Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: empresário Sorine

Divulgação
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/03/2023, às 06h05   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Empresário Sorine
Um famoso empresário da capital - polêmico e apaixonado por licitações -, vem sendo chamado por seus pares de Empresário Sorine. Tudo porque o rapaz tem o “dom” de descongestionar qualquer processo licitatório nas principais secretarias da Prefeitura. Sempre bem articulado e de fala mansa, ele vive em cafés da manhã e jantares pelo Horto e Vitória - curiosamente, bairros nobres que abrigam principais caciques da gestão municipal e empreiteiros bastante conhecidos da galera. Seu vai e vem “deslizante” e desempenho exemplar vêm despertando suspeitas entre algumas autoridades do judiciário local. A NSP recomenda que o “jovem”mergulhe em outros OCEANOS.


Sopa de letras
Desde o envolvimento da OAS na lava jato,reduzindo seu tamanho a menos da metade, alguns movimentos internos vem chamando a atenção do mercado. É uma sopa de letras, como diz o dito popular. É OAS pra lá, KPE pra cá; Meta pra lá e Coesa pra cá... os CNPJs namoram e convivem no mesmo ambiente há algum tempo já. Os mais atrevidos dizem e afirmam que é uma jogada contábil e jurídica do grupo e que o objetivo seria desviar de algumas "barreiras" políticas - principalmente na Bahia. Uma coisa é certa: os fornecedores e funcionários das "firmas" citadas esperam não terem uma indigestão com essa sopa e que não fiquem a ver navios no final. Todo mundo sabe quem comanda a colher dessa panela e dessa vez não vai ficar com o pires na mão.

sopa de letras


Aves estranhas
Duas figuras bastante antagônicas no meio jurídico baiano estão sendo chamadas de a Águia e o Pavão. Em uma contenda milionária no estado, onde envolve os dois figurões, atitudes e mensagens bastante diferentes vêm sendo atribuídas a eles. De um lado aquele que adora holofote, ternos Zegna e sapatos Ferragamo. Sempre muito expansivo em restaurantes e eventos, vive a dizer que leva essa causa a qualquer custo. Do outro lado, o discreto e fala mansa vem agindo como uma águia na ponte aérea SSA-BSB. O moço está agindo com uma velocidade absurda. Duas aves bem diferentes em um processo que promete sacudir a sociedade baiana e um grande grupo empresarial local. Uma coisa é certa: ao final, alguém vai sair completamente depenado.

aves

Você não vai ver no JN
O MPF pediu ao Governo da Bahia a revogação da licença de um megaempreendimento turístico. O local fica na Ilha de Boipeba, em Cairu (BA), e é reservada a comunidades tradicionais. Salta aos olhos o fato de que a empresa interessada no empreendimento é a Mangaba Cultivo de Coco, que tem como um dos sócios o empresário José Roberto Marinho, vice-presidente do conselho de administração do Grupo Globo.

Até quando, Embasa?
Já está ficando redundante reclamar da Embasa aqui. E o problema não é de agora, com essa obra que paralisou a cidade. Os bairros periféricos, por exemplo, são vítimas semanais de problemas de abastecimento. Curioso é que, durante o Carnaval, os dois rompimentos de adutoras da estatal foram resolvidos em questão de horas.,


A semana do líder
Está próxima a semana em que o vice-governador Geraldo Júnior vai assumir o governo. Isso porque Jerônimo deve fazer uma viagem com Lula à China e vai deixar a Bahia sob os cuidados do líder. Chance boa para ele que quer se articular para a candidatura a prefeito. Mas antes precisa combinar com os petistas...

GJ


Muniz, o cortejado
O presidente da Câmara de Salvador, Carlos Muniz, virou a bola da vez na disputa entre o Governo da Bahia e a Prefeitura de Salvador. Tudo com vistas na eleição na capital baiana em 2024. Jerônimo e Bruno Reis estão fazendo cabo de guerra na disputa pelo apoio do edil.

carlos


Juntinhos na paz de Jah
Bruno Reis e Rui Costa parecem estar na Paz de Jah depois que o ex-governador virou ministro do governo Lula. Isso porque os dois viajaram essa semana juntinhos para Brasília e conversaram muito sobre demandas de Salvador com o governo federal. É, as mágoas da campanha dos dois principais cães de guarda de ACM Neto e Jerônimo ficaram realmente de lado.

rui e bruno


O bolo de Rui
Parece que Rui Costa deu um bolo geral na galera que esperava na posse de Quinho como presidente da União dos Municípios da Bahia. O ministro da Casa Civil está evitando dar entrevistas desde a indicação de Aline Peixoto ao TCM.

Arrocha, prefeito
O prefeito Bruno Reis anunciou algumas medidas ontem para celebrar o aniversário de Salvador. Mas o que chamou a atenção foi a tentativa dele de meter um arrocha com os tios do cafezinho lá no Gregório de Matos. 

A bronca de Jerônimo
Jerônimo Rodrigues pegou ar essa semana com um grupo de manifestantes presente na a entrega do Centro Estadual de Referência às pessoas com doença Falciforme, em Salvador. Um grupo  levantou cartazes com a frase “puxadinho do Hemoba”, em uma crítica ao a novo centro Estadual, ação a qual o governador classificou como “irresponsável”.

Olho no flash
A história do PIX da Record rendeu na última semana e teve político no ostracismo querendo ganhar holofotes em cima do caso. Pendurar uma melancia no pescoço seria mais eficiente...


Na Sombra do cochicho
Mais uma vez a Sombra do Poder tem se tornado pauta na conversa entre vereadores e seus assessores. Desta vez, um sorridente vereador estava de cochicho com seus assessores e quando avistou a equipe do BNews, parou imediatamente e bradou: "Lá vem a Sombra". Todo cuidado é pouco, né, vereador?


Calma, vereadora 1
Ireuda ficou chateada com a NSP por conta da nota da semana passada. É bom deixar claro que ninguém aqui tem nada contra a vereadora. A gente até se diverte com as poses que ela faz durante os ensaios fotográficos no Plenário...

ireuda


Calma, vereadora 2
Ireuda, aliás, poderia "peitar" mais seus caciques. Ela tem capacidade de ter muito mais espaços do que tem hoje.


Pega a visão, Prefs
Gostaríamos de não ter que falar em racismo aqui. Mas ao que parece foi o que aconteceu essa semana na garagem do prédio da Prefeitura de Salvador, conforme relataram duas vereadoras na Câmara Municipal. Laina revelou ter tido a filha de 10 anos barrada por seguranças. Ireuda, que é da base, reclamou de ter sofrido com empurrões. Pega a visão, Prefeitura.

Sobre Braskem, BBB e tragédias
A Braskem resolveu despejar seus milhões no Big Brother Brasil 23 para melhorar a sua imagem na pauta de "sustentabilidade". Sustentabilidade, aliás, que lhe faltou quando colocou no "paredão" cerca de 60 mil famílias desabrigadas em Maceió. Bairros inteiros foram evacuados e várias pessoas perderam seus trabalhos. Foi o maior desastre ambiental em área urbana do mundo. Famílias sofrem com danos imensuráveis até hoje. E a gigante ainda fez corpo mole e contestou os valores das indenizações. É muita cara de pau.

bbb

A Maria Gotinha de Jerônimo
A chegada da Maria Gotinha, criada pelo Governo Jerônimo para trazer mais representatividade, está dividindo opiniões na internet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp