração, deu aquele bom dia sem graça e tratou-se de se esconder no banheiro da academia até a turma ir embora. O porteiro, senhor Jorge, precisou ir até lá abrir a porta pra liberar o rapaz. Quem viu a cena disse que ele estava todo ensopado de suor e o shorts molhado. Esse nem precisou malhar para suar.

Homem de binóculos


Assepsia geral
A Operação OverClean escancarou um escândalo de mais de 1 bilhão e 400 milhões aos cofres públicos. Não é de hoje que todo mundo sabe quem opera o que e pra quem. Mansões faraônicas na Praia do Forte, carros de super luxo blindados com motoristas engravatados, aviões comprados à vista e cortando para Brasília e São Paulo  como se fosse uma carona para Itapuã. Fora tudo isso, prefeitos cada vez mais sem escrúpulos entregando secretarias com porteiras fechadas para gangue de empresários traquinas aprontarem à vontade. Tudo isso sob a ótica do cidadão de bem que, de mãos amarradas, não tem a quem recorrer e reza para uma das 4 mil investigações em curso da PF vá pra frente e acabe com desfechos que toda sociedade gostaria de ver. Deputados com carta branca para distribuir grana a torta e a direito, gabinetes cada vez mais abarrotados de nomeações fantasmas e outras coisitas mais. O fato é que o Estado da Bahia e o país precisam de uma assepsia nuclear para que se possa recomeçar uma nova história na política e na vida do trabalhador pai de família.

Corre corre no Horto
Com a alvorada recheada de carros da PF pelo arborizado e luxuoso bairro do Horto Florestal, quem foi para seu cooper matinal espantou-se com a quantidade de gente correndo, literalmente, pelas ruas e condomínios gigantes da região. Um gordinho passou a 20km por hora segurando a calça de moletom, em direção à avenida Juracy Magalhães e teve gente que tirou a foto da cena inusitada. Dizem que as autoridades federais já pretendem montar uma base pelas redondezas. Ah se a moda pega...

Vista panorâmica de Salvador


Vem aí operação “The book is on the table"
A NSP ficou sabendo por algumas figuras que circulam em Brasília que uma operação avassaladora está por vir. Uma galerinha que está mexendo com livros (de novo) e bandas não perde por esperar. Vai ter muita gente pulando de píer nesse verão para fugir. The book is on the table..

#CadêThiagoDantas
Caiu como uma bomba a informação da citação ao secretário municipal de Educação, Thiago Dantas, na operação Overclean, que investiga desvios e fraudes em processos licitatórios na Bahia e em outros estados. Fontes ouvidas pela coluna apontam que o caso colocou a última pá de cal nas pretensões dele de se manter na secretaria. Não adiantou a romaria de servidores e professores na Câmara. Com cartazes e pedidos insistentes, a claque entoava o coro pela permanência de Thiago após a reforma administrativa na gestão de Bruno Reis. O sumiço de Thiago e a exoneração do diretor preso na operação parece que deram o tom do que deve acontecer nos próximos dias. 

Thiago Dantas, secretário municipal

Sem Pauta I
Por falar em sumiço, causou estranheza a ausência de Bruno Reis no anúncio do programa de fortalecimento das artes cênicas para 2025. Mesmo com o anúncio e o convite de cobertura do evento por parte da imprensa, ele deixou os repórteres a ver navios e não deu as caras. Questionada, a Secom se limitou a informar somente que houve uma "mudança de agenda". O desaparecimento de Bruno aconteceu no mesmo dia em que a operação Overclean foi deflagrada. 

Sem Pauta II
Bruno até apareceu no dia seguinte. Na quarta-feira (11), participou de duas pautas: entrega dos certificados para os alunos dos cursos de qualificação profissional do Senac em parceria com a Prefeitura de Salvador e Inauguração de um restaurante popular em Vida Nova. Engraçado que nenhuma das pautas houve o convite para a imprensa fazer a cobertura. Só quem apareceu por lá foi a patota de secretários e correligionários que tentam uma vaguinha no primeiro escalão municipal. No palanque, silêncio sobre a operação. Estaria o pivete do Calabar, como bom capoeirista, se esquivando de algum mal-estar com a imprensa?

Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!

Não tem envolvimento
Apesar de Bruno ter despistado a imprensa após a eclosão da Overclean, em momento algum o gestor da capital é citado na operação, mas o constrangimento de ter um aliado de primeiro escalão citado em uma operação policial de grande repercussão deve ter afetado o gestor municipal. A saída de Thiago Dantas já era dada como certa e deve ser confirmada; o diretor da SMED com suposto envolvimento na Orcrim foi rapidamente exonerado. O prefeito está em processo de arrumação com urgência da casa. Um aliado do prefeito disse à NSP que uma limpa na Secretaria da Educação seria uma boa resposta diante das insinuações. A Overclean tem causado silêncio de quase toda a classe política baiana, de todos os lados.

Prefeito Bruno Reis durante coletiva

Se fazendo de doidos?
Após o atual secretário de Educação, Thiago Dantas, ser citado na operação, o PSDB, que já afirmou pleitar a pasta, agora prefere não só ficar em silêncio por conta da situação, mas também 'negar' que exista o interesse no cargo. Estratégia ou desistência? Fica aí o questionamento.

Mais peças no tabuleiro
Fim do mistério ou, pelo menos, de parte dele. Jerônimo anunciou trocas em seu primeiro escalão e as mudanças ocorreram na Comunicação Social, Relações Institucionais, Trabalho e na Chefia de Gabinete. Essa é uma primeira leva de modificações que já vinham sendo cantadas pela NSP e, logo, dentro do programado. Uma segunda parte das mudanças é esperada ainda antes da virada do ano para acomodar outros personagens que querem mais espaço ou quem vai chegar: ou seja, movimentações com MDB, Avante, o PP (que deve chegar e não quer pouco).

Governador Jerônimo Rodrigues em coletiva


Otto mais perto da CCJ
O senador Otto Alencar (PSD-BA) deve ser mesmo o substituto de David Alcolumbre (UNIÃO-AP) na Presidência da Comissão de Constituição de Justiça do Senado, a partir de fevereiro do próximo ano. O nome de Otto é tido como consensual entre as bancadas do governo e de oposição na Casa. A CCJ é a mais importante comissão do Senado, pois por ela passam todos os projetos que serão apreciados pelo plenário. A condução de Otto Alencar deve ser sacramentada logo após a eleição para a presidência do Senado, marcada para primeiro de fevereiro e que tem o atual presidente da CCJ, David Alcolumbre, como candidato único até o momento.

Otto Alencar, senador


Açaí pra geral
A sessão deliberativa da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados foi interrompida na manhã desta quarta (11) por um motivo inusitado. Os deputados paraenses Keniston Braga (MDB) e Joaquim Passarinho (PL) distribuíram sorvete de tapioca com açaí vindos diretos da Sorveteria Cairu, de Belém, tida como uma das 100 melhores do mundo, pelo Taste Atlas. Quem se esbaldou e terminou consumindo dois potes foi o baiano Otto Filho (PSD), que enquanto degustava a iguaria, lembrou que desde os 15 anos, quando começou a praticar Jiu-Jitsu, é fã de açaí. “Mas tenho que reconhecer que o açaí paraense é diferenciado”, revelou o parlamentar.

Elmar mais longe da base de Lula
A ida do deputado federal Elmar Nascimento para a base do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula ficou cada dia mais díficil. Primeiro, porque Elmar votou contra o regime de urgência do pacote de gastos do governo Lula para o ano que vem, o que desagradou e muito os petistas. Além disso, um dos alvos da operação Overclean, que apura um esquema de desvios de emendas parlamentares e convênios do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), é primo do parlamentar e foi secretário-executivo da prefeitura, que é comandada pelo irmão de Elmar, Elmo Nascimento. Embora os aliados digam que Elmar não tenha relação com o caso, isso de alguma forma afasta a possibilidade de o governo Lula abrigar o parlamentar na sua base.

Elmar Nascimento, deputado federal


Corredores
Pegou mal a correria de Jerônimo Rodrigues diante de um questionamento de um repórter no último sábado (7), durante visita a Nova Ibiá. O governador fugiu após uma pergunta sobre segurança pública. O vídeo caiu como uma luva para os opositores. Foi compartilhamento pra todo lado. Dias depois, a correria ficou por conta de Bruno Reis, que não deu as caras para falar da operação que desarticulou um esquema criminoso que envolve União Brasil e a Prefeitura de Salvador. Com a chegada do verão, uma prática cada vez mais na moda é a corrida ao ar livre, principalmente em pontos turísticos da capital baiana, como a orla da Barra ou o Dique do Tororó. Quem sabe os dois figurões podem formar dupla e correrem juntos sob o sol escaldante do verão. A cena seria bem bonita.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp