Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Tá na Kara

Divulgação
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 18/05/2023, às 05h00 - Atualizado às 23h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

O meio empresarial baiano anda atônito com a descoberta de uma empresa que detém mais de R$ 300 milhões em contratos na Conder. Sua diretoria sempre jogou contra a gestão atual dentro e fora do campo. É sabido por todos os players locais que participam das licitações do estado, através do órgão baiano, que a ditacuja sempre leva o certame com os “pés nas costas”. Um deputado baiano afirmou que “tá na cara“ que tem algo por baixo desse angu. Como cantava Magary Lord: “estranho heim..”

Um grito de liberdade

A filiação do ex-deputado Pablo Barroso ao Avante, partido da base do governo, sacudiu as estruturas políticas do estado. Declarações do vice-governador Geraldo Junior e do novo líder do partido, Ronaldo Carleto, deram o tom ao enredo. Ambos fizeram questão de frisar que agora o postulante a uma vaga no legislativo, antigo fiel escudeiro do ex-prefeito ACM Neto terá a oportunidade de ser feliz em seu novo grupo político. Nos corredores da Alba, alguns parlamentares afirmaram à NSP que foi mais que um ato de filiação, foi um “grito de liberdade” daqueles que não se viam há tempo na Bahia.

1

O auê legislativo

Quem tava lá viu. Foi um auê a votação da proposta de reajuste para o funcionalismo público na Assembleia Legislativa da Bahia. Polícia de um lado, seguranças da Casa do outro, gradil em volta do plenário e uma peneira finíssima para autorizar quem poderia ou não acessar o local. O medo era que servidores mais exaltados tentassem contra os parlamentares. Se preocuparam tanto com os perigos externos, mas esqueceram da quantidade de deputados nervosinhos dentro da Casa. Os momentos que os seguranças precisaram intervir foram para contar os próprios deputados. Raivosos, eles gritavam contra integrantes da bancada adversária e até contra servidores que assistiam a sessão. Ou seja, o perigo, muitas vezes, vem de dentro.

2

Tá de bico

Um parlamentar da capital baiana tem demonstrado uma certa insatisfação com alguns jornalistas, inclusive do BNews, por não atenderem aos seus caprichos autoritários de querer impor o que é ou não notícia e o que é certo ou errado ser noticiado. Ó, caro professor, aqui não. Pode ficar de biquinho. Faz o seu que fazemos o nosso.

No forró do forrobodó

Já dizia a poética banda Mastruz com Leite, "que foi em um forró pra lá do Caicó", bem como o prefeito Bruno Reis, que em seu aniversário, na quarta-feira, aproveitou a inauguração de uma praça para cair no forrobodó no Subúrbio Ferroviário. Diferente do Carnaval, que foi tietado até por Anitta, e gerou ciúmes da primeira-dama, desta vez foi só no anarriê.

Barriga meio cheia

Quem está de barriga meio cheia, mas aparentando estar de barriga vazia, é o PSDB baiano, que tem tentado barganhar, a todo custo, dos dois lados do poder: no Governo do Estado e na Prefeitura de Salvador. Os cafés da manhã com o governador e com o prefeito têm sido movimentados. A NSP tem notado que os caciques tucanos estão querendo bicar de todos os lados.

3

Não quero saber agora

O prefeito Bruno Reis tem dito que não quer falar de articulação política eleitoral por agora. Bom, a NSP tem avisado sobre aliados que estão a todo custo ensaiando pular o muro e bicar em outro palácio, a exemplo da tucanada. O governo tem se movimentado, não está claro? Abre o olho, prefs.

4

Atualização: Após publicação da coluna o presidente da Conder, se pronunciou. Confira clicando aqui.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp