Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Swing Baiano

Reprodução
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 27/07/2023, às 05h50 - Atualizado às 06h30   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Queria a gente estar falando da dança criada no Pelourinho e exportada mundo afora. A NSP, surfando na onda de Pedro Scooby e seu parça Neymar Júnior, vem contar a polêmica envolvendo um famoso casal da "society" baiana, morador do badalado Corredor da Vitória. Ele, empresário bem sucedido, criado nas tetas de governos passados. Ela, uma jovem moçoila criada em uma famoso clube social da cidade. A Sombra descobriu com detalhes as festinhas promovidas pelo "super" casal com alguns arquitetos e playboys locais em seu luxuoso apartamento. A balada sempre rola após um jantar na Bahia Marina, regado a champanhe e roskas pitorescas e afrodisíacas. Lá para tantas, a moça faz a investida na turma e os convida para um "after" no recanto do seu lar. O bicho começou a pegar quando um dos meninos não quis inverter o papel com o maridão. Após muito salseiro e dança de cadeiras, o rapaz prometeu divulgar fotos e vídeos do “rendezvous” privado. A fama de machão do empresário já foi para o espaço.


Meu amigo Andrade
Um advogado baiano, ex-gestor do Executivo local, vem tendo encontros pouco republicanos com uma badalada empreiteira nacional, que já fora envolvida em traquinagens daquelas. A NSP flagrou o rapaz jantando em um famoso japonês do badalado bairro do Itaim, em São Paulo, com o principal executivo da empresa. Coincidência ou não, a gatinha está se chegando para alguns contratos no município de Salvador. Será mera coincidência?? Traquinas...

andrade


O calvário de Colbert
A gestão dele em Feira de Santana, que já ia de mal a pior, agora vai de mal a um caos absoluto. É pau na saúde, na educação, no transporte público e, assim, Colbert vai cavando seu calvário e apagando sua gestão de vez da memória dos feirenses. A popularidade dele beira os 15%.


Revoada tucana

Uma ave de asas raras está insatisfeita com Bruno Reis e já ameaça alçar voos. Chegou na legenda com promessas de mundos e fundos, mas os acordos não foram cumpridos. O emplumado, inclusive, já está conversando com outras lideranças.

tucano


Torre de babel I
O PT sempre foi uma grande maluquice internamente. As muitas tendências sempre deram confusão e algumas delas acabaram virando dissidências e formando novos partidos, como PSTU e o PCO nos anos 1990 e o PSOL nos anos 2000. Aqui na Bahia, onde a liderança de Jaques Wagner — através do presidente estadual Éden Valadares — parecia consolidada e pacificada, o pau começou a quebrar.


Torre de babel II
Acontece que Éden não estava curtindo nada a dureza das críticas realizadas pelas tendências que faziam oposição interna a ele e resolveu agir. Brisa Moura e Gilcimar Brito, secretários setoriais de Mulheres e de Combate ao Racismo, respectivamente, foram retirados de seus postos na executiva estadual do PT, por supostamente descumprir um artigo do estatuto. A galera oposicionista, é claro, discorda e vê autoritarismo na decisão.


Torre de Babel III
O que se fala nos bastidores é que Éden não vai parar por aí. Brisa, Gilcimar e também Filipe Almada podem sofrer processo administrativo interno no partido e serem expulsos, por causa da confusão armada no Encontro Territorial do PT em Salvador , no último sábado. Caso isso ocorra, os oposicionistas já têm o conceituado advogado eleitoralista Neomar Filho ao lado deles.


Torre de Babel IV
Se Brisa, Gilcimar e Almada sofrerem processos administrativos internos no PT, vai ficar feio para o partido se o vereador Luiz Carlos Suíca não passar pela mesma situação. Afinal, o edil também estava na confusão de sábado e, em um certo momento, chegou a carregar uma cadeira com gestual de arremessar nos oposicionistas. Se vale para uns, tem que valer para todos.

Quem vai levar o VLT?
Depois da PGE ter dado uma cassetada no contrato da BYD, e o Governo do Estado com o VLT, uma dúvida começou a pairar no empresariado baiano e nacional: com as empreiteiras todas envolvidas na Lava Jato, quem seria capaz de levar essa polpuda licitação do VLT? Seriam os alemães? Seriam os japoneses? Ou seriam alguns baianos? O cenário é que alguns lobistas de plantão já começaram a se movimentar. Agora é esperar o edital ir para a rua.

VLT


Significa?
Não é novidade pra ninguém que José Trindade tenta viabilizar seu nome para disputa pela prefeitura de Salvador no ano que vem. Apesar disso e do apoio do ministro Rui Costa, o presidente da Conder encontra resistência de boa parte da base do grupo que comanda o governo da Bahia, em especial o PT – que deseja lançar candidatura própria. No entanto, Zé Trindade parece ter desanimado e, em uma pauta do governador Jerônimo no estádio Barradão, ele foi visto em uma conversa insistente ao pé de ouvido com o senador Otto Alencar (PSD), nome de destaque na base governista. Significa alguma coisa?

trindade


Caciqueando
Parece que o cacique está incomodado com um velho pajé que deseja mandar mais que ele na aldeia. Jerônimo quer ter tranquilidade para liderar sua equipe no Governo do Estado e para escolher o nome do grupo para a disputa da prefeitura de Salvador em 2024. Mas a atuação do ministro Rui Costa nos bastidores, querendo emplacar secretários e impor Zé Trindade, já está dando nos nervos.


Caciqueando II
Jerônimo gosta de Trindade e o considera. Nas pautas, dá o mesmo espaço a ele que dá a Geraldo Júnior. Mas o que se fala no Centro Administrativo da Bahia é que o cacique não assume, mas prefere seu vice. A ideia de unidade do grupo vendida por Geraldinho agrada o governador que, assim como o senador Jaques Wagner, defende uma candidatura que seja orgânica.


Enfraquecendo
O PP está se esvaziando. Dividido entre Governo do Estado e Prefeitura, o partido tem perdido prefeito atrás de prefeito. O último foi Marcus Sarmento, de Itanagra, que se juntou ao Avante, de Ronaldo Carletto. Para estancar a sangria, a legenda sonha com a filiação de Elmar Nascimento, baiano, parlamentar do União Brasil, que tem sido especulado para ser o sucessor de Arthur Lira na Câmara dos Deputados em 2025. A ver.


Sonho compartilhado
Elmar no PP até é uma possibilidade bem avaliada nos bastidores, já que o União Brasil deve ter o Senado com Alcolumbre e não seria aceitável ficar com o comando das duas casas. Mas nada garante que Elmar será o próximo presidente da Câmara. Esse sonho é compartilhado com outros deputados. O governo Lula avalia dois outros nomes para o posto: Marcos Pereira, presidente do Republicanos, e o também baiano Antônio Brito, do PSD, queridinho de Gilberto Kassab.


Briga silenciosa
Se no PT a briga foi feia e rendeu até vídeos nas redes sociais, no PSD o negócio tem sido mais educado. Com seu crescimento nacional, Antonio Brito disputa internamente com Otto Alencar por mais espaço na legenda. Na segunda-feira, ambos chegaram juntinhos no evento da legenda em Salvador, mas já discordaram: Brito acha que já está na hora de começar a debater 2024, enquanto Otto considera que está cedo demais.

otto e brito


O adeus de Ottinho
Quem está sem moral nenhuma é o deputado Otto Filho. Depois do voto contrário aos incentivos fiscais para a Bahia, podendo prejudicar a vinda a BYD, o filho de Otto Alencar está sendo bombardeado nos bastidores do grupo político. Se, no passado, ele estava sendo considerado como candidato ao Senado em 2026, agora ele até saiu da fila.

ottinho

Dois PPs
O PP baiano está dividido entre dois caciques: Cacá Leão e Mário Negromonte Jr. Contudo, apenas um manda de fato. Mesmo sendo o presidente, qualquer decisão não passa por Negromonte, e sim por Cacá e Ciro Nogueira.


Deus te livre, Camaçari
Nos últimos dias, um ex-famoso bonitão da Bahia resolveu soltar aos quatro ventos uma baboseira digna de quem já está fazendo hora extra na política. Em entrevista à uma suposta rádio, o velho felino rugiu que um ex-prefeito fosse alçado à Prefeitura de Camaçari. Esta sombreada coluna avisa de antemão: Deus livre o prefeito Elinaldo, Deus livre Camaçari.


Camaçari em foco
Enquanto tem político velho oferecendo candidato para Camaçari, Luiz Caetano, que não é besta nem nada, já tem se reunido com figurões graúdos da cidade pólo da Bahia. A NSP tomou conhecimento que somente nesta semana, o simpatia estava todo sorridente num encontro com uma cúpula de empresários dispostos a apoiar sua campanha.

Disputa de heroínas?
A Suiça Baiana caminha para uma eleição polarizada entre mulheres em 2024. A prefeita Sheila Lemos deve disputar com Lúcia Rocha. Qual Mulher Maravilha em Conquista vai conseguir mais poder para levar o certame de 2024?


O relógio de Jerô
A gente se enganou quando elogiava demais a pontualidade do governador nos eventos do governo na capital baiana. Agora, ele até chega cedo, mas tem evitado falar com a imprensa logo de início, forçando os profissionais a ficarem de pé no local por, no mínimo, 5 horas. A gente entende a prioridade das TV no vivo, mas a imprensa dos “blogs” é quem dá o espaço maior para a política partidária.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp