Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Camarote da discórdia

Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 08/02/2024, às 05h30 - Atualizado às 05h50   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Camarote da discórdia

Um camarote no circuito Barra-Ondina vem sendo alvo de discórdia entre seus sócios. A querela começou na escolha dos fornecedores: cada um queria colocar o seu. A confusão estendeu-se para um japonês na Marina, onde clientes presenciaram o bate-boca à mesa entre eles. A questão é que nenhum dos donos é, digamos, de “confiança”, prato principal para o estopim começar. Como diria Compadre Washington: “é galinha engolindo cobra com medo de gavião”… tu tu tu pah…

Sombra da folia

A Sombra adentra a folia e, com flashes super apurados, perseguirá aqueles políticos pequenos e grandes que costumam frequentar camarotes de luxo em busca de "menininhas e menininhos" e também se abastecendo de whisky e biritinhas pouco republicanas. Atenção: a Sombra estará em todos os camarotes do circuito, de olho em vocês, não adianta se esconder nos mictórios e ficar fiscalizando documentos de garotões. A Sombra te pega!

O Poderoso Câmara

Político astuto e bem tarimbado, o jovem Paulo Câmara, apesar de não ter sido eleito no último pleito, é tido no ambiente político como um coringa e com potencial maior que muitos deputados eleitos. A Sombra explica: atual braço direito do deputado federal Elmar Nascimento, potencial futuro presidente da Câmara dos Deputados pelas mãos de Arthur Lyra, PC como é carinhosamente conhecido pelo trade, dará as cartas na eleição municipal desse ano. Aliado e conselheiro de alguns prefeitos renomados no estado, o economista traz consigo a bagagem de alguns mandatos na Câmara Municipal e uma passagem pela ALBA invejável, o que o coloca como impulsionador de votos para vereança local. Fatos à mesa, alguns candidatos jovens e experientes prometem disputar esse capital político do jovem com unhas e dentes, com certeza, dessa cartola tucana, sairão alguns mil votos que facilmente elegerão um novo ou velho edil. Resta saber para onde Paulinho soprará esse vento de votos, a Sombra já fez sua aposta, faça você também...

Ultimate Lauro?

Baixaria. Essa é a palavra que resume a sessão solene que marcou a volta dos trabalhos na Câmara de Vereadores de Buraco, ops, Lauro de Freitas, na manhã de quarta-feira (7). Foi puxão de cabelo, ponta-pé, dedo na cara e muito mais. Virou até caso de polícia, e com direito a escolta. Rapaz, seria cômico, se não fosse tão vergonhoso. Como é que pode? Uma Casa que deveria dar exemplo de civilidade se tornando ringue de político sem noção. Já tá na hora de tomar vergonha na cara e passar a trabalhar pelo bem da população. Os buracos não vão se tapar sozinhos. Enquanto isso a população curte as cenas do Ultimate Lauro Championship.

Corpo presente

Um integrante da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) deu umas dicas de quem deve ser o nome da vice na chapa de Geraldo Júnior: estará com o vice em todos os eventos possíveis. E a secretária Fabya Reis vem cumprindo a cartilha. Desde a dica, não tem uma pauta do emedebista em que ela não esteja, sempre em busca de uma foto. Vale o registro: Reis que não ligue o sinal de alerta não, pois a sua colega de secretariado, Ângela Guimarães, vem sendo celebrada por parte do eleitorado.

O PP ilhado

O PP de Salvador vive realmente em uma ilha cercada por propressistas jeromistas por todos os lados. Isso não é novidade desde que a bancada estadual do PP - e os deputados federais com exceção de João Leão - aderiu ao Jerônimo e a Lula. Um importante cacique do PP revelou a esta coluna que a situação de Salvador não tem nada definido. "Ainda existe essa possibilidade, sim, do PP ir com Geraldo Jr. Não tá nada amarrado ainda", afirmou. Ao que tudo indica o PP estadual pode forçar o de Salvador, que tem seis vereadores na base de Bruno Reis, a compor a chapa de Geraldo Júnior, candidado de Jerônimo.

Estranha indecisão

Quem acompanha de perto a rotina dos políticos baianos - mas essa pode ser uma característica por todo o Brasil também - observa que eles vivem em uma estranha indecisão: ser oposição ou não? Há boatos de que muitos parlamentares da Assembleia, além de não respeitarem a decisão do seus líderes, ainda fazem um jogo até feio de balançar para qual lado vão pender. As eleições estão chegando e a pergunta que não quer calar: será que haverá troca-troca além do previsto?

Faz a pose e olha o flash

Que os políticos quando estão em pré-campanha ou campanha adoram aparecer, todos sabem. Mas tem um em especial que não perde uma oportunidade de posar para as câmeras: sempre sorridente e abraçando todos. Quanto tempo vai durar esse amor? A pergunta do ano.

Chicos e fuxicos
A posse da nova diretora do Tribunal de Justiça da Bahia ocorreu na última quinta-feira (1º), no Fórum Ruy Barbosa. No entanto, o que chamou a atenção da coluna não foi a nova composição da Mesa. Sentados lado a lado, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, e o ex-procurador-geral da República, Augusto Aras, passaram boa parte da cerimônia confabulando sabe-se lá o que. A curiosidade sobre o tema ainda se faz presente.

Passeio ou trabalho?
E teve vereador de Salvador fazendo um papelão na primeira semana de fevereiro. Durante a entrega da nova Colônia dos Pescadores do Rio Vermelho, ao ‘bater o ponto’, o edil deixou muitos presentes com a ‘sobrancelha em pé’. O parlamentar compareceu ao evento usando uma camisa, um short e um tênis. O evento até sugeria um ar mais descontraído, mas, como apoiador do prefeito Bruno Reis e representante do povo, esperava-se o mínimo de formalidade condizente com o cargo que ocupa. Será que na Câmara do Salvador também pode se comportar assim? Perguntar não ofende!

Deu ruim?

A polêmica em torno da “passarela” dos ambulantes na Barra continua. Assim como o Corpo de Bombeiros, o Ministério Público (MP-BA) também apontou uma série de irregularidades. Agora, queremos saber do ‘Pivete do Calabarra’ qual vai ser a alternativa. Ele havia afirmado que não existia polêmica, que o público tinha recebido muito bem a iniciativa nas redes sociais - como se isso fosse parâmetro de segurança, né, prefeito? Se não é seguro, então que seja abortada logo a iniciativa, até porque o Carnaval de Salvador começa oficialmente hoje. 

Soltinho, soltinho

O ‘Pivete do Calabarra’ não tem perdido uma oportunidade de mostrar a sua “malemolência”. Ele vem colocando seu (pouco) talento para o samba, percussão e pagodão para jogo. Quem passou pela Melhor Segunda-feira comandada por Xanddy nesta semana pode ter se batido com Bruninho Kings no meio da multidão, com o seu gingado à la boneco inflável de posto. O forte dele mesmo é a simpatia, porque na ponta do pé… E vamos lembrar que é ano de eleição, nada é à toa meu povo. Fiquem de olho!

Chá de sumiço

Os deputados federais baianos, principalmente os que estão nas bases de Jerônimo e Lula, fugiram como diabo foge da cruz de comentar sobre a polêmica da manutenção ou não do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). A Bahia é um estado notadamente dependente de recursos para incentivar os setores de bares e hotéis, de shows - que ocorrem durante todo o ano - e aí ficaria difícil para quem quisesse defender o Perse, mas sem sem indispor publicamente com o ministro Fernando Haddad (Fazenda) que quer cortar logo o programa e, inclusive, alega irregularidades no programa criado durante a fase aguda da pandemia da Covid 19.

A lamúria da parlamentar

A deputada federal Roberta Roma (PL) foi às redes sociais nesta semana para falar como é difícil ser mulher e estar na política. Como ressaltou a parlamentar: "temos outros papéis sociais pelos quais somos cobradas". Para a deputada deve ser difícil também atender às exigências extras da claque bolsonararista para quem as mulheres também precisam ser "belas, recatadas e do lar". A esposa de João Roma não consegue muito engajamento em suas redes sociais, algo que não é comum com bolsonaristas raiz: a parlamentar espera uma maior projeção nas redes após a visita de Michele Bolsonaro - a ex-primeira-dama deve receber homenagem na ALBA e participar de atividades do PL Mulher.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp