Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Vereador Mungunzá

Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 07/09/2023, às 05h00 - Atualizado às 05h01   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Um vereador famoso acostumado a brigas e polêmicas ao longo dos anos, ultimamente tem visto acompanhado pela orla com um assessor “bombadão”, que em um passado não tão longe, foi namorado de um cantor local. Alguns colegas do rapaz vêm apelidando o edil de Vereador Munguzá. Andam dizendo por aí que ele está a prestes a separar da patroa e que mudou alimentação noturna. Trocou o velho frango grelhado por MUNGUNZÁ.

Vida forte ou Fraca?

Essa semana o MP foi para cima do prefeito Dailton Filho de Madre de Deus por causa de “atrapalhadas “com o Instituto Vida Forte na área da saúde. Pagamentos estranhos, chamaram atenção das autoridades culminando em uma investigação minuciosa sobre a gestão dele e do tal instituto. O que ninguém sabia é que o tal Vida Forte está participando normalmente de licitações em vários municípios e gestando contratos com algumas prefeituras. Uma disputa acirrada em Feira de Santana o trouxe aos holofotes do judiciário baiano, segundo as más línguas. Resta saber se o nome permanecerá após apuração das denúncias, “Vida Forte ou Vida Fraca?”

NSP

Agiota na Câmara

Na CMS, conhecida como Casa do Povo e palco de grandes debates municipais, tem andado ultimamente uma figura meio estranha. Sempre de fala mansa e poucos sorrisos, o rapaz que não gosta de se identificar, anda pelos cantos do local sempre sorrateiro e discreto. A NSP apurou que trata-se de um conhecido agiota da cidade e que anda a fazer certas cobranças a turma que transita e milita. Pelo jeito tem muita gente ausentando-se do espaço tentando evitar o constrangimento com a figura. O Presidente Muniz já tá sabendo do babado e mandou avisar que lá não é lugar de cobrança (financeira).

NSP

Criatura e Criador

Uma figura da cena política baiana conseguiu emplacar um pupilo seu há muito custo na CMS. Até aí tudo bem, se não fossem a falta carisma e simpatia de ambos com colegas e eleitores. Criatura e criador são tão antipatizados que conseguem desagradar situação e oposição ao mesmo tempo, causando desconforto tanto na Alba quanto na Câmara. Vale a pena avisar que água e óleo não se misturam.

NSP

Busca Vida na berlinda

O badalado condomínio de Busca Vida vem passando por uma polêmica ultimamente. Após um médico instalar ali uma clínica “diferente”, alguns condôminos decidiram que irão também realizar alguns sonhos comerciais por ali. Um arquiteto antigo na cidade já promete criar um centro comercial com um mix de lojas e afins. O conselho condominial promete retaliação a ele e alguns vizinhos já entraram na polêmica. O prefeito Elinaldo, de Camaçari, está sentado de camarote aguardando a Sedur avaliar o pandemônio que está no local. Desse jeito o balneário pode virar um Shopping Popular à beira mar com ambulantes e muito mais.

NSP

A via Crúcis do atual

Presidente da Alba Adolfo Menezes em Brasília, culminou, segundo apurou a Sombra do Poder, numa decisão quase que certa já sobre sua desistência à reeleição a cadeira de presidente da casa legislativa no biênio 25/26. Consultando na capital do país alguns “cardeais” do Judiciário ele ouviu conselhos de não enveredar na missão árdua de tentar emplacar um 3º mandato no cargo. Pessoas próximas do deputado já afirmam que ele jogará a toalha e que pretende ir para a reeleição apenas de seu mandato como legislador, abrindo caminho para novos nomes pleitearem a tão sonhada cadeira.

NSP

Aves do Agouro

Algumas aves agourentas estão vibrando com os casos de embates entre facções no Calabar e Engenho Velho Brotas. A torcida para o caos se instaurar é tamanha que certas aves dessas foram vistas comemorando em restaurante japonês, em plena terça feira chuvosa na cidade. A polícia baiana de pronto deu o recado e combateu de perto os marginais, apreendendo armas e munições de grosso calibre, prendendo e eliminando mais de 20 bandidos. Saldo positivo para a sociedade baiana que, independente de ideologia política, crer em um estado minimamente seguro para se conviver e não deixar a guerra do tráfico tomar conta. Para tristeza dessas aves vestidas de políticos nanicos, a resposta da PM baiana e do núcleo de inteligência da SSP tem sido dura e impiedosa. Pelo jeito restam aos bichos de pena um mero sushi à beira mar e chorarem no pé do Bonfim.

NSP

O aéreo de Robinson “Medina”

Fontes petistas afirmaram à NSP que a manobra do deputado Robinson Almeida de lançar-se a prefeitura da capital baiana teria um outro pano de fundo. O petista estaria de olho na cadeira da Alba, hoje presidida por Adolfo Menezes, e em uma eventual cisão PP e PSD, ele surgiria como um nome de consenso para unir a base do governo na sucessão da Casa. Há quem diga também que a manobra de seu nome a candidato a cacique de Salvador teve como objetivo desidratar o nome de Zé Trindade, candidato alçado pelo ex-governador Rui Costa, e rejeitado pelo núcleo petista capitaneado pelo senador Jaques Wagner, hoje a maior liderança do partido na Bahia, o que abriria brecha para o vice-governador se habilitar para unificar a base de Jerônimo e concorrer frente ao atual prefeito Bruno Reis. Manobra digna de Gabriel Medina nas ondas de Teahupoo…bem radical heimm!

NSP

Ilusão & peregrinação

A NSP tomou conhecimento de que o deputado Leo Prates tem recebido constantes investidas do senador Jaques Wagner. Fontes ligadas ao deputado dizem que as promessas feitas ao parlamentar são de “encher os olhos”. Vai ver seja por isso a peregrinação nos gabinetes petistas toda semana, como nos revelou a fonte.

O sonho acabou?

Desde que deixou a Sedur da então gestão ACM Neto para assumir a presidência do Esporte Clube Bahia, no final de 2017, foi atribuído a Guilherme Bellintani um interesse em usar o Tricolor Baiano para conseguir voos mais altos na política. O sucesso no início da carreira como cartola deu indícios de que isso aconteceria, quando, em 2020, Bellintani teve o nome citado para a disputa para a prefeitura de Salvador. No entanto, ele decidiu seguir como presidente do Bahia. No final de 2021, ele voltou a ter o seu nome especulado para a disputa de um cargo eletivo na chapa do ex-prefeito de Salvador nas eleições do ano seguinte. Só que os maus resultados da equipe e rebaixamento para a Série B colocaram um ponto final nas especulações. Já em 2023, o cenário mudou: o nome de Bellintani pouco é citado para as eleições do ano que vem. Somado a isso, ele tem feito raras aparições públicas desde a parceria entre o Bahia e o Grupo City. Será o fim das ambições políticas de Bellintani? A ver.

Nada x nada

Quem achou que a reunião do conselho político do PT, realizada um dia após Zé Trindade retirar a candidatura, traria novidade sobre a disputa 2024 se enganou. Foi mais do mesmo, nenhuma novidade, nenhum martelo batido e nem mesmo uma sinalização de novos caminhos. A presença de 12 partidos de diferentes raízes ideológicas não abalou o alinhamento do discurso direto e vazio. Um verdadeiro nada x nada.

Rui encolheu?

Por falar em eleições 2024, quem saiu pequenino dessa articulação foi o ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa. Ele que tirou Zé Trindade do bolso, viu sua estratégia enfraquecer com a candidatura de Robinson Almeida. Dizem as “boas línguas” que o senador Jaques Wagner estaria por trás dessa manobra e nesse novo round, Rui x Wagner, o ministro saiu derrotado.

Ecos do Sete de Setembro

Parece que a expectativa de Lula de fazer uma bela festa democrática no primeiro Sete de Setembro do atual mandato não vai virar uma realidade. Brasília está vazia para uma anfitriã da maior festa cívica do país. Os parlamentares baianos não perderam a oportunidade de pegar o caminho de casa e os deputados do Centrão já bateram pé e disseram que não vão subir em palanque enquanto as negociações não forem feitas. O desespero é tão grande que o Governo tratou logo de convocar servidores públicos de todos os ministérios para “prestigiar” a festa. Veremos!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp